Início Dicas de Bem-Estar Saiba como sua vida é afetada pelo ato de procrastinar

Saiba como sua vida é afetada pelo ato de procrastinar

0
821
Procrastinar
Procrastinar

Você costuma procrastinar algumas vezes na semana? Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinha!

Hoje em dia é muito comum você encontrar pessoas que procrastinam, principalmente se é uma pessoa que tem a agenda cheia. Porém, procrastinação não é o mesmo que estar com preguiça, e procrastinar pode ser algo perigoso se não tomarmos cuidado.

Descubra como o ato de procrastinar pode te afetar e aprenda a se livrar da baixa energia.

Neste texto você vai ver:

    • O que é procrastinar: adiar alguma tarefa e fazer outras coisas menos importantes em seu lugar.
    • Por que procrastinamos: podem haver motivos físicos ou emocionais para que alguma tarefa seja adiada;
  • Diferença entre procrastinação e preguiça: procrastinar é fazer outra coisa no lugar de uma tarefa importante, preguiça é quando adiamos algo simplesmente para não fazer nada.

Está com problemas em suas atividades? Nossos consultores podem te ajudar a continuar crescendo!

O que é procrastinar?

Índice do Conteúdo

O ato de procrastinar é quando você vai deixando alguma atividade para trás por não querer fazê-la, não importa o motivo. Contudo procrastinação não é o mesmo que preguiça.

Então, se são suas coisas diferentes, o que é uma pessoa procrastinar?

Quando estamos com preguiça, deixamos de fazer alguma coisa e simplesmente não fazemos nada. Em alguns casos, nem nos comprometemos, para que não tenhamos que fazer alguma coisa.

Porém, ao procrastinar, uma pessoa vai deixando algo para trás e começa a fazer outras tarefas que não são tão importantes. E isso pode acontecer por diferentes motivos:

  • baixa energia;
  • insegurança;
  • ansiedade;
  • problemas emocionais.

Então, se você costuma procrastinar e não sabe o motivo, saiba que ele pode ter causas fisiológicas ou emocionais, mas não se preocupe, pois você pode se livrar desse hábito.

Procrastinar
Procrastinar

Procrastinação ou preguiça: o que você sente?

Como pudemos ver, existe uma pequena diferença entre procrastinar e ter preguiça. Então, para que você possa ter um dia produtivo, você precisa entender o que está sentindo.

O que é procrastinar? É isso que eu estou fazendo?

Se a sua conclusão é que você está adiando alguma coisa para não fazer nada, então é preguiça. E nesse caso, descansar um pouco já pode te ajudar a resolver esse problema. Assim sendo, um dia de preguiça pode fazer milagres, afinal, todas nós precisamos descansar em algum momento.

Porém, se o que você está fazendo é procrastinação, a primeira coisa a ser feita é tentar descobrir o motivo. Será algum sentimento que você está guardando, ou será algo fisiológico?

Vamos entender a diferença entre essas duas causas da procrastinação.

O que leva uma pessoa à procrastinação?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando procrastinamos temos consciência da importância daquela tarefa, porém, simplesmente não conseguimos fazê-la, e acabamos fazendo outras coisas no lugar.

Isso pode acontecer pelo fato de estarmos com algum bloqueio energético ou por algum fator neurodivergente.

Como assim neurodivergente?

Às vezes, pode existir alguma síndrome que esteja te impedindo de focar naquela tarefa, como TDAH, por exemplo, ou até um grau de autismo. Porém, antes de você concluir que tenha algo neurológico afetando o seu foco, tente descobrir se a causa não é psicológica.

Além disso, nunca faça um autodiagnóstico baseado em informações da internet! A opinião de um profissional é sempre necessária.

Contudo, antes que você busque ajuda médica, refletir sobre os seus sentimentos em relação à tarefa pode ser um bom caminho para começar.

Será que você não está evitando a tarefa por medo de falhar? Ou será que você tem acumulado tanto estresse em relação a isso que não sabe como começar a tarefa?

Nesses casos, precisamos entender os nossos sentimentos para que possamos quebrar essa barreira, e para isso, o autoconhecimento é extremamente importante. Então entre em contato com você mesma e tente se compreender.

Você também pode recorrer a oráculos como as runas ou o tarot online para tentar iluminar o seu caminho.

Como o autoconhecimento me ajuda a não procrastinar?

Como pudemos ver, nossos sentimentos estão muito ligados à procrastinação, e em alguns casos, acabamos nos colocando em uma situação onde não sabemos como sair.

Embora procrastinar seja algo comum, quando começamos a fazer com muita frequência acabamos nos prejudicando. Seja por evitar uma conversa desconfortável com medo do que pode acontecer, ou terminar um relacionamento ruim para não magoar a outra pessoa.

Assim sendo, o autoconhecimento é uma ferramenta extremamente importante, pois é por meio dele que conseguimos controlar nossas ações e reações em relação a uma tarefa. Contudo, se você chegou ao ponto onde não consegue se livrar da procrastinação, os oráculos podem te ajudar.

Seja com a ajuda das:

  • Runas;
  • Búzios;
  • Tarot online;
  • Baralho Cigano.

Esses oráculos podem servir como guias para que você entre em contato com os seus sentimentos e entenda o porquê de procrastinar algumas coisas, assim, você pode até resolver alguns problemas causados pela procrastinação.

Contudo, além de buscar ajuda dos oráculos você também pode tentar alguns exercícios para te ajudar a melhorar o seu foco e diminuir cada vez mais a procrastinação.

Trabalhe no seu autoconhecimento e continue no seu caminho evolutivo sem empecilhos!

Procrastinar
Procrastinar

Como parar de procrastinar

Normalmente, quanto mais procrastinamos pior nos sentimos, e isso acaba virando uma bola de neve. Então, pra que você consiga melhorar o seu foco e manter a rotina, aí vão algumas dicas.

  • Organize suas tarefas: Comece fazendo as menores ou mais fáceis, assim, quando você terminar, a sensação de dever cumprido te dá mais energia para continuar.
  • Faça meditação: a meditação pode te ajudar com o foco na tarefa que você precisa fazer, pois com ela você vai trabalhar a atenção.
  • Organize seu ambiente: Quando trabalhamos em meio ao caos nossa mente responde da mesma forma. Assim sendo, um ambiente mais organizado pode colaborar com o seu foco na real atividade.
  • Se exercite: Praticar exercícios físicos pode te ajudar a alcançar um equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente, e isso pode ajudar a melhorar o seu foco.
  • Durma bem: Ter uma boa noite de sono é extremamente importante, pois tanto o corpo quanto a mente podem se recuperar do estresse da rotina.

Contudo, se mesmo com essas dicas sua energia continua baixa, você pode tentar um chá ou banho energizante, para que seu corpo recupere as energias perdidas na correria do dia-a-dia.

Banho de Gengibre para repor as energias

Esse banho é bem simples, e você só vai precisar de 1 litro de água e 5 rodelas de gengibre.

Primeiramente ferva o gengibre e a água e deixe esfriar por 15 minutos. Depois, leve o banho de gengibre com você para o banheiro e tome seu banho higiênico normalmente.

Então, jogue o banho de gengibre no seu corpo a partir do pescoço, e pode se secar normalmente, descartando os pedaços de gengibre no lixo.

Chá energizante de melissa

Esse chá é muito simples de fazer e além de melhorar suas energias vai te ajudar com a sua intuição e conexão com o universo. Para fazê-lo você só precisa de melissa (seca ou natural) e água.

Ferva uma xícara de água e desligue o fogo. Se a sua melissa for seca, coloque 1 colher de sopa, se for a erva fresca, coloque 1 folha grande. Abafe o chá por 10 minutos, e ele estará pronto para beber. Se preferir você pode adorá-lo com mel.

Enfim, procrastinar pode ser algo comum, porém não podemos deixar virar um hábito. Assim sendo, continue buscando a raiz da sua procrastinação para que isso não te impeça de crescer e evoluir. Até a próxima!

Se livre das energias ruins e siga em frente com a ajuda dos nossos consultores!


Aprenda mais um banho energizante e deixe a procrastinação de lado.

5/5 - (1 vote)

Estamos Online