Início Dicas de Bem-Estar Dia Mundial da Saúde: você se cuida como deveria?

Dia Mundial da Saúde: você se cuida como deveria?

0
989

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e eu te pergunto: você tem cuidado do seu corpo e da sua saúde? Tem se preocupado com o seu estado físico e emocional?

Eu sei, o dia a dia agitado, os milhares de problemas e incêndios para resolver não deixam muito espaço para o autocuidado. Aí, vamos negligenciar aquele copo de água, a dor de cabeça vai ficando constante ao ponto de ignorarmos.

De acordo com pesquisas médicas, boa parte das doenças graves e que exigem cuidados redobrados poderiam ter sido evitadas se nos observássemos mais. E é exatamente isso que não fazemos.

Ignoramos aquela dor nas costas que é constante, a indisposição gástrica, aquele sono que não passa e até mesmo os constantes resfriados. Será que sabemos ler a mensagem que nosso corpo está passando?

A resposta é… não. Nós não sabemos ler pois queremos sempre dar o nosso máximo, abraçar o mundo e resolver todos os problemas. E quem acaba pagando o pato é a nossa saúde.

Por isso, no Dia Mundial da Saúde, separamos 5 dicas de como cuidar da saúde de forma simples, mas que fazem um enorme diferencial. Mas antes, vamos compreender o que essa data significa

Qual o objetivo do Dia Mundial da Saúde?

Índice do Conteúdo

A década de 50 foi marcada por diversas revoluções, entre elas está a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde.

Para marcar essa data, foi instituído o Dia Mundial da Saúde, que prioriza ações que visam a melhoria e o cuidado com a saúde mundial. E aí, o que você tem feito para contribuir pela sua saúde e a dos outros?

Top 5 dicas inspiradas no Dia Mundial da Saúde

1. Faça uma boa higiene do sono

Ahhh… a insônia nossa de cada dia. As noites mal dormidas, as poucas horas de sono e o horário invertido são péssimos para nossa saúde. E não estamos apenas falando da saúde mental, mas da física também.

A péssima higiene do sono nos deixa mais desatentos, com fadiga e também baixa nossa imunidade. Ou seja, estamos mais propensos a desenvolver infecções ou qualquer outro tipo de doença.

Como melhorar a sua higiene do sono:

  • não ingerir bebidas com cafeína (chá mate, chimarrão, café e refrigerantes) próximo do horário de dormir. O ideal é tomar sua última xícara de café no máximo seis horas antes de dormir;
  • evite ambientes muito iluminados na hora em que decidir dormir. Sabe as luzes do ar condicionado, modem e até mesmo o led da televisão podem diminuir a sua qualidade do sono;
  • evite levar o celular para a cama e não durma de televisão ligada. As cores e o som podem superestimular seu cérebro e você vai demorar a pegar no sono.
  • invista em roupa de cama aconchegante e perfumada. Aposte em aromaterapia para uma boa noite de sono;
  • aposte no chazinho da vovó. O incrível poder das ervas é transformador, além de ajudar na qualidade do sono, melhora vários outros aspectos de sua saúde. Chá de erva cidreira, capim-limão e erva-doce são ótimas pedidas.

2. Aposte na comida caseira

Eu não estou falando daquela carne frita, ou daquela sobremesa carregada de açúcar refinado e gordura (alô mousse de leite em pó, maracujá e chocolate!). Me refiro à comida de verdade, que sua avó fazia.

Falo do feijão sem aqueles tabletes de caldo de carne, só temperado com cebola e alho; ou do arroz integral e da saladinha de beterraba temperada com laranja; torta de legumes, do suco de fruta feito na hora.

Evite os alimentos ultraprocessados, como bolachinha recheada, refrigerantes, sucos de caixinha, embutidos e mais uma gama de coisas que você come e nem percebe. Se é difícil viver sem açúcar, troque o refinado pelo orgânico. Substitua o arroz e farinha branca pelas versões orgânicas.

Esses super alimentos fazem a manutenção da sua saúde e fortalecem o sistema imunológico. Dessa forma, não negligencie o que você está ingerindo.

3. Beba mais água 

Não consegue beber muita água? Eu tenho as melhores dicas que são baseadas em uma experiência pessoal. No auge dos meus maravilhosos 16 anos me vi internada para cuidar dos terríveis cálculos renais.

O remédio, além de antibióticos, era água. Logo eu, que bebia um copo de água a cada dois dias (não admira as pedras nos rins…). O que fazer com essa adolescente com dor e que não aceitava água?

Saborizei a água! Comecei com umas fatias de maçã, depois experimentei folhas de hortelã, gengibre, canela e casquinhas de limão. Agora, na minha versão balzaquiana, digo que sou apaixonada por água com gás e umas gotinhas de limão.

Eu poderia descer uma imensa lista de benefícios da ingestão de água para sua saúde, como a melhora no aspecto da pele, melhor funcionamento dos órgãos e até na agilidade psicomotora. Mas prefiro apenas lembrar que mais da metade do corpo humano é formado por água. Entendeu a dica?

4. Canta, dança sem parar…

Faça coisas que você gosta, de preferência algo em que seu corpo se movimente. Por isso, quem sabe dançar, correr ou até mesmo um jogo de realidade virtual lhe agrade, não é mesmo?

Exercícios físicos liberam hormônios do prazer e da satisfação, além disso, força o organismo a “acordar” e manter-se ativo.

5. Cuide da saúde psíquica para não descuidar da saúde física

Você sabia que nossa saúde mental influencia diretamente na saúde física? Exatamente. A ansiedade que te deixa com dor de estômago, a preocupação que dá dor de cabeça e o nervosismo que dá aquela dor de barriga e por aí vai.

Por isso, cuide muito bem do seu lado psicológico, ele impacta muito no seu dia a dia. Mas como fazer isso?

  • cerque-se de pessoas que querem o seu bem e promovam o bem;
  • faça ao menos uma atividade que você sinta prazer, como ler, cozinhar ou mexer no jardim, por exemplo;
  • se sentir necessidade, procure uma ajuda com psicólogo ou psiquiatra;
  • caso sinta que a sua situação exige uma abordagem mais holística, converse com um especialista em assuntos relacionados à saúde.

Por fim, agora que você já sabe mais detalhes sobre o Dia Mundial da Saúde e conheceu os nossos segredos para manter a saúde, o que está esperando para se cuidar?

Um grande beijo e até a próxima!

Rate this post

Estamos Online