Início Espiritualidade Quem é a Mãe Natureza: significado e formas

Quem é a Mãe Natureza: significado e formas

0
3840
Mãe Natureza significado

 

Quem nunca ouviu falar da Mãe Natureza e seu significado? Contudo, de acordo com a cultura de origem, a Mãe Terra pode ter diferentes formas e nomes, mas todos eles estão relacionados com o divino feminino.

E você sabe por que podemos dizer que a mãe natureza é vida para nós?  

Para que você conheça mais sobre essa força tão poderosa, vamos conhecer a mãe natureza e seu significado em cada cultura.

Nesse texto você vai ver: 

  • Qual a importância da mãe natureza: a mãe natureza está presente em todas as culturas e seu significado está sempre ligado à vida, fertilidade e proteção.
  • O sagrado feminino: o sagrado feminino é uma filosofia que tem ganhado cada vez mais espaço, pois ajuda as mulheres a se conectarem com elas mesmas a partir das diferentes divindades femininas
  • Mãe Natureza de diferentes culturas: Gaia, Pachamama, Ostara, Nerthus, Haumea, Pele, Priti.

Mãe Natureza: significado espiritual

Índice do Conteúdo

Apesar de ter diferentes representações em cada cultura, a Mãe Natureza tem um significado muito importante em todas elas, e isso pode gerar uma dúvida:

Como se chama a Mãe Natureza?

Por causa das diferentes culturas, a Mãe Natureza, ou Mãe Terra, pode ser conhecida por vários nomes:

  • Gaia;
  • Pachamama;
  • Prithivi Mata;
  • Haumea;
  • Freya;
  • entre outros.

Mas por que a natureza é nossa Grande Mãe?

Por mais que as culturas sejam diferentes, o significado dessas figuras estão sempre ligados à qualidades fortíssimas, pois a Mãe Natureza é aquela que traz a vida e sustenta sua criação.

Sendo assim, a figura da Mãe Terra na espiritualidade sempre teve muita força, e muitos ainda a reverenciam e fazem rituais para agradecer às bênçãos que ela traz para a terra. Então, venha comigo e vamos conhecer mais desse poder!

Se conecte com as energias da Mãe Natureza com a ajuda da meditação guiada!

Mãe Natureza e o significado do divino feminino

Cada cultura tem a sua representação da Mãe Terra, e foi a partir dessas divindades que surgiu a filosofia do Sagrado feminino, que vem ganhando cada vez mais espaço.

Nessa filosofia, a mulher é encorajada a aceitar os seus ciclos e entender mais sobre ela mesma, a partir da relação que as divindades femininas têm com a natureza:

  • harmonização;
  • força espiritual e emocional;
  • ciclos;
  • fertilidade.

E é com a conexão com as deusas, e por consequência com a natureza, que a mulher consegue se aceitar como parte poderosa de uma criação

Assim, para te ajudar com essa conexão, vamos conhecer as diferentes formas da Mãe Natureza e o significado dela nas diferentes culturas.

Gaia, a Mãe Natureza da Grécia Antiga

Quando mencionamos a Mãe Natureza, muitas pessoas já pensam em Gaia, a mãe dos titãs, isso porque a nossa cultura foi muito influenciada pelos gregos. 

Mas qual é o real poder de Gaia,  Mãe Natureza?

Apesar de ser conhecida principalmente por ser a mãe dos titãs, de acordo com a mitologia, Gaia gerou sozinha o céu, o mar e as montanhas, um dos motivos que deu a ela o posto de Mãe Terra. Contudo, além de Mãe Natureza e seu significado de fertilidade, Gaia também representa:

  • proteção;
  • feminilidade
  • controle sobre os elementos (fogo, terra, água e ar);
  • força.

Da mesma forma, Gaia, também era a responsável pelo início e fim dos ciclos, assim, sendo venerada e funerais para que iluminasse o fim do ciclo daquela pessoa.

Mãe natureza: significado de Pachamama

Assim como Gaia, Pachamama é uma figura extremamente forte da Mãe Terra na espiritualidade, principalmente para o divino feminino.

Ela veio da cultura Inca, e é a referência de Mãe Terra de muitos países da América Latina.

De acordo com a crença, Pachamama está relacionada aos ciclos e à fertilidade, mas além disso ela também representa:

  • nutrição;
  • proteção;
  • vida;
  • harmonia.
Mãe Natureza significado
Mãe Natureza significado

Ostara e a fertilidade

Apesar de não ser chamada de Mãe Natureza, Ostara é a deusa da primavera anglo-saxã, considerada como um dos aspectos da deusa Frigga (ou Freya), a deusa-mãe da cultura nórdica.

Além disso, Ostara também é um símbolo de grande fertilidade, sendo cultuada no Equinócio de primavera, onde as terras voltam a ser  frutíferas e o equilíbrio é restaurado. Igualmente ela representa:

  • renovação;
  • amor;
  • esperança.

Consiga também o seu equilíbrio com a mensagem que o Tarot dos Anjos tem para você!

Nerthus, a pacificadora

Nerthus é mais uma divindade nórdica associada à Grande Mãe. Seu nome significa força,  e uma vez ao ano, ela sai de sua morada coberta por um véu para trazer paz à humanidade.

Em seu templo não eram permitidas armas e nenhum objeto de ferro, e todo ano, seus adoradores levavam as estátuas de seus templos ao mar, onde era sua verdadeira morada.

Haumea: a deusa-mãe da cultura havaiana

Uma das maiores divindades havaianas, Haumea é a deusa da fertilidade e do parto, sendo cultuada até hoje nas ilhas mais antigas do Havaí.

De acordo com a mitologia havaiana, Haumea tem um bastão mágico, que usa para se transformar em jovem, e voltar para casa de tempos em tempos para povoar a Terra. 

Inclusive, uma de suas filhas também é uma divindade feminina muito importante na mitologia havaiana: Pele, a deusa do fogo.

Pele e a força do ciclo

Assim como Haumea, Pele é uma divindade havaiana, e é conhecida como a deusa do fogo e dos vulcões, mas o seu poder não se resume a isso.

De acordo com a mitologia, Pele seria a criança sagrada de Haumea, mas o seu temperamento a fez ser expulsa de sua ilha pelo próprio pai. Depois disso, Pele velejou por muito tempo até que encontrasse uma nova morada, onde fez várias crateras vulcânicas.

Toda vez que um vulcão entrava em erupção, sua ilha crescia mais e mais, pois apesar da destruição da lava, ela era extremamente poderosa, e nutria a ilha para que pudesse crescer. Com isso, Pele também começou a ser chamada de deusa da destruição e criação.

Mãe Natureza significado
Mãe Natureza significado

Mãe natureza: o significado de Prithvi Mata

A Mãe Terra das culturas hidu e budista, Prithvi Mata, ou Priti, é um grande símbolo de fertilidade e proteção.

De acordo com a crença, foi Priti que protegeu Gautama Buda e presenciou seu momento de iluminação, além de afastar as tentações para que ele pudesse chegar a esse momento. Além disso, ela também está relacionada à figura da vaca, pois na história, foi a partir do leite que a terra foi regada e se tornou fértil.

Enfim, independente da cultura, a Mãe Terra está sempre associada à proteção e fertilidade, e é por isso que ela é considerada vida, pois é a partir dela que conseguimos forças para a nossa própria existência.

Contudo, conhecer sobre a Mãe Natureza e seu significado não é o suficiente se você não souber agradecer às bênçãos da vida. Sendo assim, conecte-se com você mesma e aproveite a vida, pois você também faz parte das dádivas da Mãe Natureza.

 Até a próxima!

Trabalhe no seu autoconhecimento e explore seu potencial com os nossos especialistas!


Conheça alguns mantras para te ajudar a se conectar com a sua essência e com o mundo.

Rate this post

Estamos Online