Início Espiritualidade Cristianismo São Longuinho – o Santo que encontra o que foi perdido

São Longuinho – o Santo que encontra o que foi perdido

Santo Longuinho

Celebra-se em 15 de março o dia de São Longuinho, sua história cristã começa no momento em que recebe um milagre realizado por Jesus Cristo. Muito conhecido também pela simpatia de São Longuinho 3 pulinhos, para encontrar um objeto perdido, seus milagres são incontáveis e por isso ele foi reconhecido como Santo pela Igreja Católica.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

São Longuinho, possuía na verdade o nome de Cássio e ficou conhecido como Longinus, nome que significa “uma lança”, arma que ele geralmente usava quando era soldado.

A História de São Longuinho

Índice do Conteúdo

O importante de conhecer quem foi São Longuinho, deve-se ao fato dele testemunhar um dos últimos milagres de Jesus antes da ressurreição. Longinus tinha baixa estatura, servia a Roma e acompanhava a corte em suas festas e orgias. No meio da embriaguez as pessoas perdiam muitos objetos e devido a sua altura, Longuinho os encontrava facilmente e devolvia aos donos. Esta sua fama que antecede a sua conversão ao cristianismo tornou-se também a principal característica do Santo.

O milagre que mudou a vida de Longinus, foi na crucificação de Cristo, pois ele era um dos soldados que guardavam o corpo do Messias na cruz e verificava se ele já havia falecido. Com uma vista muito ruim, ao cravar sua lança no peito de Jesus, fez um profundo ferimento que chegou ao coração dele. O sangue que caía jorrou em seu rosto e cobriu os seus olhos, e ao limpar ele notou que sua visão estava perfeita. Assustado com o ocorrido e crente de que a pessoa crucificada realmente era o Filho Prometido capaz de realizar milagres com ajuda divina, Cássio então tornou-se o Santo São Longuinho que conhecemos atualmente, abandonou o exército romano e passou a pregar sobre o Evangelho.

Foi denunciado e perseguido pelo Governador da Capadócia, e teve seu julgamento nas mãos de Pôncio Pilatos, onde foi declarado culpado por ter desertado, a condição para ser perdoado era a de abandonar sua fé. São Longuinho então, decidiu morrer em nome de Cristo e assim foi torturado brutalmente e depois decapitado.

História da Canonização de São Longuinho

A sua própria canonização foi um milagre realizado em seu nome. Em 999, quase mil anos depois de sua morte, o Papa Silvestre II deu entrada na canonização de Longinus. Só que, devido ao longo período de coleta de dados a maioria dos documentos e registros sobre seu nome e milagres haviam se perdido. O Papa rezou e pediu ajuda de Longuinho para encontrar estes documentos e poder provar todos os milagres que ele fez em nome de Cristo. Os documentos que estavam dados como desaparecidos logo mais foram encontrados.

Simbolismo dos objetos de São Longuinho

A lança de São Longuinho

Considerada um objeto Sagrado por ter perfurado o Sagrado Coração de Cristo. Esta lança é a prova de que o sangue de Jesus é capaz de curar qualquer mal.

A lanterna de São Longuinho

A sua lanterna simboliza a luz e o poder de encontrar objetos perdidos.

Alforje de São Longuinho

Simboliza sua trajetória espiritual, o processo de um homem torturador a um seguidor fiel a Cristo.

O cajado de São Longuinho

Seu cajado representa o apoio da fé para conseguir mudar seu caminho e seguir em paz.

Oração de São Longuinho

“Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar.

Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado.

Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém! (Dizer o nome do objeto perdido e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria)”.  

Novena de São Longuinho

Oração inicial

“Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo, coloco-me em Tua Augusta presença para suplicar-te pela tua Misericórdia o perdão de meus inúmeros pecados, o aumento da fé nos mistérios da Santa Igreja e a graça da intercessão de teus santos amigos.”

Primeiro Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que, antes de vossa conversão, não conhecia Jesus, e enquanto secular vivia no mundo errante a embebedar-se dos pecados, intercede por nós a Jesus para que Ele nos preserve dos perigos deste mundo físico e espiritual, e a graça de (dizer o que deseja).” – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Segundo Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que, antes de vossa conversão, estavas presente e, como soldado romano, flagelastes, blasfemastes e crucificastes Jesus estando com o coração ensoberbado de razão, não sabíeis que já estavas sendo transformado por Ele. intercede por nós a Jesus para que o nosso coração seja aquebrantado e não conheça a soberba e o orgulho, reclama a conversão de todos os que flagelam e maltratam o coração de Deus com pecados abomináveis, e a graça de (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Terceiro Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que, antes de vossa conversão, no alto do calvário transpassastes o lado de Cristo perfurando seu Sagrado Coração com uma lança, sendo posteriormente lavado por seu Sangue e a Água. Intercede a Jesus por nós para que sejamos remidos de nossos pecados e sejamos lavados hoje com seu Sangue recebendo como vós a graça da verdadeira conversão. Pede por toda a Santa Igreja militante que nasceu desta chaga, para que seus filhos sejam firmes e fiéis a sua vocação missionária. E a graça de (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Quarto Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que tinhas os olhos debilitados por uma doença ocular e, no alto do calvário ao receber em teu rosto o Sangue e a Água do lado que vós mesmo abristes, fostes curado, sendo essa graça a prova física para a tua confissão “Este homem era realmente o Filho de Deus!” (Mc 15, 39). Pedimos-te, intercede a Nosso Senhor Jesus por todas as pessoas que tem problemas oculares, todos os cegos e todos os que têm a vista perturbada, assim como a graça de  (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Quinto Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que fostes banhado pela Misericórdia Divina sendo o primeiro romano a converter-se e a confessar a Filiação Divina de Jesus, ensina-me a apaixonar-me cada vez mais por esse coração transpassado. Alcança de Jesus a Misericórdia para a Santa Igreja que peregrina neste mundo errante, pede pelas almas do purgatório que alcancem deste sangue e água todos os dias derramados em todos os altares de todo o mundo o alívio e a abreviação de seus sofrimentos. E a graça de (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Sexto Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que, curado da cegueira física mudastes vossa vida com uma verdadeira conversão, intercede pelos pecadores em geral, por nossos Jovens cegos de espírito que tanto de perdem por falta de oração e testemunho. Clama a Jesus que nos livre de toda cegueira espiritual que não nos permite ver as maldades e a malícia por trás de cada ação neste mundo. Não deixa que os jovens padeçam sem a graça de uma profunda conversão. E te pedimos a graça de  (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Sétimo Dia

“Nós vos pedimos, São Longinho, vós que abandonastes o exército romano, assumindo outra armadura, a de soldado de Deus. Ensina-me a abandonar as vestes do pecado e do homem velho e a assumir as vestes de santidade, a Armadura de Deus e a lutar neste mundo, como vós, contra o inimigo e a defender o direito de Deus, isto é, todo homem filho Seu, e a Santa Igreja por onde eu passar. Pede pelas intenções do Santo Padre o papa, por sua saúde física e espiritual, assim como a graça de (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Oitavo Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que vos tornastes monge e percorrestes, peregrino, a Cesárea e a Capadócia anunciando com sua vida, Jesus Misericordioso e o que Ele fez em vós, intercede por todos os missionários que vivem para o evangelho ser propagado, por todos os sacerdotes, ordens e comunidades de vida consagrada, para que tenham coragem e ousadia de enfrentar até a morte se preciso pelo evangelho, e que sejam santificados como tu foste por estar no mundo sem pertencer mais a ele. Intercede por minha santificação a graça de (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Nono Dia

“Nós vos pedimos São Longinho, vós que fostes preso e torturado por sua fé cristã, arrancando-lhe seus dentes e sua língua antes de vossa morte, derramando vosso sangue por amor a Cristo. Intercede por todos os cristãos perseguidos, por todos os que passam necessidades, por todos os cativos do inimigo físico e espiritual, para que sejam libertados. Pede também que nossa voz não se cale e que sejamos a voz da igreja neste mundo a anunciar e denunciar o pecado. Pede que contemplemos, sendo dignos, um dia a Face de Deus como vós hoje contemplastes na glória. Te pedimos a graça de (dizer o que deseja) “. – Rezar um Pai Nosso, Glória ao Pai e Ave Maria.

Oração Final

“Suplicamos-vos Eterno Pai e Senhor nosso que pelas virtudes de São Longino e pelos méritos que ele alcançou de Tua Suprema Majestade, seja-nos concedidos as graças que hoje te pedimos por sua intercessão assim também como as que não sabemos que precisamos. Pela poderosa intercessão da Imaculada e sempre Virgem Santíssima Mãe das Dores. Amém”.

A imagem de São Longuinho como um torturador romano desapareceu a partir do momento que ele reconheceu o poder de Jesus Cristo e aceitou o seu amor de coração. A Oração a São Longuinho é capaz de encontrar qualquer coisa que tenha perdido em seu caminho e iluminar nossa estrada para que nós não nos percamos do amor de Cristo.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online