Início Espiritualidade Superstição e significados – Conheça as mais populares superstições do Brasil

Superstição e significados – Conheça as mais populares superstições do Brasil

0
1038
superstição significado
superstição significado

Você está voltando para casa depois de um dia bem agitado no trabalho, está cansado e andando no piloto automático, a fim de chegar logo em casa e descansar. Quando de repente, um gato preto atravessa à sua frente. Você está cansado e decide não dar muita bola para aquilo, mas aí então, no caminho, surge uma escada e você não tem como desviar, e acaba passando por debaixo dela. E agora, o que vai ser da sua sorte daqui em diante? Esse é um texto para que você entenda mais sobre superstição significado

Índice – Superstição significado

Índice do Conteúdo

Pode parecer que não, mas há muita influência das superstições populares brasileiras em nosso dia a dia. Por mais cético que alguém seja, quando se depara com alguma superstição, pode não dar importância, entretanto, para afirmar seu ceticismo pensará “isso é superstição, eu não acredito”. 

Nesse sentido, está aí a prova de que as superstições populares e os seus significados influenciam nossa vida ao longo do tempo.

Quer saber sobre seu futuro ou então entender o momento presente em sua vida? Que tal fazer um jogo de búzios e saber o que o poder dos orixás tem reservado para você?

Clique aqui e faça um jogo, desvende os mistérios da sua vida!

Superstição e significado

Infelizmente a história do surgimento das superstições não é muito empolgante, pois vem acompanhada de um medo extremo das personalidades dos Deuses, pautadas em crenças que não levavam a lugar algum a não ser ao medo e a irracionalidade. 

Como por exemplo, a maldade que já foi e ainda é praticada contra os gatinhos pretos. Por muitos anos as crenças supersticiosas, traziam consigo a ideia de que os gatos pretos eram sinal de mau agouro, má sorte, azar extremo, mau presságio e assim por diante, então a ideia que nasceu no coletivo foi de banir esse mau das proximidades. 

Hoje em dia, não vemos nem ouvimos falar de tantas maldades contra esses bichinhos, mas sempre ouvimos pessoas negando carinho ou proximidade com os gatos pretos, por acreditarem em crendices que vieram do passado. 

De forma geral, o nome superstição é um termo pejorativo que se dá a crenças e práticas consideradas irracionais, ou medo das coisas desconhecidas. Possui muita relação com as crenças folclóricas. 

A crença predominante de um país define como superstição, as crenças que estão fora de seu escopo religioso ou visões da realidade, ou seja, exatamente o significado de superstição no latim “superstitio = algo que sobrou”. 

Origem das superstições e significados

Contudo é importante enfatizar uma coisa, as superstições e significados, fazem parte de crenças populares que foram surgindo a partir de antigos costumes e que foram sendo modificadas até se tornarem o que são hoje. 

Sendo assim, podemos até comparar as superstições com as mitologias, que surgiram quando nasceu nos seres humanos o desejo de atribuir significados para as coisas que não podiam ser explicadas até então. 

Cada país cria suas histórias e costumes de acordo com as suas crenças e culturas, o que pode dizer muito sobre como é a fé das pessoas de cada país. 

Mesmo assim, no Brasil existem muitas lendas que adquirimos do contato com povos de outras culturas e costumes, que vieram ao Brasil e trouxeram consigo as suas crenças, superstições e até mesmo suas mitologias. 

Superstições populares – Conheça as principais crenças tradicionais 

No começo do texto nós já relembramos duas das mais tradicionais superstições que existem no Brasil, que é a do gato preto e a de passar de baixo de uma escada, ambas relacionadas ao mau agouro e ao azar. 

Agora vamos conhecer outras das mais tradicionais superstições que existem pelo Brasil afora, e pensar em quão ricas são as imaginações e até mesmo a fé do povo brasileiro, aproveite para compartilhar esse conteúdo e relembrar com os amigos da época de infância, quando se dava muito valor a essas crenças populares. 

Se você deseja ter mais controle e prosperidade em sua vida financeira, sugiro que fale agora mesmo com um especialista, através da sabedoria dos oráculos eles podem guiar você pelo melhor caminho para que sua vida seja próspera e muito abençoada.

Fale agora com um especialista e seja próspero!

Espelho quebrado – Superstição significado

Se você quebrar um espelho, a lenda diz que isso te trará 7 anos de muito azar. Além disso, caso você se olhe por um espelho quebrado, isso significa que você quebrou a sua própria alma. Existe ainda outra lenda, você nunca deve se olhar no espelho à luz de velas, muito menos deixar que alguém se olhe ao mesmo tempo que você.

Chinelo virado

Nunca deixe que seu chinelo vire de “cabeça para baixo”, isso poderá trazer sérios danos à sua mãe!

Coceira na mão 

Fique atento, se a sua mão esquerda coçar isso significa que você pode estar prestes a ganhar muito dinheiro; se a mão direita coçar, significa que você pode receber uma visita inesperada.

Bater na madeira – Superstição significado

Antigamente acreditava-se que Deuses habitavam nas árvores, por isso, quando você estava numa onda de azar, ou fazia algo que poderia lhe trazer azar, bater em uma madeira oca, retirava todo o seu azar. É uma forma de crer nos deuses em troca da realização de desejos.  

Trevo de quatro folhas 

Da mesma forma, encontrar um trevo de quatro folhas pode retirar por completo todo o seu histórico de azar que estiver acumulado em você, revertendo tudo isso para muita sorte.

Orelha quente 

Se uma das suas orelhas estiver quente, a ponto de arder, pode ter certeza, bem ou mal tem alguém falando de você.

São Longuinho

Se objetos desapareceram, existe uma forma eficiente de encontrá-los, dê três pulinhos para São Longuinho. 

Gato preto – Superstição significado

Na antiguidade, os gatos pretos eram considerados bruxas que se transformavam em bichanos, cruzar com um gato preto representava muito azar. Contudo, os místicos acreditavam que se um gato preto entrassem em sua casa, ou se você acariciasse um deles, poderia trazer para sua vida muito dinheiro e sorte, e ainda, se um gato preto dobrar as suas pernas e se deitar sobre elas as escondendo, isso é sinal de uma tempestade a caminho.

Existem muitas outras histórias de crenças e superstições que fazem parte do imaginário brasileiro, como o medo com a sexta-feira 13, aranhas, vassouras, moedas e sal, há muitas coisas do nosso dia a dia que dizem totalmente a respeito de superstição e significados. 

Eu não sei se você reparou, mas aqui é tudo questão de fé, e relembrar algumas dessas superstições, me fez pensar em algumas simpatias poderosas para atrair aquilo que nós mais precisamos, que tal falar com um especialista e trazer novidades para sua vida através das simpatias?

Fale agora com um especialista e transforme a sua vida!

Rate this post

Estamos Online