Início Espiritualidade Saiba mais sobre as principais religiões do mundo

Saiba mais sobre as principais religiões do mundo

Celebra-se em 21 de Janeiro o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Independente se você segue ou não uma, é importante respeitá-las e entender que toda a diversidade cultural e até mesmo as leis com as quais vivemos são frutos dessas religiões.

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

A melhor forma de comemorar essa data tão importante é entender um pouco sobre a origem e suas tradições, pois conhecimento é o que gera o respeito e amor pela diferença. Confira as principais religiões do mundo:

As Principais Religiões do Mundo

Índice do Conteúdo

Caracteriza-se como as principais religiões baseando-se no número de devotos que as seguem, são elas:

1

Cristianismo

Com aproximadamente 2.2 bilhões de adeptos, o cristianismo ainda é a religião mais praticada no mundo todo. Devido a perca de fiéis, essa segmentação tem se adaptado as culturas atuais constantemente.

O conceito dessa religião é baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo, o Filho Prometido de Deus, nascido de Maria. Seus ensinamentos foram passados de geração em geração através da Bíblia Sagrada.

O Cristianismo tem três principais vertentes: o Catolicismo Romano, a Ortodoxa Oriental e o Protestantismo.

2

Islamismo

Aproximadamente 1.6 milhões de pessoas são adeptas ao Islamismo. Esta é uma das religiões que ganha mais fiéis no mundo todo, se continuar crescendo da forma que está em 20 anos os EUA por exemplo terá mais que metade de sua população muçulmana.

Sua cultura está fundamentada nas palavras do Alcorão, no qual os seguidores acreditam ser a palavra literal de Deus que foi passada a Maomé, considerado o último profeta que Deus enviou a terra.

3

Hinduísmo

Religião baseada em textos Vedas, ela possui mais de 900 milhões de seguidores. É possivelmente a religião mais antiga do mundo, e pelas tradições diferentes não possuem um fundador principal.

Uma curiosidade do hinduísmo é que ele possui o maior monumento do planeta, o templo Angkor Wat, que foi construído no século XII e ocupa 40 quilômetros quadrados de território. Atualmente ele é utilizado como mosteiro budista.

4

Religião Tradicional Chinesa

Carca de 400 milhões de pessoas são praticantes da Religião Tradicional Chinesa, essa denominação na verdade trata-se do englobamento de diversas religiões diferentes cultuadas na China. A própria população pega partes de diversas religiões que lhe são de conhecimento, como o budismo, taoismo, confucionismo e misturam suas características criando assim uma crença diferenciada da praticada em qualquer cultura individualmente.

5

Budismo

O Budismo surgiu 600 a.c, fundada pelo Buda Siddharta Gautama que passou os seus ensinamentos sobre a necessidade do ser humano procurar a realização completa da natureza humana para encontrar assim a verdadeira paz espiritual e poder trazer harmonia por onde passa.

O Budismo também pode ser considerado uma filosofia de vida, pois ele é baseado em meditação sobre a sua existência e a sua influência no meio em que vive.

6

Xintoísmo 

O número de seguidores do xintoísmo é impreciso, estima-se que seja entre 27 e 65 milhões. Essa religião possui traços de diversas práticas espirituais religiosas antigas do Japão. É uma mistura do que sobreviveu durante milhares de anos de culturas antigas.

7

Sikhismo

Muita gente não conhece essa religião, mas ela é uma das dez maiores do mundo, com cerca de 20 milhões de adeptos. O Sikhismo teve como fundador e mestre o Guru Nanak no século 16, na província de Punjab, Índia. Ela é monoteísta e possui alguns elementos próprios além de traços do islã e hinduísmo.

8

Judaísmo

Aproximadamente 15 milhões de pessoas no mundo são judias. Seus fundamentos provém do Torá e da Bíblia Hebraica que simbolizam para os judeus a sua aliança com Deus. As práticas são baseadas nas leis e mandamentos entregues a Moisés por Deus no Monte Sinai.

9

Espiritismo

Com cerca de 13 milhões de pessoas, o espiritismo é uma das mais conhecidas religiões do mundo. Apesar de tudo, o espiritismo na verdade é uma doutrina, o Brasil é o país com a maior quantidade de devotos, seus ensinamentos foram passados por Allan Kardec em 1857. Essa doutrina acredita que após a vida nós desencarnamos e nosso espírito se prepara para um novo ciclo, podendo ser ele a reencarnação.

10

Paganismo e Neopaganismo

O paganismo é na verdade uma classificação para todos os tipos de religiões politeístas, ou seja, que não possui um deus central e sim, vários deuses ou forças podendo ser elas femininas ou masculinas.

O Neopaganismo é a variação do paganismo que possui tradições modernas e ecléticas, dentre elas uma das mais conhecidas é a Wicca.

11

Matriz Afro – Umbanda e Candomblé

Atualmente, a única religião fundada no Brasil é a Umbanda, criada em 1917 no Rio de Janeiro. Ela possui elementos da cultura nas religiões africanas com os seus Orixás, indígena, católica e espírita.

O Candomblé é uma religião proveniente da África e foi trazida ao Brasil na época da escravidão. Os escravos continuaram a cultuá-la em segredo e ela se enraizou por todo o país. Os seus deuses são os Orixás que possuem características muito próximas as humanas.

As duas religiões juntas possuem uma estimativa de 3,5 milhões de adeptos pelo mundo.

12As maiores religiões do mundo possuem características bem distintas, todas elas merecem respeito. Conhecer uma religião é se permitir a entender melhor a evolução humana, compreender suas raízes e se permitir a ampliar seu autoconhecimento.

Estamos Online