Início Espiritualidade Cristianismo Saiba mais sobre as histórias: São Lázaro de Betânia e São Lázaro...

Saiba mais sobre as histórias: São Lázaro de Betânia e São Lázaro O Leproso

Lázaro

Em 17 de Dezembro comemora-se o dia de São Lázaro e Lázaro, o leproso. Ambos são exemplos de humildade e fé, um por sempre acreditar em Jesus, e das migalhas e devoção sobreviver à maldade daquele que tinha tudo, mas não compartilhava nada, o outro por se dedicar tanto à Palavra de Deus que consequentemente transformou-se no amigo de Jesus, o acompanhando fielmente em sua jornada.

Converse com um dos nossos consultores e receba conselhos exclusivos através dos salmos bíblicos! Clique Aqui.

A diferença entre Lázaro, o leproso e São Lázaro de Betânia

Índice do Conteúdo

A história de Lázaro, o leproso, é retirado de uma parábola contada por Jesus no Evangelho de São Lucas 16, 19-31, que por curiosidade é a única que contém o nome do personagem principal, e por isso muitos estudiosos e pesquisadores acreditam que o humilde Lázaro realmente existiu. Diante de toda sua história de fé perante tamanho sofrimento foi nomeado como protetor dos leprosos e dos mendigos. Esse Lázaro é o mais conhecido e venerado pelos fiéis da Igreja Católica no Brasil.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

Diferente de São Lázaro, que é amigo de Jesus e que assim foi ressuscitado por Ele no quarto dia de sua morte. Quando Lázaro morreu, conta no Novo Testamento que foi o único pelo qual Cristo chorou, mostrando assim grande afeto e o sinal do quanto ele era importante na sua jornada em sua curta vida.

A História de Lázaro, o leproso

A parábola “O rico e Lázaro“:

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.”

Para todos aqueles que buscam o crescimento espiritual, e contam com a ajuda dos Anjos para conquistar tudo que precisam, seja no âmbito amoroso, profissional ou pessoal.Clique Aqui e peça a jogada especial de Tarot dos Anjos!

A história de São Lázaro de Betânia

A história de São Lázaro começa em Betânia, ele era irmão de duas mulheres devotas do Messias que chamavam: Marta e Maria. Eles hospedavam Jesus enquanto estavam em suas andanças.

Leia Mais > Santa Maria Madalena – A Padroeira dos Arrependidos

Lázaro era um homem de origem muito nobre, de grande honestidade e família religiosa, e Jesus fez a ressurreição de Lázaro no quarto dia de sua morte a pedido de Marta. Tamanha era a dor de Cristo em ver seu fiel amigo morto que esta é a única vez que vemos em toda história da vida do Messias a citação de que ele havia chorado.

Vale ressaltar que foi um dos maiores milagres de Jesus e o último realizado por ele enquanto vivo, essa passagem está retratada em João, 11.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” João 11:25

“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” João 11:43-44

Quando Cristo foi perseguido e decidiram matá-lo, o próprio Lázaro foi assassinado também, porque ele era prova viva que Jesus poderia vencer a morte.

Seu túmulo está localizado em Constantinopla, foi erguido por Leão VI e várias Igrejas e Capelas foram surgiram desde então sua homenagem.

Oração de São Lázaro

Oração 1

“Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja Católica; dai-me um coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos; abri meus olhos para ver e compreender aquilo que se diz por aí: “O que aqui se faz, aqui se paga”, é uma sentença falsa e enganosa, porque a justiça perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno, para que eu não venha a me arrepender quando já é tarde, como aconteceu com o rico da parábola.
São Lázaro rogai por mim e por meus irmãos.
Amém”

Oração 2

“Oh! Milagroso São Lázaro, grande Amigo de Jesus, valei-me nesta hora de aflição, preciso de Vossa valiosa ajuda para vencer as lutas do dia-a-dia e as forças malignas que procuram tirar-me a paz. Oh! Milagroso São Lázaro, cheio de feridas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar o meu corpo com enfermidade. Oh! Milagroso São Lázaro, ressuscitado por Jesus Cristo, iluminai os meus passos, afim de que por onde eu andar, não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer. E, guiado pela Vossa luz me desvie de todas as emboscadas preparadas pelos meus adversários (inimigos). Oh! Milagroso São Lázaro, guardião das almas, estendei Vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, dos perigos contra a vida, da inveja e de todas as obras malignas. Oh! Milagroso São Lázaro, que comia as migalhas caídas da mesa dos ricos, abençoai a minha família, o meu pão de cada dia, a minha casa, o meu trabalho, a minha Igreja, os meus passos, cobrindo-me com o véu da prosperidade, do amor, da saúde e da paz. Que a minha família se mantenha sempre unida, por Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso mestre, na força e luz do Espírito Santo. Amém!”

Novena de São Lázaro

Rezar durante os nove dias a Oração abaixo, e no final completar com uma Ave-Maria, um Pai-Nosso e Glória ao Pai.

Oração

“Ó bendito e glorioso Lázaro de Betânia,
Amparo e apoio de Marta e Maria,
A ti chamo.

Ó amado e sempre vivo espirito de graça
com a mesma fé e amor
com que Jesus chamou à porta do teu sepulcro,
de onde saíste vivo e curado,
depois de teres estado pelo espaço de quatro dias consecutivos com o teu corpo enterrado,
sem teres dado o mais leve sinal de impureza e imperfeição.
Assim, também eu te chamo hoje à porta do teu santo espirito
para que, com a mesma fé que Deus infundiu em ti, nos concedas a união das Igrejas em Cristo,
invocando o incomparável amor com que Deus te quis recompensar
e a resignação com que soubeste sofrer nos tempos da tua vida material.
Amém”

Novena de Lázaro, o Leproso

Rezar durante os nove dias a Oração abaixo, e no final completar com uma Ave-Maria, um Pai-Nosso e Glória ao Pai.

Oração

“Ó Deus, grandeza dos humildes
que fizestes São Lázaro distinguir-se pela paciência,
dai-nos, por suas preces e méritos,
a graça de amar-vos sempre,
e carregando com Cristo a cruz de cada dia,
sejamos livres da mortífera doença
que nos aflige o corpo e a alma.
Pelo nome de Jesus Cristo Nosso Senhor serei curado.
Que assim seja.”

Assim, no dia de são Lázaro, celebram-se as duas histórias que representam fé, amor e devoção. Ressaltando novamente que a Bíblia fala de diferentes homens, um que era pobre e cheio de chagas, padroeiro dos leprosos e mendigos, humilhado na mesa do rico, mas exaltado diante ao pai Abraão. E São Lázaro de Betânia que pela piedade e amor de Jesus foi ressuscitado.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online