Início Espiritualidade Cristianismo Conheça mais sobre São Francisco de Assis – O Protetor dos animais

Conheça mais sobre São Francisco de Assis – O Protetor dos animais

São Francisco

São Francisco de Assis é reconhecido como o Santo protetor dos animais, teve sua vida tocada pelo Espírito Santo, e banhada de Luz. Por meio de um beijo em uma pessoa com lepra, – demostrando sua total humildade e compaixão – tocou a piedade Divina que interveio com a cura. Reconhecido por ter abdicado de seus bens e luxo para viver uma vida simples e repleta de amor ao próximo. Essas são pequenas citações do enorme empenho desse homem de Deus em benefício da humanidade.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

São Francisco é também considerado o protetor dos animais, porque tratava deles como irmãos. Em sua visão, é importante cuidar dos bichinhos, porque eles são filhos e obras de Deus. O dia de São Francisco de Assis é celebrado em 4 de outubro, data de seu nascimento.

Continue a leitura e saiba como foi a vida desse Santo:

A história de São Francisco de Assis

Índice do Conteúdo

Os registros históricos apontam que Francisco de Assis nasceu aproximadamente no ano de 1182 na cidade de Assis, na Itália. Filho de um rico comerciante que tirava o sustento de constantes viagens à França chamado Pietro e da Dona Pica Bernardone.

Sua mãe de origem francesa foi responsável por muitos dos cuidados com o menino que foi batizado na Igreja de São Rufino com o nome de Giovanni e posteriormente o trocou pelo nome do pai. Sua mãe era cristã e devota à família e – por conta disso – foi uma figura muito forte na formação do caráter e da fé de Francisco (que veio só se mostrar na fase adulta de sua vida).

Desde cedo o garoto aprendeu a arte do comércio que trabalhava com bastante inteligência. Era um líder juvenil que tinha a vida desejada por muitos daquela época, mas ele não gostava de nada disso – muito menos de estudar – seu hobby era ostentar tudo que possuía e despertar a inveja de todos.

Ainda tomado por sentimentos mundanos, Francisco participou de diversas guerras com os senhores feudais e as comunas italianas. No ano de 1201 estima-se que o jovem ansiava por fama, reconhecimento e gostaria de obter títulos de nobreza. Após ficar preso por quase um ano, o rapaz retornou à cidade natal.

Mal sabia Francisco que aquele ano de prisão teria causado intensas transformações no seu mundo interior. Ele não tinha mais interesse no mundo das festas, dinheiro e diversas outras questões que antes, faziam sentido para ele. E nesse momento ele pensou seriamente em ser um cavaleiro em nome das Cruzadas.

Ao partir para mais uma guerra Francisco foi acometido por uma febre e por fim, começou a escutar a voz de Deus por meio dos Anjos. Decidiu então retornar à Assis, onde passou a viver em meio à imensidão de florestas, se aprofundando em meditações e orações, contudo nessas atitudes o jovem inconscientemente buscava o seu verdadeiro caminho.

Foi em uma viagem à Roma no ano de 1205 que Francisco não compreendeu as diferenças sociais entre as pessoas e trocou de roupas com um mendigo, além de depositar muitas moedas de ouro como esmolas para eles.

Seu próprio pai instaurou um julgamento contra o filho pedindo para que ele devolvesse tudo o que havia sido comprado com seu dinheiro. Francisco então, sem hesitar, ficou nu diante do pai e jogou aos seus pés suas moedas de ouro reafirmando assim seu compromisso com os menos favorecidos. Nesse momento foi acolhido pelo bispo local e disse que não haveria nenhum pai biológico que o impediria de seguir sua missão, tal postura só seria aceita se vinda do Pai Celestial.

Francisco afastou-se da família e amigos e passou a cuidar das feridas dos leprosos e a reconstruir capelas e oratórios aos arredores de Assis. Em uma missa ouviu do Evangelho a importância de se viver em um mundo sem bens materiais, sem provisões e bastões, sem sandálias e sem dinheiro no bolso, decidiu então assumir essa forma para a sua vida.

E foi com base nessa humildade e sem arrependimentos, que São Francisco conquistou milhares de fiéis. Entre eles, Clara uma jovem nobre que abdicou de sua vida para se dedicar juntamente com Francisco aos propósitos dos Senhor. E neste momento, nasceu também a Ordem Segunda dos Franciscanos e das Clarissas.

O que era de maior espantar aos olhos de todos foi a sua drástica mudança, o rapaz exibicionista de outros tempos agora não gostava de ser o centro das atenções, por este motivo não aceitou nenhum título da Igreja, carregando somente o diaconato.

Igreja de São Francisco de Assis no Brasil

Dentre todas Igrejas e Paróquias de São Francisco de Assis que encontramos no Brasil, podemos destacar a que se situa no Estado de Minas Gerais, em uma praça de São João del Rei, ela além de toda representação é um marco arquitetônico de nosso país. Sua construção foi elaborada pelo mestre Aleijadinho, e posteriormente adaptada por Francisco de Lima Cerqueira. Seu estilo rococó é notável ao observarmos todo o rico trabalho na construção em pedra sabão.

Na parte superior surge a imagem de São Francisco de Assis com as estigmas gravadas em seu corpo, marcas que representam um dos milagres vividos pelo Santo, que algum tempo antes de falecer teve uma visão de Jesus Cristo e recebeu como representação os sinais da crucificação do Messias em sua própria pele.

Se você crê em Anjos e Santos, e sabe que o contato com a Palavra de Deus pode te ajudar, clique aqui e fale com um dos esotéricos especialistas em orações e Salmos, receba em suas previsões as orientações necessárias para direcionar melhor as suas atitudes e emoções.

Oração de São Francisco de Assis

Oração de São Francisco 1

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

Oração São Francisco 2

“Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.”

Novena de São Francisco

Durante os 9 dias comece com a “Oração Inicial”, depois faça a Oração do dia e finalize com a “Oração Final”.

Oração Inicial

Fazer o sinal da cruz.

“Absolvei, Senhor, eu Vos suplico, o meu espírito, e pela suave e ardente força de Vosso amor, desfeiçoai-me de todas as coisas que existem debaixo do céu, a fim de que eu possa morrer por Vosso amor, ó Deus, que por meu amor Vos dignastes morrer.”

Oração Final

Rezar 3 Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glórias ao Pai.

Primeiro Dia

“Meu amigo e protetor São Francisco, em vossa juventude, cantáveis alegremente pelas ruas de Assis, participando das boas alegrias dos jovens de vossa idade e fazendo grande projetos de conquistas e aventuras, ensinai-me a encontrar a alegria que vem de Deus e fazer-me nela viver continuamente.

Afastai de mim toda a tristeza que me torna fechado ao próximo.

Que a minha alegria e o meu espírito comunicativo deem testemunho da alegre presença de Deus em minha vida.”

Segundo Dia

“Meu amigo e protetor São Francisco, o encontro com um leproso, a quem fostes beijar e a quem destes generosa esmola, num gesto de autossuperação, marcou o começo de vossa conversão e da vida maravilhosa, que, a partir de então, iniciastes, causando admiração ao mundo inteiro. Pelo vosso espírito de renúncia e penitência, ensinai-me a vencer as paixões e más inclinações, canalizando essas energias para o caminho do bem, a fim de que alcance minha plena realização humana, na perfeição a que Deus me chamou.”

Terceiro Dia

“Grande patriarca Francisco, conta-se que, na igrejinha de São Damião, enquanto estáveis em oração, o crucifixo vos falou: “Francisco, vai e restaura a minha Igreja”. Foi uma ordem profética. Com vosso exemplo e com os numerosos seguidores que tivestes ainda em vida, nova aurora despertou para a Igreja. Pelo amor que tivestes à Igreja de Cristo, ensinai-me a ser-lhe fiel, vivendo em união com ele, apoiando-a por palavras e pelo testemunho da Igreja, levando uma vida de verdadeiro cristão.”

Quarto Dia

” Ó São Francisco, vós vos tornastes um apaixonado do amor de Cristo e saístes pelo mundo a lamentas que “o Amor não é amado”, e vos apresentastes aos homens como o “Amante do Grande Rei”. Livrai-me da indiferença e comunicai-me vosso entusiasmo para que aprenda a amar a Nosso Senhor e saiba encontrá-Lo na natureza e nos acontecimentos de cada dia. “

Quinta Dia

“São Francisco, enviastes vossos primeiros discípulos pelo mundo inteiro, a fim de que apregoassem a Boa Nova do Reino de Deus. Alcançai-me do Senhor o espírito apostólico e o zelo missionário, para que me interesse por Sua obra e procure colaborar com a Igreja, a fim de que o Reino de Cristo se estabeleça na Terra.”

Sexto Dia

“São Francisco, na contemplação e meditação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, encontrastes vigorosa motivação para vos entregardes a Deus numa vida desprovida de conforto e segurança. Submetestes vosso corpo a rudes penitências para experimentar uma parte dos padecimentos que Cristo enfrentou por amor de nós. A lembrança da Paixão do Senhor vos arrancava sentidas lágrimas de arrependimento e de gratidão. De vós quero aprender a grande lição do Crucificado: que, no sofrimento aceito livremente e por amor, atingimos nossa purificação.

Ensinai-me a aceitar os males e contrariedades que não posso evitar, para, por meio deles, expiar, com Jesus, os males que o pecado inflige ao mundo.”

Sétimo Dia

“São Francisco, fostes chamado “o Pobrezinho de Assis”. Abandonastes os bens e o conforto do mundo e vivestes na maior pobreza para mais perfeitamente imitar a Jesus, que nasceu pobre em Belém e na cruz foi despojado de tudo. Ajudai-me a superar o fascínio e os atrativos que os bens da terra exercem sobre mim. Que saiba repartir do que é meu com os mais necessitados, e assim mereça gozar da liberdade dos filhos de Deus.”

Oitavo Dia

“São Francisco, fostes o grande amigo da natureza. No Cântico do Sol, convidastes a todas as criaturas para cantarem louvores a Deus. Para vós, a natureza era o livro aberto onde se leem a bondade e a beleza de Deus, que tudo criou com amor de Pai. Fazei que, para mim, as criaturas não sejam pedras de tropeço, mas degraus que me levem para junto do Criador. Dai-me a graça de não me prender exageradamente às criaturas nem a mim mesmo. E que, de coração livre, possa levantar voo para as alturas do amor de Deus.”

Nono Dia

“Meu grande São Francisco, apesar da ingratidão dos homens que se fecham ao amor de Deus, soubestes viver em contínua alegria. Estáveis consciente de que o amor do Pai nos predestinou à felicidade do céu. Tão grande foi vosso amor a Cristo, vossa identificação com o Amado atingiu incomparável perfeição. Ensinai-me a encarar a vida com seriedade e alegria. Quero assumir com amor e alegria as responsabilidades que ele me impõe. Que seja compreensivo e alegre no relacionamento com o próximo. Que não esqueça minha vocação de filho de Deus chamado para servir. Fazei que, a vosso exemplo, eu me deixe arrastar pelo amor de Cristo, caminhando decidido e alegre ao seu encontro, todos os dias da vida.”

São Francisco de Assis foi um homem que abdicou da riqueza para dedicar-se às pessoas humildes e doentes. Suas condições de vida e demonstração de respeito às Palavras Sagradas o tornaram ícone das causas assistenciais e principalmente da compaixão por todo o tipo de vida na Terra, incluindo a dos animais. Respeito, dedicação e principalmente muito amor ao próximo, essas são as essências da vida desse homem que reconheceu o verdadeiro sinal e significado de amor Divino.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online