Início Terapias Alternativas Mantra para dormir bem: relaxe e acalme a mente

Mantra para dormir bem: relaxe e acalme a mente

0
3606
mantras para dormir teclado com partituras

Você sabe o que é um mantra? Um mantra pode ser uma sílaba, uma palavra e até mesmo uma frase. Muitas pessoas usam um mantra para dormir já que ele acalma a mente trazendo mais paz para quem o entoa. 

Os benefícios de entoar um mantra são vários. Um estudo realizado com o mantra “Om”, por exemplo, mostrou que ao ser entoado por 10 minutos, as pessoas tiveram melhora na atenção e tiveram sintomas de depressão, estresse e ansiedade reduzidos. 

Se ao chegar seu horário de dormir você vira de um lado para o outro e os pensamentos na sua mente não param, entoar um mantra para dormir pode ser um poderoso aliado para trazer a paz de espírito que você precisa. 

No entanto, é importante salientar que logo antes de dormir não é aconselhável repetir por muitas vezes o mantra, já que ele pode energizar, provocando o efeito contrário ao que você precisa. Mas, afinal, como entoar um mantra corretamente para dormir bem? 

Como entoar um mantra para dormir bem? 

Índice do Conteúdo

Se você tem problemas para dormir à noite, o ideal é escolher um mantra e repeti-lo com toda atenção e sinceridade do seu coração, por alguns minutos, 3 minutos, por exemplo. Você também pode usar um japamala, que é um cordão de contas muito utilizado pelos hindus. Ele é composto por 108 contas e cada uma marca uma repetição do mantra. Para dormir, você pode entoar uma volta completa do japamala. 

Depois de escolher o mantra, concentre-se na intenção dele. Deixe sua respiração tranquila e tente não permitir que os pensamentos fiquem parados em sua mente. Sempre que aparecer algum, volte sua concentração para o mantra e deixe-o passar.

Entoar um mantra é uma forma de meditação, eles são sons sagrados e irradiam vibrações energéticas poderosas. Por isso, são capazes de elevar a consciência trazendo paz interior e também promover sua conexão espiritual. 

Separamos abaixo alguns exemplos que você pode usar no dia a dia e melhorar sua qualidade de vida e de sono. Afinal, uma noite mal dormida reflete em todo o seu dia, não é mesmo?

5 ideias de mantra para dormir bem

1. Mantra para dormir bem e profundamente

Um dos mantras mais poderosos e praticados no hinduísmo é o Gayatri Mantra, cuja letra está sânscrito. Ele é um mantra para iluminação espiritual que traz prosperidade para quem os entoa. Quando repetido algumas vezes também promove equilíbrio e um maior controle mental, físico, além de espiritual. 

Com toda energia e poder que ele possui, é uma ótima opção de mantra para dormir bem e profundamente. Faça a experiência. Confira abaixo o mantra e seu significado. 

“OM BHŪR BHUVA SVAR
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHĪMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYĀT”

A seguir sua tradução:

“Ó Deus da vida que traz felicidade
Dá-nos Tua luz que destrói pecados
Que a tua divindade nos penetre
E possa inspirar nossa mente.” 

Veja no vídeo uma opção para entoá-lo: 

2. Mantra da noite

O mantra da noite é um dos mantras que podem ser entoados como uma forma de oração, ele não precisa ser cantado. Você pode repeti-lo duas ou três vezes. Veja a seguir: 

“Na magnitude deste momento
Eu me conecto com o Universo abundante
Eu perdoo
E libero tudo que possa estar impedindo meu crescimento
físico, mental e espiritual
Neste momento nada pode me prender
Nenhuma preocupação passada pode me incomodar
O passado, passou
Nenhuma preocupação passada pode me incomodar
O passado está para trás
Nenhuma culpa
Nenhum stress
Nenhum erro do passado pode me afetar
Eu olho para frente, eu vejo a tranquilidade
Eu olho para frente, eu vejo a felicidade
O poder, o poder está agora
Eu moro no agora
Minha vida está no agora
Não há outro tempo, há apenas este
Eu estou totalmente presente no agora
Eu vivo agora, e minha vida é agora”

Este mantra da noite faz parte do livro O Poder dos Mantras. 

Leia também: 5 mantras para acalmar o coração

3. Mantra para relaxar

Se você gosta de mantras mais simples de serem entoados, uma dica é optar por alguns mais curtos que também possuem grande poder. 

O mantra “Om” é o mais importante e poderoso mantra do hinduísmo. Ele é o som primordial do Universo e que deu origem a todos os outros mantras. 

Ele pode ser entoado de várias formas, mas a mais poderosa é em voz alta, pois você poderá sentir a vibração do mantra em todo o seu ser. Para isso, você deve começar pelo som do “AU” e depois “M”, sendo que a segunda parte deve ser pronunciada em uma quantidade de tempo pelo menos três vezes maior do que a utilizada para entoar o som do “AU”. Por exemplo: faça um som curto para o AU e depois MMMMM. 

4. Mantra para acalmar e dormir

Outra opção de mantra para acalmar e dormir bem é entoar algumas vezes o mantra “shanti”, que significa paz. Na medida em que você entoar com mais sinceridade, mentalizando a paz no seu coração mais calma você vai trazendo para dentro de si. Depois de ficar alguns minutos assim antes de dormir, certamente você terá um boa e tranquila noite de sono. 

Se não acontecer de imediato na primeira noite, o segredo é não desistir. Afinal de contas, esse deve ser um hábito como outro qualquer para então você conseguir ver e sentir os resultados, certo?

Leia também: 5 mantras para a ansiedade – conheça mantras poderosos para combater a ansiedade

5. Mantra para dormir e curar

Outra forma de incluir um mantra para dormir e curar na sua rotina é escolhendo uma música mântrica cuja letra e melodia foram criadas por um professor espiritual realizado, pois a música terá o poder de te ajudar na busca do autoconhecimento e evolução. 

Veja abaixo um exemplo de música mântrica escrita pelo professor espiritual indiano Sri Chinmoy, abaixo a letra, para você aprender a cantar. Já que entoar mantras é uma forma poderosa de meditação e que certamente vai ajudar a ter um sono tranquilo e curativo. 

mantra para dormir música sri chinmoy com partitura

Fonte: Rádio Sri Chinmoy

A letra original está em bengali — idioma falado na Índia; e abaixo está uma tradução livre para o português: 

“Para manifestar a forma-realidade do
Reino do Céu de Jesus,
Hoje o Senhor Supremo
Desceu sobre a Terra,
A terra da areia e da poeira e da ignorância.
A vitória do Senhor, a vitória do mundo
E a vitória da humanidade
Estão dando origem a uma Nova Era
De nova iluminação e de nova perfeição.”

Quais as melhores dicas para ter uma boa noite de sono?

Além de entoar mantras para dormir, algumas outras atitudes que você tem no seu dia a dia podem favorecer para que tenha uma boa noite de sono. Algumas delas são: 

  • Praticar atividades físicas diariamente;
  • Alimentar-se bem com comidas leves e saudáveis durante o dia e comer pelo menos 3 horas antes de ir para cama; 
  • Desligue as telas (celulares, computadores e TVs) cerca de 1 hora antes de dormir; 
  • Mantenha uma rotina de sono indo dormir sempre no mesmo horário;
  • Evite fazer cochilos durante o dia.

Essas são apenas algumas práticas que podem ajudar em seu sono. Agora, se além disso, você tem lembrado bastante dos seus sonhos e isso tem te incomodado, você pode descobrir o que eles estão querendo te dizer por meio de uma consulta com um dos esotéricos da iQuilibrio. Marque agora sua consulta online.

Rate this post

Estamos Online