Início Dicas de Bem-Estar Dia de natal, hora de abrir os presentes!

Dia de natal, hora de abrir os presentes!

0
465

O dia de natal é a data mais marcante do ano. Sendo ela, por vários motivos, mas especialmente pelo valor simbólico de sua criação e propagação mundial.

Logo, o dia de natal é um momento de descanso e reflexão, para que haja em nossas festas e reuniões, uma oportunidade de fazer a diferença. Contudo observando o valor simbólico do dia 25 de dezembro.

Dia de natal para todos

Índice do Conteúdo

Dia de natal, vamos todos nos abraçar!

Parte do que faz o natal ser uma data tão esperada é a reunião que ele promove. Pois se trata de um dia especial onde culturalmente, as pessoas tendem a doçura e aceitação com o próximo.

Afinal de contas, o primeiro sentido do dia de natal é o aniversário de Cristo, que por parte das igrejas, traz o sentido de chegada do bem maior ao mundo. Mas que pode fazer parte do senso comum das pessoas mesmo que elas não sejam membros de alguma igreja.

Aliás, a comemoração do natal não prende exclusivamente ao cristianismo, pois a origem do natal de certo modo, passa um pouco longe desta religião.

Tenha a resposta para suas inclinações! Aproveite esta data para conferir seus próximos passos no tarot!

Contudo, essa abordagem Cristã remete aos valores propriamente ensinados dentro do cristianismo, onde o amor ao próximo e o respeito absoluto pelo ser humano, prevalece independente das divergências.

Símbolos do natal

Quando falamos em símbolos natalinos geralmente pensamos na decoração de natal que será feita. No entanto, seu significado pode sim dizer quais símbolos natalinos iremos usar na arrumação da casa, e ao mesmo tempo representar os símbolos de valor desta data.

Logo, alguns itens que usamos desde a árvore de natal até a fachada de nossas casas, podem carregar o simbolismo do natal, como é o caso das:

  • bolas vermelhas – Que significam o amor e perdão entre a família, e os frutos da vida que chegam com o nascimento dos filhos.
  • luzes brancas – Também chamadas de luzes douradas, são o simbolismo puro da divindade, da pureza e santificação em nossas casas.
  • a estrela natalina – Sabe aquela estrela que geralmente fica no topo da árvore? Então, ela é a representação da estrela de Belém, onde a chegada de Jesus fora marcada e a estrela brilhou fortemente para guiar os três reis magos.
  • entrega de presentes – Assim como foi o primeiro contato com os reis magos quando viram Cristo em sua manjedoura, dar presentes significa um ato de carinho e prestígio.
  • ceia de natal – Um dos símbolos do natal mais importantes, a contemplação do alimento e a partilha da refeição. A ceia de natal remete aos anfitriões que recebiam os peregrinos em suas mesas de jantar para compartilhar sua comida e conforto. Contudo, essa prática é de origem pagã, mas que fora usada também pelos cristãos.

Percebe como as coisas mais comuns do natal possuem um valor a mais além do senso comum? Pois estes são apenas alguns dos vários exemplos de como esta data possui seu valor significativo simbólico para toda uma cultura.

Conheça o seu caminho com o autoconhecimento! Tenha o controle da sua vida para este fim de ano!

Dia de Natal

A árvore

É impossível falar sobre o dia de natal sem citar a tão famosa peça de decoração desta data.

Afinal de contas, se é natal, então com certeza montaremos árvores com luzes e bolas vermelhas em volta, para deixar nossa casa no clima perfeito para receber os convidados. 

No entanto, por mais que este seja um costume muito associado à tradição cristã, a árvore de natal é de origem pagã, o que gera uma certa discussão sobre a apropriação da cultura, com a diferença feita entre o cristianismo ou todas as religiões alheias a esta tradição.

Contudo, é certo afirmar que o cristianismo não se apropriou, mas sim adaptou a usabilidade junto da simbologia por trás da árvore. Uma vez que sua simbologia cristã prega o milagre da vida, a pagã remete ao milagre da:

  • fertilidade;
  • frutos ao mundo;
  • natureza.

Certamente que mesmo em diferentes subculturas dentro do paganismo, a fertilidade remete a um ícone mitológico primordial, pois se trata da mãe Gaia, presente na mitologia grega, mas que é venerada por outros grupos religiosos.

Especialmente os remanescentes das antigas tradições Europeias.

Noite de natal, a espera pelo pai

O personagem universal da tradição do natal é sem dúvidas o Papai Noel. Mas você sabe qual a sua origem de fato ?

Pois saiba que a origem do Papai Noel é uma derivação de São Nicolau de Mira, ou Nicolau Taumaturgo. Era um bispo cristão que era conhecido por sua generosidade e dedicação a doar sua riqueza aos pobres.

São Nicolau era filho de uma família rica, mas após herdar sua herança, este viu na doação  ato de amor maior. E fez de seus bens pessoais presentes para as pessoas pobres da região onde morava. Segundo a história, São Nicolau morava na região da Ásia menor, o que corresponde atualmente à Turquia.

O cordeiro de Deus

A chegada de Jesus Cristo ao mundo é o ponto central do dia e natal como conhecemos. Pois mesmo que a ceia e os presentes sejam o vislumbre desta noite tão especial, Cristo ainda é a estrela da festa, da lembrança de seu nascimento e da contemplação de sua graça.

Assim como a marca do amor maior que veio ao mundo e tão brevemente foi expulso dele, nós passamos por esta data de maneira rápida, mas o que conta é o seu significado de alegria e amor ao próximo.

Logo o valor simbólico cristão está na vinda do salvador do mundo, e este dia é o seu aniversário para que seja celebrado e ao mesmo tempo sirva de porta de entrada aos seus ensinamentos.

Dia de Natal

O valor do dia de natal

Independente de sua religião, tenha o dia de natal como uma data para celebrar com seus familiares e amigos, pois não sabemos quanto tempo ainda nos resta de reuniões e brindes em volta da ceia de natal.

No mais desejamos um feliz natal para você e sua família, boas festas e que o espírito do bem esteja de visita em sua casa no dia de natal, para que este dia seja marcado pela alegria e amor ao próximo.

Crie ambientes harmônicos com o feng shui para este natal, receba hoje mesmo nossas dicas para atrair o que há de melhor!

Aproveite e confira nosso vídeo sobre previsões para 2023!

https://youtu.be/SYFY3mgHMgY

Rate this post

Estamos Online