Início Dicas de Bem-Estar O que é massagem terapêutica, ou massoterapia?

O que é massagem terapêutica, ou massoterapia?

0
1631
massoterapia

A massoterapia é a manipulação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, tecido conjuntivo, tendões, ligamentos e articulações. A massagem terapêutica é uma opção de saúde orientada para a clínica que ajuda a aliviar o desconforto associado com o estresse ocupacional do dia a dia, uso excessivo de músculos e muitas condições de dor crônica.

Converse com um consultor iQuilibrio, aqui!

O poder da massagem é comprovado como sendo de longo alcance e profundo. O simples toque humano tem benefícios incríveis, incluindo a redução do estresse, da tensão e da sensação de isolamento ou solidão. Mas a massagem terapêutica, ou massoterapia, vai muito além de apenas proporcionar uma sensação de alívio e conexão com o destinatário por meio do toque. A massoterapia é um elemento da medicina holística que envolve o tratamento de condições e problemas no corpo por meio de técnicas de massagem.

História da massoterapia

Índice do Conteúdo

A massoterapia existe há milhares de anos, com evidências de massagens sendo usadas terapeuticamente na Grécia, China, Roma e Egito antigos, entre outras culturas antigas. A prática do Ayurveda, frequentemente considerada um dos alicerces da medicina holística hoje, tem sido usada pela cultura hindu desde 1500 aC, combinando massagem com meditação e aromaterapia. A massagem terapêutica ganhou força nos Estados Unidos na década de 1850, quando alguns médicos americanos trouxeram o tratamento da Europa, onde era amplamente utilizado desde o Renascimento.

Os massoterapeutas são amplamente treinados para compreender o corpo e estão bem equipados para lidar com uma ampla gama de questões fisiológicas e emocionais para as quais seus clientes procuram assistência. Existem muitas formas diferentes de massoterapia que podem ser oferecidas, cada uma com objetivos e especializações diferentes, por isso é melhor familiarizar-se com alguns dos diferentes métodos para ver qual seria mais benéfico para você.

Objetivos das técnicas – massoterapia

Um tipo comum de massoterapia é a massagem de tecidos profundos. Este tipo de massagem é bastante intenso e muitas vezes doloroso, pois visa atingir os músculos para ajudar a aliviar problemas como o tecido conjuntivo restritivo e tecido cicatricial subjacente. Isso permite que as pessoas tenham uma postura melhor e uma maior amplitude de movimento, uma vez que algumas dessas restrições tenham sido quebradas pela massagem.

Outra técnica comum de massoterapia é a massagem esportiva. Isso é usado principalmente em atletas antes de eventos esportivos para reduzir o risco de lesões, bem como após apresentações esportivas para ajudar a aliviar a inflamação e a tensão causadas por tensão muscular excessiva durante atividades de alta intensidade.

Um terceiro tipo de massoterapia é denominado reflexologia. A reflexologia é uma técnica chinesa milenar de usar certos pontos das mãos, pés ou pernas para criar relevo nas partes correspondentes do corpo. Essa técnica se tornou mais popular nos últimos anos na cultura ocidental e, portanto, começou a ser estudada mais extensivamente. A pesquisa ainda é nova e preliminar, mas milênios de uso na cultura oriental levaram as pessoas a dar algum crédito a essa forma de massagem terapêutica.

Existem várias outras formas de massagem terapêutica, todas as quais podem ser usadas para ajudar a tratar doenças e condições médicas. Uma vez que a massagem terapêutica é uma forma de medicina holística, suas afirmações de eficácia às vezes são questionadas por pessoas que se inclinam para tratamentos médicos mais tradicionais. Alguns sugerem que os efeitos curativos são simplesmente uma resposta placebo à natureza reconfortante do toque humano. No entanto, muitos estudos foram feitos em massoterapia e indicam que a massagem pode realmente beneficiar aqueles que buscam alívio holístico da dor, tensão ou problemas no corpo.

Tipos de massoterapias: alguns exemplos

Na massagem sueca, o terapeuta usa movimentos longos , amassar, movimentos circulares profundos, vibração e batidas.

A massagem esportiva é semelhante à massagem sueca, adaptada especificamente às necessidades dos atletas.

Entre os muitos outros exemplos estão a massagem do tecido profundo e a massagem do ponto-gatilho, que se concentra nos pontos-gatilho miofasciais – “nós” musculares que doem quando pressionados e podem causar sintomas em outras partes do corpo.

O que os massoterapeutas fazem no tratamento de pacientes?

Os massoterapeutas trabalham em uma variedade de ambientes, incluindo escritórios particulares, hospitais, lares de idosos, estúdios e instalações esportivas e de ginástica . Alguns também viajam para as casas ou locais de trabalho dos pacientes. Eles geralmente tentam fornecer um ambiente calmo e relaxante.

Os terapeutas geralmente perguntam aos novos pacientes sobre os sintomas, histórico médico e resultados desejados. Eles também podem realizar uma avaliação por meio do toque, para localizar áreas doloridas ou tensas e determinar quanta pressão aplicar.

Normalmente, o paciente deita-se sobre uma mesa, com roupas largas ou sem roupa (coberto com um lençol, exceto para a área que está sendo massageada). O terapeuta pode usar óleo ou loção para reduzir a fricção na pele. Às vezes, as pessoas recebem massagem terapêutica sentadas em uma cadeira. Uma sessão de massagem pode ser bastante breve, mas também pode durar uma hora ou até mais.

Confira Aqui dicas de Automassagem!

Rate this post

Estamos Online