Início Espiritualidade Cristianismo Santa Matilde – Uma prova de caridade sem limites

Santa Matilde – Uma prova de caridade sem limites

Matilde Santa

Celebra-se em 14 de Março o dia de Santa Matilde, mulher sábia que usou de toda sua humildade para explicar que o poder e a riqueza são meramente ferramentas para ajudar a passarmos por essa vida de forma mais justa e auxiliarmos os mais necessitados.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Os principais reis da Europa são descendentes da Santa Matilde e a própria coroa portuguesa que colonizou o Brasil são de sua descendência. Em uma época de submissão mostrou que o poder feminino pode ser muito maior e mais valioso do que as tradições pregavam. Suas grandes obras foram materiais e espirituais, sua influência está registrada na história.

A História de Santa Matilde

Índice do Conteúdo

Santa Matilde nasceu no ano de 895 na Alemanha, em uma família nobre. Teve sua educação em um convento onde aprendeu a ler, escrever e desenvolveu a paixão por política.

Sempre muito bela, chamou a atenção do Duque da Saxônia chamado Henrique I, com quem se casou aos 14 anos de idade. Logo Henrique tornou-se rei da Alemanha, por 20 anos os dois tiveram um matrimônio muito feliz e governaram de forma sábia o seu país. Segundo registros de história, o rei era muito justo e grande parte de seus atos e decisões eram influenciados pela Rainha Matilde.

Com o coração cheio de bondade, Matilde sempre ajudou os pobres e menos providos em tudo que podia, foram justamente tratados e procuravam sempre pela caridade da rainha que nunca virava as costas para ninguém que precisava. Foi graças à ela a construção de diversos hospitais, igrejas e escolas deste reinado, auxiliando no estabelecimento da paz entre Alemanha, França e Itália, e o domínio de impérios como o da Dinamarca. A Alemanha foi então o reino mais forte nesta época.

O sofrimento de Matilde iniciou com a morte de seu marido. Seus filhos passaram a guerrear pelo trono, mesmo com o decreto do pai de que o mais velho, Oton, seria o herdeiro. Essa disputa enchia o coração da rainha de tristeza e sua melancolia tornou-se maior, quando seu filho vencedor, Oton a exilou alegando que sua mãe gastava desenfreadamente o dinheiro da coroa com doações aos pobres, construindo hospitais e igrejas.

Neste período Matilde com o coração dilacerado foi viver no Mosteiro de Engern, onde ela se aprofundou ainda mais nas Escrituras Sagradas e em seus sacrifícios pelos pobres e em orações desesperadas pela iluminação das almas de seus filhos.

Reconciliação e perdão

Anos mais tarde, os filhos de Matilde perceberam o quanto foram ingratos e buscaram a mãe de volta, a devolvendo tudo que tinha direito. Matilde então recebeu toda a riqueza e repartiu entre todos que estavam na miséria e ordenou diversas construções para auxiliar aos pobres. Mas, decidiu que não viveria mais no palácio, retornando assim ao mosteiro e adquirindo o dom da profecia o qual ela usou para guiar vários fiéis com as mais belas e sinceras avaliações e orientações.

Morte de Matilde

Matilde faleceu no ano de 968, foi enterrada ao lado do marido e seu túmulo desde então é muito frequentado por devotos e fiéis que acreditam no poder da Santa. Ela se tornou muito conhecida na região da Europa e o dia de comemoração em seu nome é 14 de Março, dia de seu falecimento.

Oração a Santa Matilde

“Pai Celeste, pelos méritos de Santa Matilde, que procurou a caridade em tudo e em todos, nunca deixando de ajudar aos mais necessitados, nós Vos rogamos a graça de administrarmos os talentos e bens que tu nos deste para o bem de seus fiéis e da vossa Igreja. Amém. Santa Matilde, rogai por nós.”

O Pai Nosso de Santa Matilde

Este Pai Nosso é uma Oração feita pela Santa Matilde, onde ela pede pelas almas aflitas, procurando uma forma de mostrá-las o caminho do perdão e implorar a misericórdia divina:

“PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU
Peço-Vos humildemente: Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso,
que perdoeis às Almas do Purgatório, por não Vos terem amado nem prestado toda a honra que Vos é devida, a Vós, Seu Senhor e Pai, que por pura graça as adoptastes como Vossas filhas. Pelo contrário, por causa dos pecados, fecharam os seus corações onde Vós queríeis habitar para sempre.
Em reparação destas faltas, ofereço-Vos o amor e a veneração que o Vosso Filho Encarnado Vos testemunhou ao longo da Sua Vida terrestre e ofereço-Vos todos os actos de penitência e de reparação que Ele cumpriu e pelos quais apagou e expiou os pecados dos homens.

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório, por não terem honrado dignamente o Vosso Santo Nome: elas pronunciaram-No muitas vezes distraidamente e tornaram-se indignas do nome de cristãos pela sua vida de pecado.
Em reparação das faltas que cometeram, ofereço-Vos toda a honra que o Vosso Filho Bem-Amado rendeu ao Vosso Nome, por palavras e actos ao longo de toda a Sua Vida terrestre.

VENHA A NÓS O VOSSO REINO
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório porque não procuraram nem desejaram o Vosso Reino, com intenso fervor e empenho, este Reino que é o único lugar onde reina o verdadeiro repouso e a paz eterna.
Em reparação pela indiferença em fazer o bem, ofereço-Vos o desejo do Vosso Divino Filho através do qual Ele quis ardentemente torná-las, a elas também, herdeiras do Seu Reino.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório por não se terem sempre submetido com devoção à Vossa Vontade. Elas não procuraram cumprir a Vossa Vontade em todas as coisas e muitas vezes cederam a agiram fazendo unicamente a sua própria vontade.
Em reparação da sua desobediência, ofereço-Vos a perfeita conformidade do Coração cheio de Amor do Vosso Filho à Vossa Santa Vontade e a submissão total que Ele Vos testemunhou obedecendo-Vos até à Sua Morte na Cruz.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório por não terem recebido sempre o Santo Sacramento da Eucaristia com intenso desejo. Receberam-No muitas vezes sem recolhimento , sem amor, ou indignamente ou mesmo negligenciando recebê-Lo.
Em reparação de todas estas faltas que cometeram, ofereço-Vos a plena santidade e o grande recolhimento de Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Divino Filho, bem como o ardente amor, através dos quais nos ofereceu este dom incomparável.

PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório todas as faltas de que se tornaram culpadas sucumbindo aos sete pecados capitais e também quando não quiseram amar, nem perdoar aos seus inimigos.
Em reparação de todos estes pecados, ofereço-Vos a Oração cheia de Amor que o Vosso Divino Filho Vos dirigiu em favor dos seus inimigos quando estava na Cruz.

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, perdoai às Almas do Purgatório, porque muitas vezes não resistiram às tentações e paixões, mas seguiram o Inimigo de todo o bem e abandonaram-se às fraquezas da carne.
Em reparação de todos estes pecados em múltiplas formas, dos quais se reconhecem culpadas, ofereço-Vos a gloriosa Vitória que Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe ao mundo assim como a Sua Vida Santíssima, o Seu trabalho e penas, o Seu sofrimento e a Sua Morte crudelíssima.

MAS LIVRAI-NOS DO MAL
Peço-Vos humildemente, Pai Eterno, Benevolente e Misericordioso, livrai-nos de todos os flagelos, pelos méritos do Vosso Filho Bem-Amado e conduzi-nos, bem como às Almas do Purgatório, ao Vosso Reino de Glória eterna, que se identifica conVosco.

Amém!”

A Novena da Ave Maria de Santa Matilde

É comum encontrarmos uma representação da Santa Matilde ao lado da Virgem Maria. Isso se deve ao fato de que momentos antes de falecer, Matilde pediu para que Maria a levasse sem dor e assistisse a sua morte a guiando no pós vida.

Assim Matilde teve sua última visão, onde Maria aparecia para ela e lhe dizia para rezar 3 Aves Marias, a primeira para afastar os inimigos, a segunda para que sua alma ao desencarnar se enchesse de luzes da fé, assim alcançando a verdadeira sabedoria e afastando das sombras da ignorância. E a terceira Ave Maria para que sua alma fique repleta de amor divino para que nenhuma amargura a siga.

Após essa visão, os fiéis passaram a também rezar  como novena esta última oração ensinada por Santa Matilde:

“Maria, Mãe minha; livrai-me de cair em pecado mortal!
1- Pelo Poder que te concedeu o Pai Eterno.
(Rezar uma Ave-Maria)

2- Pela Sabedoria que te concedeu o Filho.
(Rezar uma Ave-Maria)

3- Pelo Amor que te concedeu o Espírito Santo.
(Rezar uma Ave-Maria).”

Santa Matilde é a prova de que nunca perdemos nada em ajudar e de que tudo que desejamos de coração e com fé pode sim ser alcançado.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

4.7/5 - (4 votes)

Estamos Online