Início Espiritualidade Cristianismo Conheça mais sobre a Santa Bárbara

Conheça mais sobre a Santa Bárbara

Santa Bárbara

Celebra-se em 4 de Dezembro a Festa de Santa Bárbara em homenagem àquela que buscou a verdade acima de tudo, não renegou sua e se converteu para aquilo que realmente acreditava.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Um dos ensinamentos de Santa Bárbara é buscar a verdade em tudo que se faz, principalmente quando o assunto é amor, porque nessa área não pode ocorrer por simples interesse carnal, mas por um sentimento verdadeiro.

A história de Santa Bárbara

Índice do Conteúdo

Nascida na Turquia, – no final do Século III – Bárbara era filha de um nobre homem chamado Dióscoro.

Ela era uma bela jovem, e por isso seu pai não queria deixá-la viver em uma sociedade que é tão corrupta e cheia de más influências. Assim, Dióscoro a trancou em uma torre, onde ela recebia somente os ensinamentos dos tutores escolhidos pelo seu pai.

Da torre Bárbara contemplava toda natureza junto com as estações do ano e se questionava sobre os ensinamentos pagãos. Ela pensava que tudo era criação de alguém, por trás de todos aqueles Deuses a menina sentia que havia um criador maior e único.

Casamento e o primeiro contato com a cidade

Filha única, Bárbara precisava cumprir seu papel de mulher, onde o casamento prometia trazer muitas virtudes e um novo olhar da sociedade para a família. Por isso Dióscoro trouxe diversos pretendentes para sua filha mas para a decepção de todos, a jovem não queria se casar e não aceitava nenhum dos rapazes, ela ainda dizia que o amor teria que ser verdadeiro e não por puro interesse de suas riquezas e bens.

E foi a partir dessa situação que seu pai imaginou que o tempo que ela ficou trancada na torre era o culpado por impedi-la de escolher um homem para se casar, e por isso a liberou para que conhecesse a cidade.

O primeiro contato com o cristianismo

Nas suas visitas pela cidade, encontrou os cristãos de Nicomédia e foi assim que Bárbara teve os primeiros contatos com os ensinamentos de Jesus Cristo e também sobre o mistério da Santíssima Trindade. Após ouvir todas as maravilhas, ela se sentiu tocada pelo amor de Deus e encontrou todas as respostas para as suas dúvidas: existe um Criador único e onipotente, que é Pai de Jesus.

Perseguições

Seu pai quis construir uma casa de banho na torre para Bárbara, e por isso solicitou que fizessem duas janelas. Quando tudo começou, Dióscoro teve que sair em uma viagem, e a garota aproveitou a saída do pai para ordenar a construção da terceira janela e no final da obra escupiu uma cruz na torre.

Dióscoro voltou de sua viagem e perguntou a sua filha qual era o motivo da terceira janela, e a mesma respondeu que representava sua  no Messias, aquela era uma homenagem ao Deus Uno e Trino.

Morte de Santa Bárbara

Dióscoro ficou furioso com a cristã da filha, e por um impulso em sua ira a denunciou ao prefeito da cidade. Com isso, Bárbara foi chamada e torturada em praça pública com a intenção de que renegasse a  cristã. Mas para a surpresa de todos, ela não renunciou.

Durante todo o acontecimento, uma jovem cristã chamada Juliana entregou todos aqueles que estavam torturando Bárbara, pois na época essas ações eram proibidas. E por fim, as duas foram condenadas à morte por decapitação.

As meninas foram amarradas e levadas pelas ruas de Nicomédia, muitas pessoas gritavam furiosas. Bárbara teve seus seios cortados e foi conduzida para fora da cidade, onde seu pai a degolou.

A cabeça de Bárbara rolou pelo chão, e no mesmo momento o céu ficou negro. Um trovão brandiu no céu e logo depois caiu um raio que acertou Cióscoro, o qual morreu no mesmo instante. Muitos gritavam que a natureza se revoltou contra a atitude desse pai.

Por isso Santa Bárbara, recebeu o título de “Protetora contra relâmpagos e tempestades” e também foi sincretizada com a Orixá Iansã nas religiões afro-brasileira.

Representações de Santa Bárbara

A torre

Simboliza Deus como refúgio.

O Cálice

Comunhão e remissão dos pecados.

A Espada

Representa o instrumento do seu martírio e também simbolo se fé inabalável.

A palma

O martírio dela e de muitos santos.

A Coroa

Vitória em Cristo, grandeza e vida.

A Túnica

Sangue de Jesus e seu sangue após ter o seios e cabeça cortada.

O Manto

Representa o céu e morada de todos os santos.

Oração de Santa Bárbara

Oração 1

Santa Bárbara bendita, que tingiu com a púrpura do seu sangue sua casta virgindade por amor a Deus, defenda-me das tempestades, Incêndio, hecatombes e calamidades todas deste mundo.

Livra-me da morte repentina. Intercede por mim frente ao Senhor para que me ajude a conseguir viver na santa amizade e chegar ao fim dos meus dias em paz em sua Graça Divina.

Santa Esplendorosa de imenso poder, guie-nos pelo caminho do bem…Livra-nos da maldade, da injustiça, da inveja, da traição, da infidelidade, da falsidade, da deslealdade e de todos aqueles que nos olham mal.

Com sua espada vencedora destrua nossos inimigos e quem quiser nos fazer mal, com o cálice da sua taça, e com o vinho que eu te ponho para que nunca esteja vazia, mantenha a força no meu corpo, no meu espírito paz, para a dura luta da viúva, e receba-o como fiel oferenda em sinal de que tenho sempre presente no meu pensamento e na minha casa, e te suplico não me abandonar jamais e venha a mim sempre que te aclame para defender meu lar, meus amores, meu trabalho, minha vida e a dos meus.

Senhor, que deu a Santa Bárbara uma incrível fortaleza para suportar os maiores tormentos e humilhações, por permanecer fiel a Ti, Te pedimos que, como ela, nós sejamos fortes na adversidade e humildes na prosperidade, para alcançar como ela a eterna Bem-aventurança.

Amém.”

Oração 2

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguidas e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós.”

Novena para Santa Bárbara

Rezar durante os nove dias a Oração abaixo, e no final completar com uma Ave-Maria, um Pai-Nosso e Glória ao Pai.

Oração para todos os dias

“Senhor, que escolhestes Santa Bárbara para consolar os vivos e os moribundos, concedei-nos que vivamos sempre no vosso divino amor e ponhamos toda a nossa esperança nos merecimentos da dolorosíssima Paixão de vosso Filho, a fim de que a morte não nos colha em estado de pecado mortal, mas que, munidos dos santos Sacramentos da penitência, eucaristia e unção, possamos caminhar sem temor para a glória eterna.

Nós vo-lo pedimos pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Assim seja.”

Que Santa Bárbara possa rogar por nós em todas as áreas de nossas vidas, nos protegendo e guiando sempre para a verdade e para o amor eterno.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online