Início Espiritualidade Saiba quem é Lilith | História, simbolismos e mitos

Saiba quem é Lilith | História, simbolismos e mitos

0
3119
Lilith

Divindade ou demônio? Lilith se encaixa nas duas categorias, mas isso depende mais das suas crenças do que da história em si. E falando em história, não existe algo comprovado, ou seja, o que ouvimos são baseados em lendas que vem desde o início dos tempos.

E se você quer entender mais dessa figura incrível, simbólica e tão importante, continue nos acompanhando!

Quem foi Lilith? As origens são incertas, mas não menos interessantes

Índice do Conteúdo

De acordo com a mitologia judaico-cristã, Lilith é a contraparte de Adão, o primeiro homem. Ou seja, ela teria sido a primeira mulher. Agora você deve estar se perguntando: se ela foi a primeira de todas nós, por qual motivo ela não está nas escrituras antigas? Boa pergunta.

De acordo com muitas lendas dispersas pelo mundo, Adão e Lilith foram concebidos por Deus da mesma forma. Uns falam que foi do barro moldado, outros falam que foi da poeira da Terra.

Dessa forma, Lilith percebia-se igual a Adão, mas ele não a via assim… Ele queria ao seu lado uma companheira submissa, inclusive na hora do sexo. Vendo isso, Lilith procura mostrar que são iguais e que não suportava essa disputa por poder e dominação.

Com essa ideia de igualdade e liberdade, Lilith desagrada tanto a Deus quanto a Adão, sendo relegada a vagar pelo deserto e ser esquecida na história. E uma prova dessa punição é que Lilith, na Bíblia, é citada apenas uma vez: Isaías 34:14.

“E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si.”

Compreenda a energia de Lilith por meio da Interpretação dos sonhos

Quem é Lilith hoje? O que ela representa?

Como eu disse logo no início, algumas religiões usam a imagem de Lilith como a de um demônio, o famoso súcubus, que carrega um presságio de mau agouro e até mesmo um ar traiçoeiro.

Mas essa visão estreita está mais relacionada às religiões judaico-cristãs que enxergam a mulher  como um ser submisso, frágil e impotente. Há quem acredite nisso, eu não.

Se tem gente que a vê como a personificação do mal, também tem gente que a enxerga como uma deusa. Sim, muitas religiões pagãs e neo-pagãs, como a Wicca, têm Lilith como uma deusa que representa a força feminina e a energia do mundo!

Seria Lilith a primeira feminista do mundo?

Sim, existe a grande possibilidade de Lilith ser a primeira feminista retratada na história. Só para lembrar, feminista não é a mulher que odeia o homem, mas é aquela que luta pelos direitos iguais.

E direitos iguais incluem coisas simples, como a equiparação salarial, respeito e valorização. E, como já foi dito, Lilith foi feita da mesma forma que Adão e queria os mesmos direitos, assim como não queria ser apenas a dominada durante o sexo.

Experimente a energia feminina no tarot e responda suas perguntas!

Ouviu o chamado de Lilith? Então monte um altar e se aproxime mais ainda da deusa!

A energia feminina de Lilith é muito benéfica para quem quer viver em plenitude toda essa força e não aceita a submissão. Mas como fazer isso?

E se eu te disser que você pode montar um altar? É isso mesmo, é possível montar um mini altar com tudo que representa a deusa Lilith:

  • Figura feminina de argila/barro
  • Figuras e esculturas de serpente e coruja
  • Espelho
  • Vinho tinto
  • Cristais como obsidiana, olho de tigre e também âmbar
  • Selos de Lilith desenhado em papel ou tecido

Lilith - Sigilos

Após montar um lindo altar, o que acha de montar sua própria oração? Se você não se sente muito a vontade de criar sua própria oração, nós temos uma para você. Confira:

Oração para Lilith

“Lilith, eu te invoco, eu te adoro, eu te desejo

Lilith, Deusa da lua nova e das mulheres, Ilumina meu templo em luz negra

Lilith, acende em mim a excitação da carne sob o domínio da mente

Lilith, grande Mãe, irmã, amante, dá-me conhecimento.

Lilith, embriaga-me de seu ser, deixe eu agarrar sua majestade

Lilith, abismo atemporal, você destrói meus medos revelando o conhecimento secreto

Lilith, liberte meus inimigos do seu ódio e inveja que sentem por mim

Lilith, consuma-me em seu abraço, no turbilhão do horizonte estrelado.

Que assim seja!”

Dica: essa é uma ótima oração para ser feita hoje, dia 31 de julho, Dia do Orgasmo, para entrar em contato com a sua energia feminina que possa estar adormecida.

E se você tem dúvidas sobre o amor o que acha de experimentar o Templo de Afrodite?

Templo de Afrodite: o tarot do amor para todas as suas perguntas

Eu acredito que você também vai gostar dessas matérias:

Um grande abraço e até a próxima! 💙

Rate this post

Estamos Online