Início Espiritualidade Wicca Madeiras para Varinha Mágica – Wicca

Madeiras para Varinha Mágica – Wicca

madeira de varinha

As Varinhas Mágicas são importantes Instrumentos Mágicos na Wicca, conheça mais sobre as madeiras que poder ser utilizadas em sua criação:

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

 

Madeiras para fazer varinhas mágicas

Índice do Conteúdo

As árvores sempre desempenharam papel importante na medicina popular, no xamanismo, na divinação, na magia e na superstição. Suas raízes, cascas, folhas, galhos, sementes e frutos curaram e curam muitas doenças, protegem casas, seres humanos e animais contra o mal e a má sorte.

As árvores trouxeram força para bebidas, poções mágicas e afrodisíacos, e ainda auxiliaram Bruxos e Feiticeiros no lançamento de todos os tipos de encantamentos. Conheça agora um pouco mais sobre o significado mágico de cada árvore.

Varinha mágica com ACÁCIA

Fertilidade, Cura e proteção contra o mal

Na índia e na Patagônia, acredita-se que a acácia seja habitada por espíritos, ela também está associada a fertilidade, cura e proteção contra o mal e o infortúnio. A madeira da acácia é ritualisticamente queimada nos altares sagrados dos budistas e utilizada para preparar os fogos sacrificiais dos hindus.

Varinha mágica com AMIEIRO

Cura

Nos tempos antigos, o amieiro era usado nos ritos de idolatria em honra à Deusa Astarte e nas práticas divinatórias para diagnosticar doenças. Segundo a lenda, o amieiro sangra, chora e começa a falar quando é cortado. Houve uma época em que era ilegal cortar um deles. É usado, na medicina popular, no tratamento de queimaduras, coceiras e reumatismos.

Varinha mágica com MACIEIRA

Imortalidade e Sabedoria

A macieira é conhecida na Europa como sendo a “árvore da imortalidade pela sabedoria”. De acordo com lendas irlandesas, as macieiras (como as nogueiras, os carvalhos e as cinco árvores místicas que representam os cinco sentidos) eram produzidas pelo Deus Trifólio (ou Trevo). As macieiras também eram conhecidas como a Árvore Tripla ou Chave Tripla (nome que se refere ao tridente, ao falo triplo, destinado a fertilizar a Deusa Tripla).

Em várias partes da Europa planta-se uma macieira quando nasce um bebé e acredita-se que esse bebé crescerá ou definhará junto com a árvore. O costume de plantar uma “Árvore do Nascimento” é também comum na África Ocidental, na Papua, Nova Guiné, no sul dos Estados Unidos e em regiões do Bornéu holandês.

Na mitologia dos índios iroqueses, a macieira é a árvore central do Céu.

A madeira da macieira é transformada em varetas que são utilizadas para traçar círculos mágicos, e seu fruto usado na magia do amor, nos amuletos para fertilidade, nas divinações e nos encantamentos para imortalidade.

Os clérigos da Idade Média acreditavam que as feiticeiras podiam provocar uma possessão demoníaca por intermédio de maçãs encantadas ou envenenadas dadas as suas vítimas escolhidas.

A tradição de procurar maçãs no Halloween é remanescente da antiga divinação mágica Druida do casamento e na Europa medieval, acreditava-se que uma mulher solteira poderia ver a imagem de seu futuro marido se descascasse uma maçã diante de um espelho iluminado por uma vela na noite do Halloween.

A maçã também é conhecida como o fruto proibido comido por Adão e Eva, mas o fruto não foi identificado na Bíblia, e a maçã nunca mencionada em relação à história de Adão e Eva.

Varinha mágica com madeira de FREIXO

Cura

Na Irlanda, as varetas feitas de freixo eram usadas pelos Druidas em seus rituais mágicos. Na Escócia, o freixo era usado para proteger as crianças dos feiticeiros e na Inglaterra, como remédio popular para curar verrugas. As crianças eram frequentemente rezadas com ramos de freixo para serem curadas de cortes e raquitismo. Bastões de freixo eram usados para curar doenças pela magia em animais domésticos, para traçar círculos mágicos e manter longe as serpentes.

Tipos de varinha mágica com BAMBU

Amizade, Fogo Sagrado, Lua

O bambu simboliza na Índia, a amizade, sendo o emblema do fogo sagrado. Sua madeira é comumente usada em rituais mágicos nas tribos melanésias e entre os Semang da Malaia. No Japão, é tida como sagrada e está ligada ao culto da lua e à magia lunar.

Varinha mágica com madeira de FIGUEIRA DE BENGALA

Conhecimento

A figueira-da-índia é sagrada para os videntes e ascetas da Índia, sendo a Árvore do conhecimento na mitologia indiana. O Deus hindu Vishnu nasceu sob a sombra de uma figueira-da-índia, e acredita-se que aquele que duvidar e danificar ou cortar uma delas despertará a ira dos Deuses e será punido com a morte.

Varinha mágica de LOUREIRO

Ressurreição

O significado mágico da árvore de loureiro é a ressurreição e por isso ele é usado na cura, na divinação e nos sonhos mágicos. Os herbalistas da antiguidade usavam suas raízes para tratar as enfermidades do fígado, do baço e de outros órgãos internos. Acreditavam que os frutos da árvore podiam neutralizar o veneno das criaturas peçonhentas e auxiliavam no tratamento das tosses e da tuberculose. As folhas eram tidas como altamente místicas, sendo usadas para proteger as casas dos raios e dos trovões e para manter longe os feiticeiros e os demônios.

Varinha mágica com VIDOEIRO

Renascimento

Na mitologia escandinava, o vidoeiro simboliza o renascimento da Primavera. Como é uma árvore considerada mágica, é usado nos rituais de purificação e nos trabalhos com o tempo atmosférico. A vassoura dos Bruxos (de galhos) era tradicionalmente feita de vidoeiro. É uma antiga superstição na Terra Nova que uma vassoura de vidoeiro “limpará” a família.

Uma vassoura especial feita com galhos de vidoeiro era usada na Europa medieval como açoite para exorcizar os demónios, os duendes e os fantasmas. Em certas áreas da Rússia é costume, no domingo de Pentecostes, vestir um vidoeiro com roupas de mulher.

Varinha de Bruxa com CEDRO

Na Mesopotâmia, o cedro era tido tanto como Deidade quanto como Oráculo.

Tipos de varinha mágica: SABUGUEIRO

Proteção e Cura

Os frutos do sabugueiro podem ser levados nos bolsos, como amuletos para proteger contra a inveja venenosa e também podem ser usados em torno do pescoço, como remédio mágico contra hidropisia.

As flores do sabugueiro, com seu perfume doce e acentuado, há muito são associadas à morte e aos funerais, e houve época em que se acreditava que, se um broto de sabugueiro plantado numa sepultura começasse a crescer, era sinal de que a alma de quem estivesse ali enterrado se encontrava em paz.

Antigamente penduravam-se flores de sabugueiro nas portas do estábulo para proteger os cavalos da magia negra. Guirlandas feitas com elas eram usadas pelos Druidas para decorar altares sagrados para Beltane e para afastar as influências malignas.

Os nativos americanos chamavam o sabugueiro de “árvore da música” e faziam flautas mágicas dos seus ramos. Usavam também a casca como antídoto, sob a forma de cataplasma, nas inflamações e nos inchaços dolorosos.

Todas as partes do sabugueiro têm sido usadas pela medicina popular no tratamento de numerosos distúrbios e doenças. Os frutos de cor púrpura escura fazem um vinho delicioso, e as flores secas podem ser usadas para fazer um chá relaxante. O sabugueiro tem sido usado pelos Bruxos como afrodisíaco e pode também ser ingrediente mágico em vários encantamentos de amor, proteção e prosperidade.

Varinha mágica de madeira com OLMO

Proteção

O olmo é uma árvore frondosa que se diz possuir poder místico para proteger contra os raios. Na Inglaterra, era associado aos duendes e os santeiros o utilizavam no lançamento de encantamentos mágicos. Segundo a mitologia teutônica, a primeira mulher sobre a terra foi criada de um olmo pelos Deuses. Na medicina popular é usado para tratar de inchações, tosses, doenças de pele e infecções venéreas.

Varinha mágica de madeira com FIGUEIRA

Paz e Plenitude

O significado mágico da árvore de figueira é paz e plenitude. Acredita-se que sua sombra seja frequentada por espíritos, e sua casca e frutos são usados tanto na magia como na medicina popular para tratar vários problemas e doenças. Segundo os Evangelhos, a figueira foi “amaldiçoada com a infertilidade” por Jesus Cristo porque se recusou a dar um fruto para ele fora da estação (Marcos 2: 13-22). O Livro do Gênesis testemunha que as folhas da figueira foram usadas por Adão e Eva logo que eles adquiriram o conhecimento para cobrir a nudez.

Varinha mágica de madeira com AVELEIRA

Conhecimento

A aveleira sempre esteve associada aos Bruxos, e o nome “aveleira-dos-bruxos” sobrevive até hoje. A árvore tem sido associada também ao deus Thor. É conhecida como a “Árvore do Conhecimento” (especialmente nas lendas irlandesas), sendo usada nos encantamentos mágicos para a imortalidade, proteção e cura. Acreditava-se que os Bastões e Varinhas Mágicas de aveleira possuíam propriedades divinatórias, e há muito é usada pelos rabdo mantos para localizar tesouros enterrados e água. Galhos de aveleira também são tradicionalmente usadas por magos brancos e para proteger os animais contra encantamentos das fadas ou dos demônios maldosos. Segundo o folclore galês, os ramos de aveleira tecidos em “capas do desejo” ajudam a realização dos desejos.

Tipos de varinha mágica: LOURO

Imortalidade, Amor, Cura

O significado mágico da árvore de louro é a imortalidade, a vitória e a paz. Diz-se que é capaz de dotar os profetas com a visão, e está associado à inspiração poética. Suas folhas eram mastigadas pelas devotas da Deusa Tripla para induzir o transe poético e erótico. Eram também mascadas pelas sacerdotisas do Oráculo de Delfos para inspiração oracular. O louro é largamente usado em todas as formas de magia do amor, do desejo e da cura.

Varinhas mágicas com LIMEIRA

Amor, Cura

Na Alemanha, a limeira era sagrada. Segundo lendas populares e superstições, era habitada por duendes e possuía o poder de fazer os heróis dormirem um sono encantado. Seu fruto é usado principalmente na magia do amor, mas em certas partes da Índia é o ingrediente principal em várias maldições poderosas. Na medicina popular, a lima é usada como emplastro para ferimentos e para tratar de resfriados, dores de garganta e escorbuto.

Varinha mágica com BORDO

Reserva

O bordo é o símbolo da reserva. Houve épocas em que seus galhos eram comumente usados como bastões de adivinhação para localizar águas subterrâneas. Suas folhas são usadas pelos japoneses nos festivais da florada e suas cascas são utilizadas por várias tribos norte-americanas para provocar o vômito.

Varinha mágica com MURTA

Amor e Casamento, Autoridade, Imortalidade, Ressurreição

A murta é uma árvore verdejante, simbolicamente associada ao amor e ao casamento. É também símbolo da autoridade, da imortalidade, da morte e da ressurreição. Guirlandas de flores de murta eram usadas pelos antigos noivos romanos no dia de seus casamentos, mas era também o símbolo do amor ilegal ou incestuoso, e foi muitas vezes banida de várias cerimônias religiosas. Na magia popular a murta é usada nos encantamentos de amor, nos amuletos, nos afrodisíacos das paixões e para atrair boa sorte.

Varinha mágica com CARVALHO

Cura e Renovação

O carvalho é uma árvore com várias associações mitológicas e mágicas. Na tradição alexandrina da Wicca, o carvalho simboliza os aspectos crescentes do ano do Deus Chifrudo. Era tida como a “árvore do oráculo” pelo filósofo grego Sócrates, e como a mais sagrada das árvores, pelos antigos Druidas celtas, que acreditavam que as folhas possuíam grandes poderes sobrenaturais para curar e renovar as forças.

As bolotas (o “fruto” do carvalho) eram comidas pelos Druidas na preparação para realizar profecias. Os antigos romanos também acreditavam nos extraordinários poderes do carvalho e para se protegerem das forças do mal, eles usavam guirlandas feitas com suas folhas sobre a cabeça, como coroas protetoras.

Sacrifícios humanos eram realizados ao Deus fenício Baal “sob cada carvalho frondoso” (Ezequiel 6:13), e na Estónia, o sangue dos animais sacrificados era despejado nas suas raízes, como libação aos deuses.

O carvalho é a madeira tradicional e essencial nas fogueiras do Solstício de Verão. Seus ramos são usados nos encantamentos Wicca para atrair boa sorte, e a casca da árvore é transformada em incenso para glorificar Deuses e Deusas para os quais o carvalho é sagrado. Na medicina popular, o chá de carvalho é usado no tratamento de oxiúros, pedras da vesícula, dentes moles e doenças venéreas.

Varinha de Bruxa com OLIVEIRA

Paz e Bênçãos Divinas

O significado mágico da árvore de oliveira é a paz e as bênçãos divinas. Seus ramos faziam as coroas que eram usadas pelos noivos gregos, conquistadores romanos e deuses que viviam no topo do Monte Olimpo. Ramos de oliveira eram colocados em chaminés e sobre as portas para impedir a queda de raios e para afastar feiticeiros, demônios e fantasmas. A oliveira e seu fruto têm sido usados em encantamentos para cura, na magia do amor e nos antigos ritos de fertilidade. Seu óleo é usado para untar velas de altar, abençoar estátuas religiosas e alimentar lâmpadas sagradas de templos.

Varinha de Bruxa com LARANJEIRA

Amor Eterno

O significado mágico da árvore de laranjeira é o amor eterno, a castidade e a pureza. Suas flores eram usadas como flores de noivado, e seus frutos usados na magia do amor pelos feiticeiros europeus.

Fazer uma varinha mágica com madeira de PALMEIRA

Fertilidade

A Palmeira é a Árvore da Vida e local de habitação da Deusa em vários mitos antigos. É usada pelos santeiros nos rituais de fertilidade e na magia de trabalhos com o tempo atmosférico.

Fazer uma varinha mágica com madeira de PESSEGUEIRO

Longevidade

Na China, o pessegueiro é o emblema da longevidade e símbolo sagrado do Iony da Deusa. Acreditava-se que a árvore possuísse forças espirituais fortes e as Varinhas Mágicas feitas de seus galhos eram usadas pelos chineses nos encantamentos de imortalidade, nos rituais de fertilidade e nos ritos para manter os demônios e espíritos malévolos afastados. O pessegueiro, no Japão, simboliza a fertilidade, e sua madeira é usada para bastões divinatórios. Varetas de pessegueiro são usadas na medicina popular para tratar problemas de estômago, abdome inchado e dores no coração.

Fazer uma varinha mágica com madeira de PEREIRA

Em várias partes da Europa planta-se uma pereira quando nasce uma menina e acredita-se que a criança crescerá ou definhará junto com a árvore.

Fazer uma varinha mágica com madeira de PINHEIRO

Longevidade e Imortalidade

O significado mágico da árvore de pinheiro é a longevidade e a imortalidade. A pinha é o símbolo semítico da vida. Na mitologia japonesa, os espíritos do pinheiro são conhecidos como Jo e Ubá. Essas árvores são o símbolo da fidelidade no casamento, e existem numerosos mitos sobre amantes devotados que foram magicamente transformados em pinheiros.

Os galhos do pinheiro são utilizados em várias cerimônias dos nativos americanos, e sua fumaça é usada pelos indianos para tratar problemas de reumatismo, tosse e resfriados.

Elas são consideradas “Árvores do casamento” no Tirol e usadas pelos Bruxos na Europa e nos Estados Unidos com o objetivo de proteção e cura, bem como para atrair o afeto de uma pessoa. O incenso de pinho é comumente usado na magia para desfazer encantos, e nos ritos de purificação.

Varinha mágica com ÁLAMO

Mãe Terra

O álamo-branco é tido como a árvore do Equinócio do Outono e da antiguidade. Na Grécia pré-helênica, o álamo-preto era usado como “árvore de funeral” e consagrado à Mãe Terra.

No antigo folclore romano, os álamos eram sagrados para o herói Hércules, e, no século 17, na Inglaterra, suas folhas constituíam ingrediente importante nos “caldos-do-enfermo” e nos amuletos mágicos.

Varinha mágica com SORVEIRA

Proteção

A Sorveria (também conhecida como freixo-das-montanhas) tem várias associações mágicas e míticas. Era uma das árvores sagradas dos Druidas, e acreditava-se ser uma proteção contra feitiçaria e espíritos do mal na Idade Média. Os frutos da Sorveria eram usados para curar os ferimentos adquiridos nas batalhas e acreditava-se que davam ao homem um ano extra de vida.

Atualmente os frutos secos são moídos e transformados em incensos mágicos que são queimados ritualisticamente para invocar a Deusa, os guias espirituais familiares dos Bruxos ou espíritos.

As folhas são usadas em divinações amorosas, encantamentos e em rituais destinados a ampliar a criatividade poética. Antigamente a Sorveria do Dia dos Bruxos era celebrada no antigo festival celta de Beltane (Véspera de Maio), que é, agora, um dos quatro grandes Sabbats celebrados pelos Bruxos.

Tipos de varinha: SALGUEIRO

Culto da Deusa

O Salgueiro é em geral, encontrado próximo de poços sagrados e há muito tem sido associado à Bruxaria e ao culto da Deusa. Era tido como sagrado pelos Bruxos e poetas pagãos, pois todas as suas partes são úteis na prática da magia. A madeira dá Varinhas Mágicas excelentes para rituais de cura e magia lunar, e podem também serem usadas em talismãs quando se busca a proteção da Deusa.

Os salgueiros, que são associados tanto à cura como à Primavera, são apropriados para decorar os altares no Candlemas, pois esse Sabbat (também conhecido como Imbolc) é o festival de Brígida — a deusa pagã da cura e dos poços sagrados.

Os Druidas o usavam a madeira do salgueiro como amuletos protetores, e na Idade Média, havia a crença comum de que as famílias dos Bruxos cresciam entre os salgueiros.

No norte da Europa, o salgueiro estava tão ligado à Religião Antiga que até a palavra witch (bruxa) tem a mesma raiz de willow (salgueiro). Na China, o salgueiro é reverenciado como a árvore da imortalidade e na Europa é o símbolo da eloquência.

Tipos de varinha: TEIXO

Imortalidade

O Teixo, como outras coníferas, é conhecido como a “Árvore da Imortalidade” em várias partes do mundo. Era comumente usado na prática da feitiçaria medieval, sendo um dos ingredientes místicos do caldeirão da Deusa-Bruxa Hécate na peça Macbeth, de Shakespeare (ato IV, cena l). Segundo uma antiga superstição popular, o homem ou a mulher que ousar dormir na sombra de um Teixo certamente terá morte horrível ou cairá em sono encantado.

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida

5/5 - (2 votes)

Estamos Online