Início Terapias Alternativas Aromaterapia Os benefícios dos óleos essenciais – Pela Consultora Bárbara

Os benefícios dos óleos essenciais – Pela Consultora Bárbara

Índice

Índice do Conteúdo

Os óleos essenciais tem sido usados há milênios por diversas culturas tradicionais como os egípcios, judeus, chineses e indianos, como medicina na prevenção e tratamento de todo tipo de dores, desconfortos, enfermidades e doenças. Eles são extraídos das plantas, isto é compostos aromáticos das plantas, cuja composição é um óleo de cadeia muito pequena. Se você já entrou em um jardim de rosas, jasmim ou lavanda e sentiu um forte aroma das flores no ar, sabe do que eu estou falando! O aroma que sentiu veio do óleo essencial que é difundido pelo ar.

Quer saber mais sobre sua vida? Faça agora um atendimento completo e esclareça todas as suas dúvidas. Clique Aqui!

História dos Óleos Essenciais

Os óleos passaram a ter mais destaque na cultura ocidental, durante a peste bubônica percebeu-se que algumas pessoas se mantiveram saudáveis mesmo frequentando o cemitério dos doentes. E quando se investigou o que elas tinham de diferente, foi descoberto que essas pessoas comercializavam ervas e especiarias e carregavam consigo uma combinação de óleos essenciais de cravo da índia e eucalipto, que hoje sabe-se que possuem grande poder bactericida e anti-inflamatório, sendo muito eficientes em combater infecções por vírus e bactérias.

Atualmente, essas essências são utilizadas em praticamente tudo! Existem óleos específicos para combater doenças, reduzir dor, curar disfunção hormonal, melhorar aspecto da pele, curar queimaduras, reduzir ansiedade e depressão, auxiliar no trabalho de parto. Também são usados como aromatizadores de ambiente, como agentes bactericidas e fungicidas em produtos de limpeza, como relaxantes terapêuticos em óleos e cremes de massagem, e até mesmo como agentes de beleza em cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Curiosidade

Muitos dos medicamentos que usamos hoje em dia são o resultado de tentar isolar o composto ativo do óleo essencial para usá-lo como remédio para tratar uma doença específica. Por exemplo, a aspirina (ácido acetil salicílico) é derivada do composto do óleo essencial de wintergreen (Salicilato de metilo).

Por essa razão, é comum hoje em dia vermos pessoas que buscam uma vida mais natural, equilibrada e saudável se voltarem para as medicinas tradicionais, usando óleos essenciais como forma alternativa no tratamento de enfermidades, para o cuidado com a pele, e higiene pessoal, pois eles são muito menos nocivos para a saúde e podem, em alguns casos, ser mais eficientes que medicamentos farmacêuticos quando combinados e usados de forma correta.

Mas vale lembrar que não é por ser um produto natural que podemos usar de qualquer forma, em qualquer quantidade. Pois os óleos essenciais são muito concentrados: até 10 vezes mais concentrados do que na forma in natura na planta original. Então, podem sim gerar intoxicação se usados em quantidades e maneiras inadequadas.

Lembre-se também de checar a qualidade do óleo: tenha certeza se é puro ou se é diluído em outro óleo mineral/vegetal; e o mais importante: não se pode ingerir os óleos essenciais – com raras exceções.

Para fazer uso dos óleos essenciais e obter seus benefícios medicinais é preciso diluí-los em difusores aromáticos, ou em cremes hidratante, óleo de côco ou de massagem, ou ainda usar 1 ou 2 gotas sobre a pele massageando a área corporal a ser tratada.

10 usos comuns dos óleos essenciais para sua saúde  

E antes de iniciar minha orientação, quero lembrar você de consultar um médico, naturopata ou aroma-terapêuta especialista em óleos essenciais, para se certificar de que você não tem nenhuma alergia, e para que eles possam ajustar as dosagens e posologias para você obter os benefícios indicados! Pode também me consultar ou algum outro aroma-terapêuta aqui da iQuilibrio.

Ruduzir stress, ansiedade e insônia

  • Gota de óleo essencial de Lavanda no travesseiro, ou na testa ou peito ajuda a controlar a ansiedade, combate a insônia, e ajuda ter uma boa noite de sono.

Melhorar o Sistema digestivo

  • Óleo de laranja, bergamota ou limão são bons óleos para aumentar seu sistema imunológico, melhora a digestão, desintoxica o fígado e a vesícula. Usar em sprays e difusores, ou esfregados na pele.
  • Óleo essencial de hortelã pode ser esfregado no estômago ou nos pés para melhorar o sistema digestivo, reduzir os sintomas de gastrite e síndrome de intestino irritável

Equilíbrio hormonal da tireóide e dos hormônios do stress

  • Óleos essencial de Tulasi ou manjericão sagrado: característica adapto gênica – equilibram os hormônios – e diminuem cortisol. Ajuda combater o hipotireoidismo. Modo de usar: difusão no ar, ou dilua 1 gota no óleo de côco para esfregar na pele do pescoço em volta da tireoide;
  • Óleo Essencial de Camomila (roman chamomille): ação calmante, reduz stress, reduz e equilibra os hormônios do stress. Melhor uso em difusor de ar. Ação anti-inflamatória e que combatem a dor crônica
  • Óleo essencial de Cúrcuma: é o mais poderoso anti-inflamatório! Combate a dor, estimula produção de células tronco. Use 1 ou 2 gotas em difusor de ar ou creme/óleo de côco, aplique na pele.
  • Óleo essencial de Alecrim: aumenta função cerebral, reduz inflamação. 1 gota nas têmporas pra aliviar dor de cabeça, ou aumentar concentração(trabalho/estudo).
  • Óleo essencial de Frankincense ou Olíbano : é adaptogênico (regula os hormônios), modula e equilibra sistema imunológico;
  • Óleo essencial de Mirra – acalma, tira umidade, anti-inflamatório, melhora o humor: difusão ou 1, 2 gotas em óleo de côco ou hidratante

Combater a depressão

  • Óleo essencial de Bergamota – melhora o ânimo e energia, tira a sensação de torpor. Use em creme hidratante, ou em difusor de ar;
  • Óleo essencial de Ylang-ylang – Melhora o humor e dá energia e disposição. Use em creme hidratante, ou em difusor de ar

Controlar o Déficit de atenção e hiperatividade: aumenta foco e concentração

  • Óleo de Madeira de cedro. Óleo que aumenta a concentração, foco, melhoram a saúde cerebral . Use em difusor de ar, sprays de ambiente, creme hidratante para as mãos e pés.

Conheça mais a consultora Bárbara

Especialista em Anjos, a Bárbara consegue enxergar por meio desses seres da Luz, quais os melhores caminhos que os consulentes devem seguir. As mensagens dos Anjos são transmitidas em suas consultas e ela consegue se conectar diretamente com o seu Anjo da Guarda, podendo até te dizer qual é o Anjo que te acompanha nessa vida. Faça previsões, receba orientações e aprenda também a agradecer aos seus guardiões com essa consultora. Para realizar um atendimento personalizado, clique aqui e fale com ela ou agende sua consulta!

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Bárbara

Rate this post

Estamos Online