Início Terapias Alternativas Om mani padme hum – O Sagrado acesso à sabedoria

Om mani padme hum – O Sagrado acesso à sabedoria

mantra om

Primeiramente definiremos o que é um mantra: qualquer som, sílaba, frase ou palavra que tenha o poder de transformar positivamente nossas energias para que encontremos o equilíbrio mental, espiritual e físico. Assim, existem diversos mantras para várias finalidades, mas todas elas possuem o foco do alcance do autoconhecimento, entre eles encontra-se o poderoso mantra Om.

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

Com a nossa atual rotina nos distanciamos do encontro da paz interior, devido a diversos fatores externos que agem diretamente em nós, muitas vezes nos deprimimos e acumulamos incertezas. Por isso precisamos nos conectar mais com nossos valores e com nosso Eu, e para isso o mantra faz nascer uma vibração positiva em nossa mente e espírito, onde possibilita o surgimento de maior sabedoria e serenidade que traz harmonia à vida dos que praticam a meditação.

Buda já dizia que o homem é aquilo que pensa, e por isso os pensamentos se tornam mágicos como instrumentos de conquista daquilo que se quer.

O mantra Om mani padme hum é uma ferramenta de conexão com nossa paz interior, por isso é indicado para todos aqueles que se permitem relaxar tanto na mente como o espírito. E mais do que isso: por meio dele aprende-se a amar cada momento vivido, até mesmo as dificuldades, pois elas serão alimento para a verdadeira consciência.

Toda sílaba do Om mantra foi pensada, esquematizada e colocada em uma sequência e som correto, para que dessa forma ative todos os potenciais e qualidades que estão adormecidos em cada um.

O que significa Om mani padme hum?

Índice do Conteúdo

Esse mantra eleva nossa energia e principalmente nos encaminha para uma Luz Sagrada de realizações. Ele contém o ensinamento de Buda, e com sua força consegue transformar o corpo, mente e espírito na sabedoria pura.

OM

Ela é o todo, o início da Universalidade. Portanto, essa primeira sílaba fecha as portas para tudo que é mundano e que nos apaga como espíritos, desamarra todos os nós de sofrimento do orgulho.

MANI

É o ponto onde a mente limpa tudo que é negativo e procura a harmonia, ela se transforma e passa a raciocinar de maneira clara e com firmeza.

PADME

Através da limpeza do mani, se gera a consciência padme que é o mais alto valor, o mais puro diamante. Nesse ponto todas as limitações foram descartadas e o poder de visão é muito mais aguçado e expansivo.

HUM

O que significa hum: o hum simboliza a incorporação da consciência atingida no padme. Não basta termos conhecimento se não o exercemos, por isso o hum é o comprometimento em tornar essa sabedoria útil e real.

Om mani padme hum: como funciona

O Om mani padme hum tem significado geral de:

Recebemos a Joia da consciência no coração do Lótus. (O Lótus é o chakra)

Esse mantra possui seis sílabas e é uma junção da sabedoria e conhecimento de todos os Budas em forma livre de som. Ele é um dos principais mantras porque agrega todos os 84 mil ensinamentos de Buda que são transcritos e passados por meio dessa energia.

Muitas explicações atribuem ao mantra somente essa essência de compaixão, mas devemos apontar que o Om mani padme hum foi criado por budistas, onde o utilizavam como uma joia de conhecimento, portanto ele não abrange somente o estado de compaixão, e sim uma sabedoria imensurável, uma paz inexplicável que não é alcançada por meio do inconsciente e sim, de um consciente elevado.

Om mani padme hum mesmo falado uma única vez com concentração, consegue despertar uma gratificante energia acolhedora e que acalma.

Esse mantra possibilita o caminho para a sabedoria, concentração meditativa, generosidade, energia constante, paciência e disciplina. Bloqueando qualquer tipo de relação com outros sentimentos que destroem ou nos tiram de um estado de equilíbrio.

Como praticar o Om mani padme hum

Como todo mantra é necessário um ambiente calmo e tranquilidade. Ele pode ser pronunciado por fala, cantado ou até mesmo interiormente. A forma correta de pronúncia é: “OM MANI PEME HUM”.

Pessoas acostumadas com a prática repetem 108 vezes o mantra, o que não precisa ser necessariamente este número para que se alcance resultados, mas é muito importante se concentrar ao máximo e “sentir” o som, a sua vibração, que é o que te levará à consciência necessária.

Outra dica é a de imaginar a flor de lótus se abrindo ao inspirarmos e se fechando ao expirarmos. O que manterá o ritmo do mantra correto.

Benefícios do Om mani padme hum mantra

São diversos benefícios que a prática desse mantra nos ensina:

  • purificação;
  • autoconhecimento;
  • paz;
  • sabedoria;
  • fecha as portas para o sofrimento;
  • elimina luxuria, raiva, ignorância, etc;
  • eleva a consciência;
  • purifica o espírito;
  • leva a prática da generosidade;
  • traz concentração, tolerância e paciência;
  • liberta do ciúmes;
  • purifica o corpo;
  • eleva o amor-próprio;
  • traz segurança;
  • equilíbrio para mente, corpo e espírito;
  • autoconfiança;
  • bem-estar entre outros.

O Om mani padme hum é uma expressão de amor-próprio, onde através das boas energias buscamos a consciência de que há muito mais para compreendermos e descobrirmos nessa vida, e que qualquer que seja a dificuldade somos capazes de ultrapassá-la se assim desejarmos e se assim buscarmos.

Não Escolhemos os Problemas, mas Podemos Escolher como Lidar com Eles. Clique Aqui e Descubra Como Melhorar a Sua Vida

4.1/5 - (20 votes)

Estamos Online