Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Saiba mais sobre os Guias Marinheiros na Umbanda

Saiba mais sobre os Guias Marinheiros na Umbanda

guias marinheiros

Os Guias Marinheiros na Umbanda, surgem para levarem ao mar tudo que causa dor, aflição e sofrimento ajudando aqueles que os procuram.

Eles auxiliam os desencarnados e os encarnados, sendo assim suas vibrações provindas do mar levam embora tudo que estagna a paz das pessoas.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

Presentes na Linha do Trono da Geração, os Orixás que os regem são Iemanjá e Omulú, cada qual influencia de uma maneira diferente a forma que essas entidades da Umbanda exercem seus trabalhos na vida das pessoas, podendo ser através da calunga grande ou da calunga pequena.

Um Marinheiro que se entrega à vida de Guia, procura encontrar a harmonia que não pode praticar enquanto vivo. Ele representa um tipo de pessoa que teve várias adversidades durante a vida e que a maior parte dela foi em devoção aos mares. Portanto, espere por boas vibrações, que são na maioria das vezes tranquilas e que te invadirão de paz, uma sensação de verdadeira limpeza do espírito.

Quem é o Marinheiro?

Índice do Conteúdo

Responsável pelos Mistérios Aquáticos ele é um ser singular na Umbanda, sendo o tipo de Guia que mais trabalha a favor do Orixá regente.

Essa entidade foi em sua última vida alguém que realmente trabalhava no mar, como: capitão, marinheiro, marujo, navegador, pessoa de população ribeirinha, pescador, canoeiro, pirata, entre outros.

Sua principal singularidade é a energia que utiliza para levar as pessoas à harmonia espiritual, retirando assim todo tipo de bloqueio que elas sofram, – o levando para o fundo do mar – e que as impedem de concluírem objetivos na vida e até mesmo de serem plenamente felizes.

Entenda a grandiosidade desse trabalho ao se deparar com os principais males da humanidade sendo gerados por falta de autoconfiança, autoconhecimento e amor-próprio. E isso não se trata de uma filosofia, e sim de problemas de saúde que começam a serem gerados no psicológico quando há abalos emocionais.

O Marinheiro da Umbanda é o que faz essa retirada das energias negativas do homem, procurando de qualquer maneira uma forma de sepultá-las para sempre. Seu passe é uma verdadeira sessão de descarrego, onde o diálogo acontece de forma prática e direta, porém muito acolhedora.

É importante apontar que para esse Guia chegar a exercer suas atividades, ele precisa de muito preparo pois no mar ele tem que aprender a lidar com a energia de praticamente todos os Orixás para encontrarem estabilidade, ou seja, são as forças naturais presentes naquele ambiente que devem ser respeitadas para o alcance de equilíbrio, estão dentre elas: os tufões de Iansã, as correntes marinhas de Ogum, os raios de Xangô, os bancos de areia de Omulu e a calmaria de Oxalá por exemplo.

As características dos Marinheiros

Eles trabalham na Linha de Iemanjá ou de Omulu (com Iemanjá), isso distingue um grupo do outro embora ambos possuam influência total da energia da Rainha do Mar. Por estarem ambos no Trono da Geração, os Marinheiros de Iemanjá (que é pólo positivo e irradia energia, da calunga grande: o Oceano) levam essas boas vibrações aos seus filhos, distribuindo assim o amor da Mãe das Águas para todos aqueles que necessitam de seu amparo.

Já os Marinheiros que estão sob serventia de Omulu (que é pólo negativo, absorve energia , calunga pequena: o cemitério), trabalham na absorção da energia negativa e principalmente na travessia tranquila do espírito para o Reino dos Mortos.

A vibração que eles trazem ao terreiro é de grande comemoração e alegria. Costumam ser muito agitados e brincalhões e têm uma característica bem interessante: assim que chegam ficam cambaleando, como se estivessem bêbados. Essa situação confunde muito as pessoas que não conhecem seus “trejeitos”, pois esse desiquilíbrio não possui relação alguma com bebida, e sim com o balanço do mar. Eles entram para o trabalho totalmente envoltos nas ondas da energia de Iemanjá e é por isso que ocorre a tontura e desiquilíbrio inicial.

Para encontrar o equilíbrio necessário, o médium que fez a incorporação precisa consumir bebida alcoólica, preferencialmente a cerveja no caso dos Marinheiros. Ela ajuda a manter a sua estabilidade e principalmente, protege o corpo físico da pessoa que incorpora, já que naturalmente produzimos álcool em nosso organismo que auxilia na queima de caloria, na liberação de energia. Quando ocorre a incorporação, a entidade puxa muito álcool e para se manter saudável o médium precisa repor o que é consumido pelo seu Guia.

Esses movimentos também liberam energias ondulares que por sua simples presença já começam a limpeza de tudo que é negativo no local, são das águas que a vida surge, ela é carregada de emoção e sentimentos de aconchego e motivação. Portanto, a limpeza espiritual em uma Gira de Marinheiro parte justamente das emoções das pessoas que ali estão, ela age diretamente na essência do que causa a dor e angústia.

É muito fácil receber um passe e aconselhamento dos Marinheiros, eles são muito acolhedores e atendem com um espírito repleto de alegria, essa sensação transborda deles e envolve completamente quem os conhecem. Suas linguagens são simples e possuem grande apego e simbologias referentes à suas vidas nos mares. É muito comum também notar Marinheiros com sotaques de outros países, pois grande número deles são pessoas que viveram na Europa por exemplo, principalmente em Portugal.

Nomes comuns de Marinheiros na Umbanda

Zé do Mar, João da Marina, João Canoeiro, Seu Jangadeiro, Zé dos Remos, Marinheiro das Sete Praias, Antônio das Águas, Capitão dos Mares, Martim Pescador, entre outros.

Oferendas aos Marinheiros

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá ou Guias possuem suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

É de costume ter nas oferendas aos Marinheiros: cerveja branca, rum, frutas variadas, velas e fitas de cor branca e azul claro, além de cravos brancos e pembas. Os pratos principais são: abobrinhas recheadas com arroz, moqueca mista, peixe na cerveja e arroz com camarão.

Dia dos Marinheiros

Segunda-feira e sexta-feira. O seu dia comemora-se em 13 de dezembro.

Cores dos Marinheiros

Branco e azul claro.

Oração aos Marinheiros

“Senhor Deus proteja nossas naus,
Deus do universo não nos deixe ficar a deriva em meio esse grande mar que é a vida,
Deus sabemos que nossos comandantes tem a guia, mas só tu senhor tem a bússola do nosso destino, guia no para águas tranquilas e conduza nos ao lindo horizonte, que possamos ao entardecer lembra Deus que tu nos proteges desse mar, é isso que te imploro e já sou grato pela vitória!
Amém.”

Pontos de Umbanda dos Marinheiros

Eu viajei o mar inteiro

“Eu viajei camarada, o mar inteiro
Ah eu remei camarada, o mundo inteiro
Eu viajei camarada, o mar inteiro
Ah eu remei camarada, o mundo inteiro
Água salgada meu mano, quem me criou
Eu vim do mar camarada, pro mar eu vou
Água salgada meu mano, quem me criou
Eu vim do mar camarada, pro mar eu vou.”

A onda me trouxe

“A onda me trouxe, o vento me leva
Quando a onda passar, eu me sento na pedra
A onda me trouxe, o vento me leva
Quando a onda passar, eu me sento na pedra.”

Boca de garrafão

“Marujo bebe na boca do garrafão
Pisa de pé em pé pra não cair não chão
Marujo bebe na boca do garrafão
Pisa de pé em pé pra não cair não chão
Marujo bebe na boca do garrafão
Samba a noite inteira com a garrafa na mão
Marujo bebe na boca do garrafão
Samba a noite inteira com a garrafa na mão.”

Martin Pescador

“Oh Martin Pescador que banda é a sua
Bebendo cachaça e caindo na rua
Oh Martin Pescador que banda é a sua
Bebendo cachaça e caindo na rua
Eu bebo minha cachaça, eu bebo muito bem
Bebo com meu dinheiro, não é da conta de ninguém
Oh Martin Pescador que banda é a sua
Bebendo cachaça e caindo na rua
Oh Martin Pescador que banda é a sua
Bebendo cachaça e caindo na rua.”

Saudação aos Marinheiros

Salve a Marujada!

Só quem conhece a energia dos Marinheiros da Umbanda sabe o quanto eles são capazes de encher o coração de todos do terreiro de esperança e alegria. Com as bênçãos de Yemanjá, esses Guias lavam as almas de todos e levam para o mais fundo do mar as energias negativas que sempre estão buscando uma forma de alimentarem-se com as fraquezas das pessoas.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4/5 - (3 votes)

Estamos Online