Início Dicas de Bem-Estar Jardim zen: amenize o estresse com a energia da natureza

Jardim zen: amenize o estresse com a energia da natureza

0
605
Jardim zen
Jardim zen

Não seria ótimo se pudéssemos para no meio de um dia estressante e liberaremos nossas energias na natureza? Pois é isso que faz o jardim zen.

O jardim zen, ou jardim japonês, vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente por ser um meio poderoso para ajudar a tranquilizar nossa mente em um dia agitado. Isso porque ele tem algumas técnicas e materiais que nos ajudam a descarregar as energias.

Ficou curiosa?

Então continue comigo e vamos aprender como fazer jardim zen e quais benefícios ele pode trazer para a nossa vida.

Nesse texto você vai ver:

  • O que é um jardim zen: o jardim zen é um espaço que ajuda a trazer a harmonia e tranquilidade da natureza para espaços fechados, como casas e escritórios.
  • Como funciona o jardim zen: o jardim zem combina elementos específicos para ajudar as pessoas a se libertarem do estresse do dia.
  • Como fazer um jardim zen: existem elementos que são necessários em qualquer jardim zen, independente do tamanho, que são areia, madeira e pedras. Entretanto, você também pode colocar plantas e estátuas.
  • O que é um jardim zen?

O jardim zen japonês é um espaço que pode ser montado em qualquer lugar, desde um espaço grande como o seu quintal, até a sua mesa de escritório. Assim como o feng shui, ele nos ajuda a preparar o espaço de maneira harmoniosa e que nos traga boas energias.

Mas para que serve o jardim zen?

O jardim zen é uma combinação de itens que ajudam a entrar em contato com a natureza em qualquer ambiente, e assim, é possível meditar e acalmar a mente onde quer que você esteja.

Melhore o fluxo de energia de qualquer ambiente com o auxílio do Feng Shui!

Como funciona o jardim japonês?

Índice do Conteúdo

O jardim zen é uma prática que vem sendo feita há quase três mil anos. Ele surgiu a partir dos preceitos do budismo, e era um local para meditação que trazia paz, tranquilidade e relaxamento. 

Com a ajuda de elementos do feng shui, o jardim zen tem o objetivo de trazer as forças da natureza para mais perto das pessoas, colaborando com o seu relaxamento.

Ainda assim, mesmo que a  diferença de tamanho altere algumas coisas na montagem do jardim ze japonês, existem alguns elementos que são essenciais, e fazem parte de qualquer montagem. São eles:

  • areia;
  • pedras;
  • madeira;
  • ancinho (rastelo).

A madeira costuma estar sempre em retângulos, e no caso dos jardim zen de mesa, ela é a base que sustenta a areia. Na composição do jardim zen, esse elemento representa o mundo e a energia fundamental que recebemos.

Em seguida temos a areia, que representa a fluidez da água. Da mesma forma, esse elemento também representa como as coisas estão sempre mudando em nossa vida. Com isso, temos o ancinho, que é usado para fazer desenhos na areia.

Contudo, nunca faça triângulos em seus desenhos, pois acredita-se que as pontas dessa figura representam espinhos e podem nos ferir. Então é indicado que os desenhos na areia representem sempre esse poder de mudança e continuidade, assim como desenhos circulares ou ondas.

E por fim temos as pedras, que representam a permanência e mutualidade em nossas vidas. 

Jardim zen
Jardim zen

Como fazer jardim zen

Como vimos anteriormente, o jardim zen pode ter diferentes tamanhos, sendo assim quanto maior o jardim, mais detalhes você pode acrescentar, como:

  • plantas;
  • arbustos;
  • fontes;
  • estátuas.

Contudo, você deve se lembrar que o jardim japonês surgiu para ser um lugar tranquilo, sendo assim, o uso exagerado de alguns elementos pode acabar tendo o efeito contrário e deixar o seu jardim desarmonioso.

Então para que você possa fazer o seu jardim da melhor forma, aí vão algumas dicas.

Consiga mais harmonia em sua vida se guiando com as cartas do Tarot!

Jardim zen no quintal 

Como vimos anteriormente, o excesso de coisas pode deixar o seu jardim zen desarmonioso e acabar deixando o fluxo de energia mais congestionado. Então, mesmo que você use todos os elementos que vimos antes, é extremamente importante que você o faça de uma maneira simples.

Primeiramente, você precisa decidir o lugar onde o seu jardim será feito, então despeje areia no espaço escolhido. Depois disso, vamos às pedras.

Você pode usar gravilhas para colocar em volta do seu jardim ou misturar algumas com a areia para dar mais consistência em sua superfície. Entretanto, não deixe pedras no meio do seu jardim, pois isso pode atrapalhar o fluxo energético. Então, é hora de escolher as plantas.

A escolha das plantas depende de você, mas lembre que elas não precisam ser muito grandes. Sendo assim você pode colocar:

  • pequenos arbustos;
  • azaléias;
  • magnólias;
  • bambus.

Em relação à madeira, você pode usá-la para delimitar o espaço do seu jardimjaponês ou fazer um caminho com pedaços de madeira. Além disso, as plantas também podem servir para representar esse elemento.

Por fim, temos a fonte e a estátua. Muitas pessoas usam esses elementos para decorar o seu jardim.  A fonte pode ser colocada para potencializar o efeito relaxante, por causa do som. Já na estátua, as pessoas costumam colocar uma estátua de Buda, como um símbolo de calma.

Jardim zen
Jardim zen

Mini jardim japonês

Para o jardim zen de mesa, você vai precisar dos itens básicos. 

  • caixinha de madeira;
  • areia;
  • ancinho;
  • pedras.

A caixa de madeira vai ser a base do seu jardim, sendo assim, você pode escolher o tamanho que você quiser, mas lembre-se, nada de triângulos. O ideal é que seja uma caixa quadrada ou retangular.

Para as pedras, você pode colocar pedras pequenas ou cristais, mas o número de pedras deve ser ímpar. Algumas pessoas montam seus mini jardim ze com as 7 pedras dos chakras, mas você pode colocar uma quantidade menor se quiser.

Da mesma forma que os jardins grandes, no mini jardim japonês também é possível colocar plantas e estátuas. Para as plantas, algumas pessoas usam suculentas, ou até pequenas plantas de plástico (o que importa aqui é a representação).

Igualmente, para as estátuas existem miniaturas que você pode colocar para complementar o seu jardim. Entretanto, cuidado para não exagerar, ou seja, se for uma caixa pequena, não precisa colocar tanta coisa.

Quais cristais colocar no jardim zen?

Como vimos antes, no lugar das pedras é possível colocar cristais no seu jardim. Dependendo do tamanho dele, é possível colocar as 7 pedras dos chakras:

  • Jaspe vermelha;
  • Cornalina;
  • Citrino;
  • Quartzo verde;
  • Quartzo azul;
  • Sodalita;
  • Ametista.

Entretanto, existe outros cristais que também pode trazer uma boa energia para o seu ambiente, como:

Mas, se você ainda tiver dúvidas sobre como montar o seu mini jardim, existem vários modelos prontos disponíveis para compra.

Enfim, agora que você já sabe para que serve o jardim zen, que tal conseguir o seu? Com alguns minutos por dia de interação com o seu jardim, é possível acalmar sua mente e seu coração, para que a harmonia esteja sempre em seu caminho.

Até a próxima!

Converse com nossos especialistas e conheça as melhores simpatias para trazer harmonia!


Liberte-se do estresse do dia com essas poderosas técnicas

Rate this post

Estamos Online