Início Terapias Alternativas Lavanda: 6 benefícios que você precisa conhecer!

Lavanda: 6 benefícios que você precisa conhecer!

Benefícios da lavanda

Também conhecido como Ouro Azul da Provença, a Lavanda possui muitos benefícios interessantes para a nossa saúde. A planta já era usada pelos Romanos na antiguidade por seus benefícios e propriedades.

De fato, sua fragrância e qualidades terapêuticas fazem dela uma das plantas medicinais mais populares na fitoterapia nos dias atuais. Calmante e sedativa, atua no sistema nervoso de maneira natural e sem efeitos colaterais, tanto em adultos quanto em crianças. Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da Lavanda, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Veja só:

Qual a história do uso da lavanda? – benefícios da lavanda

Índice do Conteúdo

A lavanda tem sido usada há muito tempo como remédio natural. É o primeiro óleo essencial usado para curar o corpo. A história não pode ser dissociada do químico e perfumista René-Maurice Gattefossé. Em 1910, René ficou gravemente ferido enquanto trabalhava em seu laboratório. Esse acidente que lhe causou sérias queimaduras nos braços. Embora ele tenha recebido o melhor tratamento hospitalar disponível na época, suas queimaduras não cicatrizaram e começaram a piorar.

Os conhecimentos dos usos tradicionais da lavanda combinado com sua pesquisa sobre plantas aromáticas o levaram a experimentar o óleo essencial de lavanda como último recurso como tratamento para suas feridas infectadas. Para seu grande alívio, a aplicação de óleo de lavanda provou ser eficaz no cuidado de sua pele. Suas feridas graves começaram a diminuir e sua pele queimada começou a cicatrizar.

Após essa cura surpreendente, Gattefossé ajudou a lançar essa prática de cura com óleos essenciais. Ele então criou o neologismo “aromaterapia” para designar o uso dos óleos essenciais. Até os dias atuais esse termo é utilizado.

Como o óleo essencial de lavanda é produzido?

Uma vez colhida, a lavanda deve passar por um tempo de secagem para perder parte de sua água. A lavanda é então suavemente aquecida para obter o óleo das flores por acionamento de vapor de água.

À medida que o vapor esfria, a lavanda se transforma em um líquido composto em parte de água floral e em parte de óleo essencial. Este líquido se instala pela diferença de densidade: o óleo essencial, mais leve, é encontrado acima do hidrossol (água floral).

6 benefícios da Lavanda que você precisa conhecer

Separamos alguns dos principais benefícios da Lavanda. Veja só:

1- Poder curativo

 A Lavanda é uma planta curativa, alivia queimaduras solares, queimaduras superficiais e picadas de abelhas ou vespas. Aplique, imediatamente, duas gotas de óleo essencial de lavanda diluídas em gel de aloe vera  para aliviar a dor. Ajudam também a regenerar a pele e promovem sua cicatrização. 

2- Um anti-stress 

A Lavanda ajuda a acalmar a ansiedade e a hiper emocionalidade, atua no estresse e na ansiedade. Você também pode usá-la para combater insônia e nervosismo. Para fazer isso, invista em um chá de ervas à base de lavanda, limão e maracujá. Você também pode acalmar o estresse excessivo massageando seus pulsos com algumas gotas de óleo essencial de lavanda diluídas em algumas gotas de óleo vegetal. 

3- Um relaxante

 Além de ser um anti-stress, a Lavanda tem poder relaxante. Você pode usá-la no banho fervendo com flores em um litro de água, faça com antecedência. Deixe em infusão durante algum tempo e despeje a mistura na água do banho.

  •  Outra opção é fazer seu próprio óleo de massagem à base de lavanda.  Isso pode ser feito da seguinte forma:
  • Mergulhe as flores com azeite e deixe descansar em pleno sol por 5 dias. 
  • Depois, filtre tudo.
  • Coloque as flores e o óleo de volta para macerar por 5 dias e repita a operação até que o óleo de massagem não cheire mais a azeite. 

4- Um analgésico – benefícios da lavanda 

A  Lavanda é imbatível para aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Basta aplicar algumas gotas de óleo essencial de lavanda nas têmporas. Além disso,  também faz milagres na dor de garganta graças aos seus efeitos anti-inflamatórios. Faça seu xarope para tosse colocando algumas gotas de óleo essencial de lavanda em um pedaço de açúcar e derreta tudo em um chá de ervas. 

5- Um antibacteriano 

A Lavanda tem propriedades antibacterianas porque pode aliviar a sinusite e dores de cabeça. Em um lenço, coloque algumas gotas de óleo essencial, respire o cheiro abundantemente. Repita a operação várias vezes ao dia.

6- Um auxílio para dormir – benefícios da lavanda

Graças às suas virtudes calmantes e sedativas, esta bela planta mediterrânea aumenta o tempo de sono, promove um descanso de melhor qualidade e aumenta a duração do sono. Para isso, coloque algumas gotas de óleo essencial de Lavanda no travesseiro. As propriedades relaxantes da lavanda ajudarão você a adormecer bem.

Quais são os diferentes modos de uso?

A lavanda em forma de óleo essencial pode ser usada na forma de infusão, tintura mãe ou extrato fluido. Seu óleo essencial, obtido após destilação com vapor de água, é um dos mais utilizados, especialmente em cosméticos e perfumaria.

Seja na fitoterapia ou na aromaterapia e dependendo do objetivo, ela vai bem com outras plantas doces e, portanto, terá uma sinergia de ação para trazer um efeito harmonizador positivo.

Precauções? – benefícios da lavanda

A Lavanda é muito gentil em todas as suas ações e não há necessariamente grandes precauções a serem tomadas para seu uso em fitoterapia. No entanto, para qualquer conselho, sempre procure o conselho de um terapeuta experiente que irá orientá-lo sobre a dosagem e a dosagem mais adequada para o uso pretendido.

Vale sempre lembrar que a terapia holística não descarta o tratamento clínico.


o que é terapia holísticaSaiba o que é terapia holística e como ela pode te ajudar a transformar sua realidade, através de um acompanhamento especializado e totalmente natural, confira!

Clique aqui!


Texto escrito por Anna Raposo. 🖤

Um pouco mais sobre a consultora Anna Raposo

A Anna Raposo realiza suas orientações sempre completando a leitura estabelecida pelo oráculo com a sua sensitividade. Sendo assim, o que é revelado está muito além do que as cartas dizem, é o que o espiritual passa de informação naquele momento da consulta.

Sua compreensão de esoterismo e das energias do universo irão te impressionar com um atendimento revelador e muito mais profundo do que você poderia imaginar. Quer conferir? Então clique aqui e saiba mais sobre essa querida consultora da iQuilibrio!

Confira aqui o atendimentos especializados da Consultora Anna Raposo

Rate this post

Estamos Online