Início Outros Veja os sinais de uma amizade saudável e saiba como mantê-la

Veja os sinais de uma amizade saudável e saiba como mantê-la

0
175
amizade saudável

A amizade saudável é extremamente importante para o ser humano, que é inerentemente um ser sociável.

Os amigos desempenham papéis chaves em nossa vida desde a infância, quando nos ajudam a aprender a socializar. Na adolescência, eles são parte importante da construção da nossa identidade. Quando adultos, nossos amigos nos encorajam no autocuidado. Já na velhice, eles nos auxiliam a combater a solidão, melhorando até mesmo nosso estado de saúde.

Qual a importância de uma amizade saudável?

Como mencionamos anteriormente, a amizade saudável promove nossa saúde física e mental em diferentes fases da nossa vida, nos ajudando, inclusive, a desenvolvermos diversas habilidades e até mesmo autocuidado.

Tenho certeza que algum amigo já te alertou quando você estava bebendo ou fumando demais, te conscientizando a reduzir esses maus hábitos.

Ou então, te enviou uma vaga de emprego, te sugeriu um curso interessante ou te indicou para um cargo, dando aquele super empurrão em sua vida profissional

Talvez, um amigo tenha te ajudado a identificar há tempo uma doença, observando que você apresentava determinado sintoma e te aconselhando a procurar um médico.

Ou ainda, sua amiga te acolheu em um momento de dor profunda, fazendo o papel de mola no fundo do seu poço.

Pessoas solitárias tendem a ter uma imunidade baixa, já que tendem a dormir pouco e sofrer mais com o estresse.

Pessoas que possuem amizades saudáveis têm mais emoções afetivas positivas. Essas emoções influenciam no batimento do coração, fazendo com que elas tenham menos riscos de problemas cardíacos – a redução desse risco pode chegar até a 22%.

No ambiente de trabalho, uma amizade saudável pode inclusive aumentar a produtividade, já que os colaboradores se sentem mais felizes e satisfeitos quando são amigos.

Como ter uma amizade saudável?

Conquistar amigos e construir uma amizade saudável é um processo e requer algumas habilidades, como:

  • Autenticidade: Para construir uma amizade saudável, é preciso ser você mesma, com seus valores e essência, atraindo para perto de você quem tem os mesmos valores. Fingir ser outra pessoa, fazendo coisas que não condizem com seu jeito de ser é o primeiro passo para construir falsas relações;
  • Aceitação: Também é preciso aceitar e respeitar o outro como ele verdadeiramente é, sem tentar impor sua vontade nem tentar mudá-lo;
  • Otimismo: Ver o lado positivo das coisas e levar alegria para as pessoas é um excelente caminho para ter uma amizade saudável.
  • Criticar menos: Reduzir as críticas e os julgamentos em relação a tudo o que envolve o amigo é fundamental para construir uma amizade nutritiva.
  • Comunicação assertiva: Tudo pode e deve ser dito se soubermos a maneira correta de dizer. É importante ser sincera com seus amigos sobre seus sentimentos, principalmente quando acontecer algo com o qual você não concorda, mas saiba se impor de maneira educada e gentil.
  • Respeito: Essa palavra resume todas as relações saudáveis. É importante impor limites e respeitar os limites do outro, compreendendo-o e sendo empático com suas situações e vivências.

Como manter uma amizade saudável?

Assim como nos relacionamentos amorosos, uma amizade saudável precisa ser regada dia após dias. Abaixo, listamos 4 dicas de como manter bons amigos.

1) Mantenha contato

A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de estar sempre junto aos amigos queridos. Mas ainda assim, é preciso encontrar um espaço na agenda para tomar um café e jogar uma conversa fora, desabafar ou pedir um conselho.

Caso o amigo more longe, a internet está aí para ajudar. Mas não fique apenas nas trocas de mensagens, uma videochamada às vezes faz bem.

2) Conecte-se emocionalmente

É impossível manter uma amizade saudável se você não se conectar emocionalmente com a pessoa. Para isso, é importante colocar o celular de lado e prestar realmente atenção no que a pessoa tem a dizer ou contar.

Demonstre que se importa com o seu amigo, pergunte como ele está, se precisa de algo, ofereça ajuda e seja empática com as dores e o momento dele.

3) Participe da vida do outro

Para manter uma amizade saudável é importantíssimo participar da vida do outro, tanto nos momentos bons quanto nos ruins e na vida cotidiana.

Claro que é importante comemorar o aniversário junto da sua amiga e apoiá-la diante de um luto, mas também é preciso celebrar junto pequenas conquistas diárias, como uma boa nota em uma prova, um dia de bad com filminho, pipoca e brigadeiro.

Dividir esses momentos com sua amiga é uma forma de validar a existência dela e aumentar sua sensação de pertencimento.

4) Seja uma pessoa de confiança

Se você e sua amiga se desentenderam por algum motivo, meça as palavras ao falar dela para outra pessoa. Não faça fofocas sobre ela ou saia contando problemas e segredos que ela lhe confiou.

O melhor a fazer é esperar a raiva passar e procurar sua amiga para ter uma conversa franca, falando com educação e respeito o que te magoou e os motivos que te fez se sentir assim.

Sinais de que você tem uma amizade saudável

É muito fácil saber se você tem uma amizade saudável, já que os sinais são bem claros:

  • Você sente que sua amiga te procura, te ajuda e te apoia na mesma proporção que você faz isso por ela.
  • Sua amiga é sincera e honesta com você. É sua amiga por gostar de compartilhar momentos com você, sem segundas intenções.
  • Você se sente confortável para dizer não para a sua amiga quando não pode fazer algo, já que sabe que ela vai entender seus motivos.
  • A confiança é a base da amizade de vocês. Você confia muito na sua amiga a ponto de revelar seus sentimentos e segredos e expõe suas vulnerabilidades. E a confiança é recíproca.
  • Você fica feliz quando recebe mensagem ou ligação da sua amiga.
  • Quando algo bom ou ruim acontece com você, você fica ansiosa para compartilhar com ela;
  • Sua amiga sempre encontra tempo para você ou você percebe que houve um esforço genuíno para te encontrar, mas que realmente não foi possível;
  • Você pode ser você mesma ao lado dela;
  • Você se torna uma pessoa melhor na companhia dela;
  • Ela te motiva a correr atrás dos seus sonhos;
  • Ela fica verdadeiramente feliz com suas conquistas.

Identificou você e sua amiga neste artigo? Manda para ela e façam juntas uma consulta com um dos nossos astrólogos para entender ainda mais a amizade de vocês a luz dos astros.

Rate this post