Início Dicas de Bem-Estar Autoconhecimento Como ter sonhos lúcidos? – O que é e como alcançar?

Como ter sonhos lúcidos? – O que é e como alcançar?

0
1286
como ter sonhos lúcidos
como ter sonhos lúcidos

Você sabe o que é sonho lúcido? Aqui vamos abordar os aspectos desse fenômeno do sono, e te mostrar o que cientistas pesquisadores do tema dizem sobre como ter sonhos lúcidos, e também relacionar isso com a espiritualidade, que afinal é o tema central de tudo que falamos por aqui, não é mesmo?

Os sonhos existem há mais ou menos 580 milhões de anos, isso porque quando pensamos em sonhos, podemos estar falando num estado de vida, como por exemplo, no período da existência na terra em que só existiam os seres unicelulares, o sonho pode ser definido de muitas formas diferentes, e uma delas é o estado de inércia. 

Com a evolução dos seres unicelulares a vida foi se transformando em tudo o que conhecemos hoje, e automaticamente os sonhos evoluíram simultaneamente com todo o restante. 

Você pode se consultar com um especialista em sonhos iQuilibrio, e receber esclarecimentos que podem ser essenciais para a sua jornada, tanto no plano físico, como no plano espiritual. Não perca tempo e marque uma consulta agora.

Quero entender melhor o significado dos meus sonhos!!!

Índice para saber como ter sonhos lúcidos

Índice do Conteúdo

A origem dos sonhos 

Quando adormecemos, passamos por cinco estágios do sono, e é no último estágio que está o segredo de como ter sonhos lúcidos. Mas vamos com calma que vou explicar tudo direitinho. 

Podemos dividir o período completo do sono em duas partes, a primeira parte se divide em quatro fases, que são:

sono
sono

Fase NREM

Fase de sonolência: Onde a pessoa ainda está acordada, mas começando a dormir, é quando surgem as primeiras sensações do adormecimento. 

Redução das atividades: Se a pessoa passou bem pela primeira etapa, e não foi despertada por algo, ela já entra na fase onde o cérebro alcança uma inércia e se desconecta dos estímulos externos, então a temperatura do corpo cai, as atividades cerebrais e cardíacas se reduzem e vem o relaxamento. 

Início do sono profundo: Depois do corpo relaxado e do cérebro com a atividade reduzida, o indivíduo começa a mergulhar no sono profundo, aqui já é um pouco difícil de acordar por algum estímulo externo como luz ou barulhos.

Sono profundo reparador: Aqui o sono profundo se agrava e se inicia a fase de reparação do corpo e do organismo, então ocorre a liberação de diversos hormônios, a fase do descanso, da recuperação das células, e da reposição de energia física. 

Esses quatro estágios correspondem a quase 75% do período total de sono, e após eles, vem a fase onde ocorrem os sonhos: 

A fase REM

A sigla REM significa (rapid eye movement) ou movimento rápido dos olhos, essa fase é caracterizada pelo retorno das atividades neurais no cérebro, é um estado de vigília, onde as memórias estão sendo fixadas e as atividades do córtex pré-frontal ficam em alta, estimulando a imaginação junto da fixação de memórias. 

É nessa fase que ocorrem os sonhos e inclusive os sonhos lúcidos. É quase o momento do despertar, onde a pessoa está beirando o limite do “desligamento” e da consciência plena. 

Origem da psicanálise – A interpretação dos sonhos

Em um determinado período, Sigmund Freud, a mais importante figura da psicanálise, passou a se questionar a respeito da interpretação dos sonhos, como a neurociência ainda não havia crescido naquela época, ele fazia sua análise de forma a observar o comportamento e os estímulos que os indivíduos analisados recebiam.

Nessa época já existiam há séculos os manuais para interpretação dos sonhos, e esses eram bem completos ao descrever o significado dos aspectos dos sonhos mais comuns.

Porém, a crítica de Freud se dava no campo da individualidade, quando não são considerados pelos manuais de interpretação de sonhos, a complexidade e a inferência da vida cotidiana no subconsciente de quem sonha.

Como ter sonhos lúcidos - imaginação
Como ter sonhos lúcidos – imaginação

Entenda o significado dos sonhos e tenha sucesso na tomada de decisões da sua vida, Clique aqui e saiba mais!

A influência dos desejos no sonho

Então Freud começa a construir seu argumento de que os sonhos estão completamente relacionados com a fixação da memória durante o sono, a ativação das redes neurais no cérebro durante a fase REM, e acima de tudo, relacionado com o desejo. 

Para Freud o que define o conteúdo do sonho é parte da memória, e o que firma a direção dos sonhos é o desejo, e não importa se é um desejo que está oculto no inconsciente ou se é um desejo vívido. 

Sidarta Ribeiro – Sonhos e adaptação 

Sidarta Ribeiro é um biólogo e neurocientista, professor e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quando foi iniciar seu doutorado nos Estados Unidos em 1995, Sidarta passou por alguns problemas de adaptação ao novo ambiente. 

Ele chegou na universidade e simplesmente não conseguia se adaptar à língua, aos estudos, ao clima, e isso estava prejudicando muito o cientista que havia acabado de chegar na universidade, correndo o risco de perder sua bolsa por falta de rendimento. 

Sidarta conta essa história em seu livro “Oráculo da noite”, que a única coisa que ele sentia era sono, o que o fazia dormir muito, em qualquer lugar. Ele decidiu parar de lutar contra o sono e se entregou ao sono. Quando isso aconteceu, ele só dormia, e isso durou cerca de três meses, quase o período em que durou o inverno. 

A concretização do desejo nos sonhos

Durante esse período de três meses em que a única coisa que ele podia fazer era dormir, ele passou a sonhar, sonhos incríveis, começou a sonhar em inglês, e finalmente teve sonhos lúcidos em que interagia com todo o seu contexto no exterior, colegas, estudos, língua, cidade, e assim por diante. Era como se ele visse dentro dos sonhos. 

Quando Sidarta conseguiu sair desse período de “hibernação” ele estava completamente preparado para encarar os novos desafios. Ao voltar à universidade, ele se deu super bem com tudo, inclusive com a língua que mesmo sendo fluente em inglês, havia se tornado um problema para ele. 

LaBerge – Referência mundial em sonhos lúcidos 

Em questão de duas semanas ele já estava produzindo muito e vendo os frutos de seus esforços que ele havia treinado durante três meses nos sonhos.

Sidarta usou os estudos de Stephen LaBerge, que é referência mundial na neurociência para assuntos relacionados aos sonhos lúcidos, para conduzir uma pesquisa de neurociência, para assim entender e explicar o que tinha acontecido com ele e como os sonhos ajudaram na sua adaptação.

Como ter sonhos lúcidos
Como ter sonhos lúcidos

O que são sonhos lúcidos?

Os sonhos lúcidos significam exatamente o que o nome sugere, é o estado de lucidez e plena consciência durante a fase REM do sono. Isso consiste em conseguir treinar sua consciência para perceber quando se está num sonho. 

Como já vimos, a fase REM do sono é o momento em que acontece o retorno da atividade neural no cérebro, o sono se mantém, mas a conexão com alguns estímulos externos volta a ocorrer. Sendo assim, é possível “acordar” dentro do sonho e estar plenamente ativo, tomando decisões conscientes.

Estando lúcido, você pode exercer controle sobre as condições e situações dos sonhos e realizar tarefas que na vida real seriam impossíveis, como por exemplo, voar, e ter toda a experiência sensorial disso. 

Se você deseja compreender mais o inconsciente e usar isso em seu favor, faça uma consulta do Tarot. As cartas podem manifestar aquilo que está guardado dentro do seu coração e te guiar com muita sabedoria. Clique no link abaixo:

Quero conhecer os ensinamentos do Tarot para a minha vida!!! 

Daniel Erlacher – Sonhos lúcidos para treinamento 

Daniel Erlacher, é um pesquisador alemão com foco no desempenho de atletas. Ele desenvolveu uma pesquisa com 800 atletas, o objetivo era usar o sono, e induzir os sonhos lúcidos para treinar as habilidades dos atletas durante o sono REM. 

Para isso ele desenvolveu máscaras especiais que são capazes de perceber o movimento ocular que ocorre na fase REM (rapid eye movement) e soltar impulsos eletromagnéticos para estimular a consciência, pois quando os olhos se movem muito rápido, significa que a atividade neural é grande naquele momento.

Então era solicitado que esses atletas treinassem o lançamento de bolinhas de papel em uma cesta de lixo, dentro do sonho. Eles assim o faziam quando estavam num estado de plena consciência no sono, e depois de acordados quando iam praticar de fato o lançamento das bolinhas, suas habilidades haviam melhorado significativamente. 

Mas o que isso tem haver com o lado espiritual? Calma que vou te contar esse segredo agora!

Yoga
Yoga

Yoga dos sonhos  

O yoga dos sonhos, é uma prática budista tibetana para o desenvolvimento pleno da autoconsciência e do autoconhecimento nos sonhos, através da meditação tântrica. Os praticantes desse tipo de yoga afirmam que serve para se preparar para as transições dos estados de existência (a morte do corpo físico) gerando no indivíduo um estado permanente de autoconsciência.

Já aprendemos anteriormente que a meditação tântrica, serve para canalizar energia primordial que passa por nós, e usarmos isso para alcançar um estado pleno de elevação espiritual, esse é também o objetivo do yoga dos sonhos, trazer lucidez e elevação mesmo na hora do sono, para que esse estado possa se refletir em todas as áreas da vida. 

Saiba mais sobre meditações e técnicas de alcançar o controle das suas emoções e das diversas situações da sua vida:

Clique Aqui e fale com um especialista!

O autor Tenzin Wangyal Rinpoche, disse em seu livro “Os Yogas Tibetanos do Sonho e do Sono” e diz em seu livro, que: 

“Se uma pessoa não estiver consciente na visão, é improvável que esteja consciente no comportamento, Se não estiver consciente no comportamento, é improvável que esteja consciente no sonho. E se não estiver consciente no sonho, é improvável que esteja consciente no Bardo (dimensão extrafísica), após a morte (do corpo físico)”.

Como ter sonhos lúcidos?

Muitas são as sugestões dadas àqueles que querem ter sonhos lúcidos, mas além da meditação antes do sono, e a concentração em ter consciência durante os sonhos, têm algumas práticas que podem te ajudar a alcançar esse estado. 

A primeira coisa é: Comece a anotar todos os detalhes dos sonhos que você tiver, pode ser escrito, digitado, gravado em áudios no celular, fazendo isso seu cérebro vai passar a se preocupar em guardar os detalhes dos sonhos para que você cumpra com a sua tarefa quando acordar. Mas é necessário disciplina!

Depois disso, passe algum tempo do seu dia e principalmente antes de dormir, meditando e treinando o seu cérebro para sonhar com aquilo que você deseja.

Em algum momento essa meditação ecoará através das sinapses do cérebro adormecido, e te fará sonhar com o que deseja, assim será ativado um estado de consciência para reconhecer que o que você deseja está acontecendo. Assim, você estará num sonho lúcido.

Mas antes de sair correndo e se aventurar em seu sonho lúcido, é necessário testar a autenticidade da lucidez. Geralmente em sonhos as mãos são deformadas, os objetos não são sólidos (o que permite atravessar paredes) e você pode respirar, em quaisquer condições.

Então quando desconfiar que está lúcido em um sonho, faça um teste e olhe para suas mãos, ou tente transpor algum objeto. Feito o teste você já pode aproveitar a lucidez durante o sonho. Mas saiba que você pode usar esse momento para fazer correções em questões mal resolvidas em sua vida. 

Como melhorar minha vida com sonhos lúcidos?

Basicamente, sonhos lúcidos são a ampliação da consciência e compreensão da natureza da realidade, fonte de criatividade e treinamento para melhorar o desempenho em diversas áreas da vida. 

Há relatos de pessoas que conseguiram falar com entes queridos que já fizeram a transição desse plano para o pós vida, pessoas que treinaram pedir perdão a alguém e conseguiram fazer isso na vida real, pessoas que se conectaram com seus guias e entidades superiores, e assim alcançaram o domínio próprio e a autoconsciência. 

O pressuposto é: a partir da autoconsciência, pode-se transformar seu interior, sua mente e coração, tratando traumas, medos e ressentimentos nos sonhos lúcidos, e mais além, aplicar isso no seu dia a dia e conseguir alcançar elevação espiritual, bondade e firmeza na fé. 

Os sonhos lúcidos são uma prática milenar e que requer muita paciência, disciplina e autoconhecimento, e que depois de alcançar, te capacita para viver uma vida plena e com ilimitadas possibilidades de transcender sua consciência para entender o mundo, a natureza e a si mesmo, e também elevar sua consciência  para outro plano espiritual.

Melhore a sua vida espiritual com a sabedoria dos oráculos. Marque uma consulta!!!


Assista este vídeo e aprenda mais sobre técnicas de meditação:

Rate this post

Estamos Online