Início Previsões Orixá Regente 2023 | Pelo Babalorixá Nilton

Orixá Regente 2023 | Pelo Babalorixá Nilton

0
2474
Orixá regente 2023

Chegou o tão esperado Orixá regente de 2023! Claro, nós aqui da iQui já fomos devidamente orientados pelo carinhoso e excelente oraculista, Babalorixá Nilton.

Agora, fique com o texto cuidadosamente desenvolvido por ele para todos os nossos leitores iQui. Um grande abraço e até a próxima!

Katrina Devilla


Quem é o Orixá Regente de 2023?

Índice do Conteúdo

E chegou a época mais importante do ano não só para os adeptos das religiões de matrizes africanas, como também todos os simpatizantes e pessoas que possuem fé e consequentemente confiança na espiritualidade. Estamos falando da época de sabermos qual ou quais Orixás irão reger o ano de 2023 que está próximo de se iniciar.

Os búzios tem muito para te contar. Você está preparada para ouvir?

Quais foram os orixás de 2022, Babalorixá Nilton?

Como consultor da iQuilibrio, que é um canal que trata a espiritualidade com extrema seriedade, e também como Sacerdote de Umbanda e Candomblé, eu costumo sempre deixar bem claro a importância de que a regência do ano não é apenas para os seres humanos mas para todo o astral em geral, toda a energia que estará regendo não só nosso planeta como toda atmosfera do universo e que tem impacto direto em nossas relações como um todo.

Além disso, vale ressaltar a cada ano que cada um de nós possuímos nosso Orixá regente desde antes de nosso nascimento, advindo de toda nossa ancestralidade e que esse Orixá jamais deixará de reger nossas vidas um segundo sequer, independente de qual ou quais Orixás irão ter uma predominância maior no que diz respeito ao ano como um todo.

Ou seja, o seu Orixá estará sempre junto com você em todos os momentos do ano e não podemos deixar de saudá-lo, de lembrarmos  dele(a) também em todos os momentos de nossas vidas, pois ele(a) estará sempre em perfeita harmonia com a energia do(s) Orixá(s) que terão maior influencia no decorrer de todo o ano.

Neste ano de 2022, tivemos a regência ininterrupta durante o ano inteiro de 3 Orixás que foram: Oxumare e Ibejis (ibejis são 2 Orixás gêmeos) e também tivemos outros 2 Orixás que tiveram suas energias de regência somadas aos 3 anteriores para maior equilíbrio que foram : Exú logo no primeiro trimestre , abrindo caminho nos preparando para o que estaria por vir no ano e Iemanjá, que está regendo agora, nos últimos 3 trimestres acolhendo todas as decisões tomadas para nos amparar, como a grande mãe que é e nos direcionar para o ano seguinte.

Orixá regente 2023: uma regência diferenciada!

Pois bem, diante disso, já era de se esperar que o ano de 2023 teria uma regência “diferenciada”, já pré-anunciada neste ano, porém necessária a confirmação na medida que a espiritualidade acolhe nossas decisões, nosso livre arbítrio e aí, então, conforme as escolhas feitas que impactaram todo o sistema astral , sobressaem as energias que mais precisaremos para seguirmos o ano no mais perfeito equilíbrio de acordo com o que se espera cada uma de nós.

Assim sendo, o ano de 2023 será um ano muitíssimo importante na medida que o Orixá mais conhecido em nosso país terá então sua regência. Estamos falando de Iemanjá. Sim, Iemanjá , a mãe de todos os Orís (cabeça) , a grande mãe tanto na religião do Umbanda, quanto do Candomblé. É ela que rege todos os Orís, a grande senhora das Águas (salgadas e doces), o Orixá da maternidade.

Enquanto Oxum é o Orixá da fertilidade e acompanha todo o período de gestação desde a concepção do embrião, Iemanjá é a quem acolhe à todos quando saímos do útero de nossas mães e então começa a “cuidar” de todos desde a tenra infância até o momento de nossa passagem. 

Iemanjá é o Orixá que cuida de nosso psicológico, de nossas emoções junto com Oxaláe. Por falar em Oxalá, o ano de 2023 será também regido por Oxaguian, que não é uma qualidade de Oxalá como alguns pensam, mas sim um Orixá próprio, um guerreiro da paz.

O que o próximo ano guarda para você? Saiba aqui, com as Previsões 2023!

O que os Orixás Regentes de 2023 trarão?

O ano de 2023 será o ano das águas, um ano de grande limpeza espiritual, de decisões e gerenciamento de conflitos em nosso planeta. Um ano de muitas provações mas também de muitas vitórias.

Fiquemos todos atentos à espiritualidade e mediunidade, pois há uma tendência muito grande de termos uma quantidade grande de pessoas iniciando seus caminhos de mediunidade e portanto, sejamos generosos e confiante com nossas intuições que estarão muito afloradas.

Iemanjá trará uma reconexão entre famílias, portanto é uma grande oportunidade de nos alinharmos com nossos familiares e reestabelecermos laços.

Por outro lado, Oxaguian, um grande guerreiro da paz, trará sua energia para gerenciar conflitos e administrar a paz. 

No âmbito sentimental afetivo, teremos um ano de muitas decisões na medida que nosso psicológico, junto com nossa mediunidade estarão alinhados para que possamos enxergar os melhores caminhos que nos traga a paz interior.

Para melhor interpretação do que temos para o próximo ano, colocarei abaixo características destes dois grandes Orixás que, juntos, trabalharão para o bem de todo a humanidade

Iemanjá, a Grande Mãe e Rainha do Mar

 

Iemanjá é água. E água se molda a qualquer recipiente. Por isso, a divindade mais diversa do panteão dos orixás, tem a seu dispor uma infinidade de cultos e nomes diferentes para a mesma energia: Mãe D’Àgua, Dandalunda, Janaína, Inaé, Ísis, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, enfim, Rainha do Mar.

Iemanjá vai muito além dos oceanos. Tanto que sua própria saudação já desperta uma controvérsia: Odô Iyá, traduzido de Iorubá para Português significa “Mãe do Rio”.

Associada a rios e desembocaduras, mares e oceanos,  à maternidade, ao processo de gênese do mundo e continuidade da vida, Iemanjá é ligada à fecundidade, por isso foi destinado a ela o Mistério da Geração.

Muitas vezes representada com seios grandes. É regente da pesca, plantio e colheita de inhames. Celebrada como filha de Olokun, Senhor (Yorubá) ou Senhora (Ifé) dos Mares. “representa o poder progenitor feminino; é ela que nos faz nascer, divindade que é maternidade universal”.

Grande Mãe, pariu Exu, Ogum, Oxóssi, Xangô e outros tantos orixás; criou Omolu, adotou Obaluaê e ama todos os seus filhos humanos. É mãe da vida, e como tal, dona de todas as cabeças, sabe o que se passa em todos os pensamentos e consciências.

É um orixá feminino cultuada na umbanda e no candomblé que habita os rios, mares e oceanos, mãe das águas, protetora dos marinheiros, pescadores, enfim, nossa Grande Mãe.

Juntamente com Oxum, forma a linha das águas, que realiza trabalhos de limpeza e purificação. É a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

Representa a água que refresca e dá vida às terras, é água que acalma. Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, dando sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, tornando-os coesos.

Data comemorativa de Iemanjá

Em algumas linhas e culturas, o dia de Iemanjá é comemorado em 02/02. Pra outras, é celebrado 08/12, dia de Nossa Senhora da Conceição.

Dia da Semana

Sábado. 

Sincretismo com catolicismo

  • Nossa Senhora da Conceição: São Paulo e Pernambuco;
  • Nossa Senhora da Glória: Rio de Janeiro
  • Nossa Senhora dos Navegantes: Bahia e Rio Grande do Sul
  • Nossa Senhora das Candeias
  • Virgem Maria

Cor associada à Iemanjá

Azul claro, branco e prata, representando os mistérios do fundo do mar e sua vaidade.

Frutas associadas á Iemanjá

Mamão, graviola, uvas brancas, melancia, melão, maçã verde, pêra, coco verde e coco seco.

Oxaguiã, o Oxalá Jovem

Orixá Oxalá

Segundo a mitologia iorubá, o universo foi criado por Olorum. Os filhos de Olorum são os Orixás, que receberam cada qual atribuições e responsabilidades sobre a criação de seu Pai. O primeiro e mais velho dos Orixás é Oxalá, a quem se credita a criação do Homem.

Oxaguiã é apontado como o aspecto jovem de Oxalá, outras vezes é apontado como filho de Oxalufã, o qual é tido como o aspecto velho de Oxalá. Oxaguiã, “o moço”, na sua forma “guerreira” de Oxalá, carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza.

Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz. Oxaguiã incentiva o trabalho e a superação. É o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.

É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguiã rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo. É um Orixá relacionado com o sustento do dia-a-dia, gostando de mesa farta. Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta. Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seus objetivos, que são: dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome.

Enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas) Oxaguiã fornece inteligência e vontade para vencer. Representa o início de um movimento. Este orixá tem personalidade violenta e severa.

Data comemorativa de Oxaguiã

Em algumas linhas e culturas, o dia de Oxaguiã é comemorado em 25/12. Pra outras, é celebrado 16/01, dia de Nosso Senhor do Bonfim.

Dia da Semana

Sexta-feira.

Sincretismo com catolicismo

  • Nosso Senhor do Bonfim.

Cor associada à Oxaguiã

Branco com azul claro e Prata

Frutas associadas á Oxaguiã

Pêra, uvas brancas, melão e  maçã verde.

Por fim, Espero que você tenha gostado e entendido mais sobre o Orixá Regente 2023!

Até a próxima!


Conheça mais sobre o Babalorixá Nilton

Meu nome é Nilton César, sou tarólogo profissional há mais de 30 anos. Meu prazer e objetivo maior é poder ajudar você em todas as questões que hoje podem lhe afligir, seja em qual área for da sua vida: problemas afetivos, familiares,  profissionais, carreira, traumas, problemas na justiça e também questões espirituais que possam hoje influenciar o seu dia a dia.

Faça seu atendimento com o Babalorixá Nilton. Basta clicar aqui!

5/5 - (2 votes)

Estamos Online