Início Espiritualidade Cristianismo São Bernardo – o Padroeiro das causas difíceis

São Bernardo – o Padroeiro das causas difíceis

Santo Bernardo

Em 20 de Agosto comemora-se o dia de São Bernardo. Ele dedicou sua vida inteira para a propagação da fé e dos costumes principais que rondavam a vida de Cristo. Através da simplicidade e da humildade vivia colocando seu dom da oratória em prática, convencendo aquelas pessoas que estavam afastadas do amor de Cristo a retornarem à vida pela oração.

Aproxime também a sua vida de Deus através do amor, dedicação e devoção. Clique aqui e faça uma consulta com o Tarot do Anjos, receba mensagens de inspiração e sabedoria para enfrentar qualquer dificuldade em sua vida!

História de São Bernardo

Índice do Conteúdo

Bernardo nasceu na França, por volta do ano de 1090. Ele era filho de um nobre e de uma mulher virtuosa, tinha 7 irmãos e sempre se destacou por sua sabedoria e facilidade de comunicação.

Com 22 anos, entrou na Abadia de Cister, que era um mosteiro fundado por São Roberto de Molesme e foi nesse período que convenceu mais de trinta homens, incluindo diversos amigos para entrarem na ordem.

São Bernardo sempre se dedicou muito aos estudos e oração, praticou as regras do mosteiro com muita seriedade e rigidez. Tinha grandes dons para a oratória e por isso, através das conversas, conseguiu converter tanto o pai como também um dos irmãos para entrarem para o mosteiro, os quais mais tarde foram eternamente gratos a Bernardo.

Com apenas 25 anos, fundou a Abadia de Claraval e tornou o lugar conhecido por toda a França como também pela Europa. Todos falavam da humildade, caridade e principalmente da cultura profunda que era pregada no lugar, por isso cada vez mais pessoas se interessavam e convertiam-se.

A visão de São Bernardo

Bernardo teve uma visão com um menino cheio de luz divina, que dizia:

“Fala aos outros sempre, pois serás inspirado pelo Espírito Santo e receberás a graça especial de compreender as fraquezas das pessoas e ajudá-las.”

Assim, ele colocou em prática a Palavra de Deus e tudo o que a visão pedia e depois de muito esforço e trabalho, o mosteiro chegou a abrigar mais de 700 monges.

Com o passar dos anos, São Bernardo fundou mais 72 casas, além de participar do Concílio de Latrão, do Concílio de Troyes e do Concílio de Reims.

Sua devoção à Virgem Maria era insubstituível, quando estava na Alemanha em uma das igrejas, ele se ajoelhou e repetia fervorosamente:

“Ó Clemente; Ó Piedosa; Ó Doce Virgem Maria!”

Essa frase mais tarde compôs o Salve Rainha.

Mosteiros

Depois de quase mil anos, a Ordem Cisterciense ainda continua crescendo, junto com diversos mosteiros que o próprio São Bernardo fundou: 35 na França, 14 na Espanha, 10 na Inglaterra e Irlanda, 6 em Flandes, 4 na Itália, 4 na Dinamarca, 2 na Suécia e 1 na Hungria.

Além disso, aqui no Brasil temos uma cidade chamada de Claraval, que nasceu em volta de um grande mosteiro.

Falecimento

Em seu falecimento os monges rezavam fervorosamente para que Deus poupassem a vida de Bernardo, em meio a tudo isso o Santo disse:

“Porque desejais reter aqui um homem tão miserável? Usai da misericórdia para comigo e deixai-me ir para Deus.”

Assim, em meio à misericórdia, Bernardo faleceu em 20 de Agosto de 1153 aos 63 anos de idade.

Oração para São Bernardo

Oração 1

“Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo.
Amém.”

Novena de São Bernardo

Reze a oração abaixo durante 9 dias e finalize com 1 Pai-nosso, 1 Ave-maria e 1 Glória.

Oração Inicial para todos os dias

“Santo Abade de Claraval, São Bernardo, fervoroso servo de Maria, a Igreja o honra e o invoca universalmente como padroeiro das causas mais difíceis visto dirigir a Maria todo o seu fervor. Assim peço que com Maria, venha pedir por mim a Jesus. Eu estou sozinho e desamparado. Faça uso, eu imploro, do seu especial privilégio que Maria deu a voz para trazer um benefício visível e rápido a esse seu servo desesperado. Venha assistir a esse servo que está em grande dificuldade e grande necessidade de consolo e ajuda e atribulado e com sofrimentos.

Assim me consiga a graça (pedido), e ainda a graça da salvação de minha alma.

E que isto possa agradar a Deus. A vós, seu eleito para sempre. Eu prometo amado São Bernardo, sempre honrar-vos com fervor, e como especial padroeiro, encorajar a devoção a vós. Amém.”

Através da Palavra de Deus é possível se encontrar, aprofundando-se em um caminho de fé, amor e compaixão. Clique aqui, escolha seu consultor e comece hoje mesmo!

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online