Início Espiritualidade Wicca Sabbat Beltane – A fertilidade do Fogo Sol

Sabbat Beltane – A fertilidade do Fogo Sol

sabbat beltane

No dia do Sabbat Beltane o tempo frio do inverno, do acolhimento e da reclusão nas nossas casas são definitivamente deixados para trás, e substituídos pelo fogo e pela gratidão por estarmos vivos e sermos criação e perfeição da Deusa e do Deus. Por isso, é uma época tão importante tanto para percebemos os momentos importantes de nossa vida como também para renovar as vibrações energéticas.

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

 

Aproveite para conhecer seu Deus e sua Deusa através de um ritual exclusiva, aproveite para ver em nosso blog!

O que é Sabbat Beltane?

Índice do Conteúdo

Enquanto o hemisfério norte celebra o Samhain, ou a morte do Deus, o hemisfério Sul celebra o Sabbat Beltane que marca o ponto alto da primavera, e o simbolismo da festividade se dá com a união da Deusa e do Deus.

A partir dessa energia a união sagrada, ou casamento sagrado, permite com que todas as coisas do mundo sejam geradas. A fertilidade dos animais e da natureza, que se encontra repleta de flores, traz a máxima expressão da renovação da vida e da energia sexual.

Fogueira de Beltane

Na antiga mitologia celta a palavra Beltane nos remete à simbologia do Deus Belenus ou Bel reconhecido na natureza como o Deus Sol ou o Deus Brilhante. Por conta da força do fogo do Sol o ritual de Beltane é conhecido também como a celebração para o “grande fogo” ou para a “grande chama sagrada”. Era neste momento também que a chama mantida acesa durante o inverno fosse apagada. Com o Sol brilhando vigoroso do lado de fora não era necessário temer o frio e nem ao menos manter o interior das casas aquecidas.

A tradição diz que uma grande fogueira era feita com algumas das árvores sagradas para os celtas. Ela seria acessa no momento em que a lua aparecesse nos céus e à partir daí seria celebrado o Sabbat Beltane.

Na religião Wicca mantém-se a tradição de pular a fogueira de Beltane pedindo aos Deuses a fertilidade dos nossos desejos e o afastamento de todas as coisas ruins.

Mastro Beltane

Além da fogueira os wiccanianos também mantiveram a tradição de construir o mastro de Beltane. O mastro é um grande pedaço de madeira decorado com fitas de cetim e ramos de plantas verdes. Ele simboliza o falo do Deus e a virilidade daquele que semeará toda a natureza e também os nossos sonhos.

A tradição pede que os homens carreguem o mastro enquanto as mulheres cavam um buraco na Terra. Essa prática simboliza a vagina da Deusa que receberá o mastro, ou o falo do Deus, e juntos fertilizarão a Terra.

Na Wicca, o dia do Sabbat Beltane é o dia da união sexual que representa essa energia da fertilidade presentes na vida de todos que celebram o casamento sagrado. Durante o ritual o grande rito, que se expressa através da união do athame (falo do Deus) e do cálice (ventre da Deusa), é celebrado e pede-se para que os meses que virão sejam abundantes e plenos de fartura.

Ritual Sabbat Beltane

O ritual de Beltane Wicca é realizado para celebrar a nova vida em todas suas formas. É o tempo quando a Deusa e Deus estão unidos em matrimônio sagrado e quando sua relação se concretiza. Este ato representa a fertilidade dos animais e as colheitas para o próximo ano.

Você pode decorar seu altar com uma tigela de flores flutuantes ou velas flutuantes. Pétalas de flor podem ser espalhadas pelo chão. Um ato ritual comum neste Sabbat é o Grande Rito. É o simbolismo da união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união das duas forças que trazem vida a todas coisas. Este ritual geralmente é executado mergulhando um athame em uma taça ou caldeirão pequeno com vinho.

Como fazer o ritual?

Materiais: 1 guirlanda com folhagens e flores, 8 velas verdes, Taça do altar com vinho, Athame, Frutas de todas as cores, 1 Pacote de Beltane com nove galhos colhidos de lugares diferentes, Álcool de cereais.

Modo de Fazer: Coloque o taça no meio do altar, circunde-o com as 8 velas verdes. Enfeite o seu altar com as frutas, de forma que ele fique bem colorido e alegre. Trace o seu círculo e então diga:

“Hoje chamamos a Deusa e o Deus para que fecundem toda a Terra e para que os campos, gados, homens e mulheres sejam férteis”.

Acenda as velas e ao acender cada uma diga:

“Com este fogo sagrado o Inverno se afasta e o Verão se aproxima”.

Eleve a guirlanda, dizendo:

Este é o Círculo sagrado do renascimento, o símbolo da união que traz alegria à Terra”.

Coloque-a sobre o altar, de forma que o taça fique no meio do vão da guirlanda. Acenda o seu caldeirão, enquanto diz:

“Neste caldeirão, brilha a chama de Bel,
O fogo da Primavera que chama o Verão.
Assim a Roda do Ano gira mais uma vez.
Este é o fogo de Beltane.
Que ele traga alegria e paz”.

Coloque o seu pacote de Beltane no fogo do caldeirão, dizendo:

“Com estas 9 madeiras sagradas eu chamo o Verão para trazer felicidade à Terra e riqueza ao mundo”.

Pule o caldeirão, pedindo pela purificação e fazendo um pedido. Segure seu cálice com a mão esquerda e o athame na mão direita. Eleve-os, dizendo:

“Mãe e Pai eternamente representados aqui pela taça e athame,
Eu uno o masculino e o feminino para que a Terra seja fertilizada.
Que a união da Deusa e do Deus possa sustentar a Terra”.

Mergulhe a lâmina do athame no vinho. Beba um pouco e faça uma libação em homenagem aos Deuses. Coma uma fruta e faça seus pedidos mentalmente. Dance e cante em honra à Deusa e ao Deus.

Celebre Sabbat Beltane e sinta a presença da Deusa e do Deus em sua vida!

Gosta do assunto? Aprenda a consagrar seus instrumentos mágicos e garantir um ritual com as energias renovados.

O conteúdo deste texto foi retirado do livro Wicca para todos de Claudiney Prieto.

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida

4.8/5 - (5 votes)

Estamos Online