Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Exu no Carnaval: Conheça a ligação dos orixás com a festa

Exu no Carnaval: Conheça a ligação dos orixás com a festa

0
2420
Exu no carnaval

O que o carnaval e as religiões africanas têm em comum? Se você disse a música, você está certa. Assim sendo, Exu no Carnaval é um assunto que pode ser bem falado nessa época.

Inclusive, Exu foi o tema da escola de samba Campeã do Carnaval do Rio em 2022, a Grande Rio.

Além dele também temos Oxum, que basicamente representa a força complementar de Exu. Então hoje falaremos um pouco de Exu no carnaval e como os orixás se relacionam com essa festa.

Nesse texto você vai encontrar:

  • Carnaval e a raiz africana da música: muitas religiões usam a música como uma forma de se conectar com a espiritualidade e um dos instrumentos mais comuns nas músicas religiosas africanas é o tambor, muito encontrado nas escolas de samba.
  • Quem é Exu: conhecido como orixá protetor da comunicação, Exu também é muito ligado às coisas boas da vida, como festas, danças e sedução.
  • Quem é Oxum: conhecida como a senhora das águas doces, Oxum também está ligada ao amor, graciosidade e força feminina.
  • Relação entre Exu e Oxum: Considerados forças complementares, Exu foi seduzido por Oxum para que ele contasse a ela os segredos do oráculo.

Exu no Carnaval e a relação dos orixás com a festa

Índice do Conteúdo

Normalmente, a música é uma parte muito importante das religiões, pois por meio delas as pessoas se conectam com a espiritualidade de uma forma mais pura. Assim, nas religiões de base africanas não seria diferente.

Além disso, existem muitas coisas em nossa cultura que tem base no que recebemos da cultura africana, e a música é uma delas, temos:

  • samba;
  • maracatu;
  • maxixe;
  • lambada.

E o que essas músicas e as músicas religiosas africanas têm em comum?

O tambor!

O “batuque” é uma forma de dar ritmo, quase acompanhando as batidas dos corações. Além disso, eles também eram usados como meio de comunicação e uma maneira de contar histórias.

E essa é a ligação mais forte entre os orixás e o Carnaval.

No carnaval, os tambores são usados enquanto uma história é contada. Já na religião, os tambores são usados para a conexão entre a música, a dança e a comunicação com o divino.

Mas além disso, também existe uma certa influência principalmente de Ogum e Exu no carnaval. Mas, para entendermos melhor essa conexão, vamos conhecer um pouco desses orixás.

Entre em contato com a sua espiritualidade com o auxílio dos nossos consultores!

Conhecendo Exu

Representado pelas cores preto e vermelho, Exu também é conhecido como o mensageiro, ou o orixá guardião da comunicação.

Entre os orixás, ele é o que mais se aproxima dos seres humanos em suas características. Ele é:

  • carismático;
  • brincalhão;
  • alegre;
  • atraente (uma das características que o liga também à vaidade).

Por causa de suas características Exu é muito relacionado com festas e eventos envolvendo as coisas carnais (uma das razões pela qual ele está relacionado ao Carnaval). 

Em sua história, Exu é enviado para a Terra para checar se seria um bom lugar para a morada dos orixás e para os seres humanos. Porém, depois de um tempo ele resolveu ficar na Terra, e acabou se tornando um dos orixás mais conhecidos.

Exu no carnaval

Conhecendo Oxum

Oxum, também conhecida como senhora das águas doces, é uma orixá representada pelas cores amarelo, ou dourado, e azul escuro.

Vista como uma força complementar a de Exu, Oxum representa:

  • amor;
  • graciosidade;
  • sensibilidade;
  • força feminina.

Devido a essa conexão de Oxum com o amor, ela também é muito cultuada nos jogos de Búzios, que assim como o Tarot do amor, podem ajudar a direcionar as pessoas em seus relacionamentos. 

E além disso é esse amor que também a liga com o carnaval, por causa das paixões que muitos encontram na festa.

Em sua história, Oxum, filha de Iemanjá e Orunmilá, queria muito aprender os segredos de seu pai, conhecido como o adivinho, porém ele negou esse desejo. Assim, Oxum seduziu Exu para que ele lhe contasse os segredos do oráculo, e foi quando ela aprendeu todos os segredos de seu pai.

Agora que já conhecemos um pouco de cada um dos orixás, vamos ver como são relacionados Oxum e Exu no carnaval. E para isso, ninguém melhor do que um verdadeiro especialista, como o nosso consultor Davi.

E se você quer saber como os búzios te ajudam, nossos consultores podem ajudar!

Exu no carnaval: a relação do orixá com a música

Conversamos com um de nossos queridos especialistas, o Davi, para saber da relação desses orixás com a festa mais popular do Brasil. Veja abaixo, na íntegra, o que Davi nos respondeu.

“Exu está totalmente ligado ao batuque e à dança. Principal recurso do carnaval. 

Os mais velhos contam que um certo dia, enquanto ocorria a grande construção, Zambiapungo o Ser Supremo dos cultos Angolo-Congoleses foi tomado por uma tão grande tristeza. 

Então, os Inquices resolveram agir cada um em seus propósitos e domínios a fim de agradar o Grande Ser. Até que cada um apresentou seus feitos, mas não era exatamente o que Zambi buscava.

Então, Zazi (Xangô) buscou nos oráculos uma forma de agradar ao grande pai e o Divino lhe revelou como fazer um tambor e assim, ele o fez, com a pele de um bode, fogo a fim de ressecar um pedaço do tronco de uma árvore e assim criou o que chamou de “Ng’oma” o nome do primeiro tambor. 

Ao som do batuque, foi Aluvaiá, também chamado de Exu, que dançou ao redor. Sendo assim, Exu é o patrono que rege a dança do carnaval. 

Contudo, através de sua dança, todos os filhos de Zambi foram inspirados a dançar também em um grande folguedo da carne e alma.

Dito isso, assim foi a primeira festa pelo mundo. Ao som do batuque, inspirado por Zazi e Exu dançando convidando todos ao redor. 

Desse modo, é Exu que nos inspira na dança, a expressão de regozijo e felicidade no carnaval. Onde houver um folião dançando e bailando ao som dos batuques, ali estará Exu a vibrar em perfeita sintonia.”

Exu no carnaval

O momento em que Oxum entra na história

“Quanto a Oxum, é um orixá cuja principal expressão visual está no ouro, na ornamentação de suas preciosidades, ostentadas ao longo do seu corpo. E isso evidencia com potencial a beleza. Beleza que envolve, encanta, seduz. 

Para Oxum, sem sombra de dúvidas, a beleza está nos olhos de quem vê e sendo assim, se a beleza está nos olhos de quem vê, também está a sedução, o charme que desperta o desejo

Dentre tantas oportunidades de se viver um amor, se tem o carnaval. 

Haja visto, todos já ouvimos a expressão “amor de carnaval“. E Oxum está representada e expressando-se através desses amores sim. 

O amor expresso pelo desejo da carne, a sexualidade aflorada, a busca substancial pelo prazer. 

Então, ao som dos tambores e na ginga de Exu, é Oxum quem chega e dá beleza a essa roda, trazendo consigo seu charme e o convite ao prazer

Se tem uma definição melhor de festa da carne, eu desconheço senhoras e senhores.”

Além de seu conhecimento dos orixás, o consultor Davi também faz o jogo de Búzios, Tarot do amor e outros oráculos.

Você também pode tirar dúvidas e pedir conselhos direto com o consultor Davi, aproveite!

Enfim, Oxum e  Exu no Carnaval às vezes podem não ser muito falados, porém não podemos negar sua importância e presença nessa festa tão animada. Assim sendo, se divirta, mas tome cuidado com os exageros.

Está cansada de romances passageiros? Aí vão três dicas para atrair o amor para a sua vida.


5/5 - (2 votes)

Estamos Online