Início Dicas de Bem-Estar Autoconhecimento Energia masculina e feminina – Equilibre essas duas forças e obtenha sucesso!...

Energia masculina e feminina – Equilibre essas duas forças e obtenha sucesso! ☯

0
163
energia masculina e feminina
energia masculina e feminina

Primordialmente, no nosso calendário anual, existem duas datas muito pertinentes que podem ser associadas facilmente à espiritualidade. Sendo elas, o dia do homem, comemorado em 15/07 e o dia das mulheres, comemorado no dia 08/03. Sendo assim, pensamos num post para te ajudar a entender melhor sobre a energia masculina e feminina.

No entanto, é importante salientar, que falar sobre essas duas energias, não significa falar sobre pré definições de gênero, ou sexualidade – embora possamos facilmente abordar o assunto – mas acima de tudo, o que se faz necessário, é abordar o equilíbrio entre as forças que constituem um indivíduo.

Por isso, é importante descobrir como manter o equilíbrio em momentos difíceis da vida. O Tarot tem o poder de te oferecer direcionamento e clareza que vão te ajudar a entender os momentos pelos quais você passa e como lidar com as dificuldades da vida.

Faça uma consulta e aumente a sua qualidade de vida!

Índice de conteúdo – Energia masculina e feminina

energia masculina e feminina - Yin Yang
energia masculina e feminina – Yin Yang

Energia masculina e feminina – Yin & Yang

Primordialmente, em meio aos conhecimentos ancestrais e tradicionais chineses, relacionados à saúde, existem estudos que se dedicam ao conhecimento da energia “Qi” – que se pronuncia “tchi”, ou seja, é dentro dessa energia “Qi” que se encontram os polos energéticos Yin & Yang, ou energia masculina e feminina. 

Em suma, o que se entende por “Qi” é a energia criadora, ou a totalidade da força da criação que existe em todo o universo, e consequentemente, em todas as coisas que vemos ou não, ou seja, é parte importante da construção do ser humano. 

Esse é o símbolo que define as energias Yin e Yang, perceba que a própria constituição do símbolo sugere um movimento constante em torno de si mesmo. Sendo assim, isso significa que as energias não podem se contrapor, ou sobressair uma sobre a outra. Elas só podem existir em conjunto.

Energia Yang masculina  ☯

Então, em toda essa cena, conhecemos a energia Yang masculina, essa força pode ser definida de algumas formas, inclusive isso é um consenso na sociedade contemporânea. Yang representa:

  • Masculino;
  • Quente;
  • Claridade;
  • Atividade;
  • Firmeza;
  • Sol;

Sendo assim, nesta energia podem estar expressos os traços de: agressividade, machismo, egoísmo, controle e inflexibilidade. Paralelamente, uma forma bastante prática de entender essa força é pensar no movimento de contração e relaxamento do coração, o movimento de contração é resultado da energia Yang masculina, e o de relaxamento é a energia Yin feminina.

Em suma, este é o dualismo da própria vida, onde ela se esvazia de si mesma para se encher, ou se tornar o seu oposto, a morte. 

Energia Yin feminina ☯

Essa energia é o contraponto da força Yang, nela se encontram características mais amenas e calmas, essa força existe para manter o equilíbrio da força e vigor da energia Yang masculina, veja o que ela representa:

  • Frio;
  • Escuro;
  • Fluidez;
  • Feminino;
  • Parte receptora;
  • Passividade;
  • Permissividade;
  • Falta de iniciativa e prioridade.

Essa energia deve ser interpretada como a água, que tem volume, é fria e faz seu ciclo de forma ininterrupta. Contudo, o dualismo existe aqui também, por exemplo, a água, em seu estado gasoso é representada pela força Yin, pois se dissipa, é frágil, mas em seu estado sólido (congelada) é a força Yang, pois é bruta. 

Dessa forma, podemos ver com clareza como as forças servem para se completarem, são parte essencial de tudo aquilo que é concreto. 

energia masculina Yang
energia masculina Yang

Exalte a energia masculina Yang em você!

Você já reparou que é meio difícil encontrar as características de Yin nos homens? Sim, isso se dá porque na cultura ocidental, a força, a insensibilidade e a lógica de expansão e controle, fazem os homens suprimirem a energia Yin, a fim de provar seu valor. 

Isso resulta em um descontrole emocional e até físico, como a manifestação de problemas de saúde, ou até mesmo se reflete na vida interpessoal, te afastando das pessoas ao seu redor. Ou seja, é extremamente desvantajoso esse desequilíbrio das forças Yin e Yang.

Nesse sentido, para que o seu campo energético não seja dominado por uma força brutal, e danosa, você deve ceder espaço para que um pouco da passividade, do relaxamento e da inteligência que estão presentes na energia Yin feminina. Isso vai equilibrar o seu campo vibracional, vai te ajudar com o estabelecimento das energias dos chakras e trazer muitos benefícios para a sua vida. 

Como eu faço para equilibrar minhas energias?

Contudo, para que você que sente que a energia Yang masculina está mais forte em sua vida, é necessário que haja uma desconstrução, uma desaceleração das suas forças masculinas que já foram citadas acima, agressividade, força, calor, etc. Essas são características femininas, e que são muito necessárias!

Então, com a união do Yin e Yang, você se afastará da masculinidade tóxica e evitará que seu campo vibracional seja sobrecarregado, resultando em descontroles energéticos que vão refletir em todas as áreas da sua vida. 

Ou seja, busque o meio termo, não seja tão intenso a todo momento, tenha calma e saiba reparar nos mínimos detalhes dentro de você. O segredo é a consciência sobre sua própria existência e o autoconhecimento acerca das suas questões íntimas. 

energia masculina e feminina - equilíbrio
energia masculina e feminina – equilíbrio

Dia do homem – Energia masculina e feminina

A princípio, na medicina chinesa Yin e Yang é um princípio básico para o equilíbrio da saúde. A energia masculina Yang está relacionada à força e ao movimento, ou pulsão de vida. Nesse sentido, ela está em alta no início do dia, por isso são responsáveis por toda ação, habilidade, pensar, falar, mover-se. 

É o polo expansivo que expressa a energia recebida por Yin, essa força clareia o caminho e direciona com força a energia e sabedoria que Yin recebe do universo. 

Em suma, a energia yin é a energia que “desliga” o corpo e a mente. é necessária para a reposição e o equilíbrio da força necessária para o dia a dia, e para a vida. É a parte mais sábia e profunda. É por onde flui a inteligência superior do universo, já que é a parte receptiva, e que gera nutrição, tem senso de proteção, prazer e alegria.

Aproveite essa data e reflita sobre sua energia!

Agora, você já entende que os dois polos opositores de “Qi” são duas energias vitais e necessárias para o equilíbrio de todo ser humano, então, te convido a uma reflexão sobre o que tem predominado sobre as suas energias e atitudes. 

Se você chegou até aqui, tenho certeza que tem interesse em melhorar alguns aspectos em você, então essa é a hora certa! Comece a refletir sobre quem você deseja se tornar e quais são os seus objetivos e desejos do bem, e trabalhe isso, sempre lembrando de priorizar a energia masculina e feminina em sua vida, e em tudo aquilo que você fizer daqui em diante. 

Saiba que você também pode contar com a ajuda de especialistas que podem te ajudar a entender e administrar bem essa energia masculina e feminina dentro de você. Além de encontrar na iQuilibrio muito apoio e propriedade para aprender sobre o autoconhecimento e as técnicas de construção pessoal através da espiritualidade.

Faça agora mesmo uma consulta e inicie sua jornada esotérica!


Falando em energia, você sabe como alinhas os chakras? Veja esse vídeo:

Rate this post