Início Espiritualidade Wicca Os Instrumentos Mágicos da Wicca

Os Instrumentos Mágicos da Wicca

A Wicca é uma religião pagã que utiliza das energias naturais para a compreensão e alcance de harmonia e equilíbrio na vida. Conheça abaixo alguns dos Instrumentos mágicos da Wicca, quais são os significados de seus símbolos e como são usados:

A Espiritualidade te Ajudará a Superar Desafios e Alcançar seus Objetivos. Clique Aqui e Comece Agora seu Atendimento

O simbolismo do caldeirão na Wicca e bruxaria

Índice do Conteúdo

O principal instrumento ritualístico e talvez o Instrumento Mágico mais representativo dos Bruxos. O caldeirão usado na Wicca ou em qualquer tipo de bruxaria possui muitas finalidades: é usado para queimar incensos, ter mirações, aquecer poções e fazer feitiços.

O caldeirão na Wicca e na bruxaria em geral representa o Útero da Grande Mãe, ou seja, a origem do Universo e de toda a Vida. Nele se realiza a Grande Alquimia Universal. Dele viemos e para ele retornaremos eternamente. É no Caldeirão que as Bruxas preparem os feitiços, as poções e acendem o fogo para os rituais.

O caldeirão é o recipiente onde a transformação mágica acontece

O caldeirão na Wicca, representa o poder da transformação e é geralmente feito de ferro fundido, pois este material é altamente resistente ao fogo e não se danifica com as chamas. O ferro fundido é também resistente contra a ferrugem e quando devidamente limpo e seco após o uso não enferruja tão facilmente como outros metais.

O tripé que sustenta o caldeirão representa as 3 faces da Deusa, e na Wicca céltica o caldeirão representa a deusa Cerridwen.

O tamanho do caldeirão Wicca varia de acordo com o espaço da bruxa e sua intenção. Quando usado em altares deve ser posicionado no centro, representando a quintessência, o elemento espírito e a união dos 4 elementos.

Na falta de um caldeirão, uma panela ou tigela pode substituir, desde que não seja de material sintético, como teflon, plástico ou alumínio.

As Varinhas Mágicas na Wicca

A Varinha Mágica na Wicca, também conhecida como Bastão do Fogo e Vareta, é um bastão fino que pode ser feito de bronze, de cobre ou de madeira. O mais comum e tradicional é que ela seja feita de um galho de árvore.

A Varinha Mágica na Wicca é um instrumento importante e pode ser usada com as mesmas finalidades do Athame. Representa o místico elemento fogo, símbolo da força, da vontade e do poder mágico do Bruxo que a possui. Na Magia Cerimonial, ela representa o elemento ar.

A Varinha Mágica tem sido utilizada há milhares de anos em ritos mágicos e religiosos. É um instrumento de invocação, por vezes utilizada para direcionar energia, para desenhar símbolos mágicos, traçar ou destraçar Círculos de proteção, para indicar a direção do perigo quando perfeitamente equilibrado na palma da mão ou no braço do Bruxo e é usada também para misturar poções mágicas no caldeirão.

Há madeiras tradicionais para a confecção das Varinhas Mágicas na Wicca como por exemplo: o salgueiro, o sabugueiro, o carvalho, a macieira, o pessegueiro e a cerejeira.

Não corte as árvores, deixe que elas mesmas lhe presenteiem

A Varinha Mágica Wicca tradicional mede cerca de 50 cm e deverá ser fabricada pela pessoa que dela vai se servir, a partir de um galho de árvore encontrado num jardim, num bosque ou floresta, caído no chão.

Esta busca pelo galho perfeito deverá ser realizada solitariamente após alguns minutos de recolhimento e meditação, onde a pessoa deverá se dirigir aos Deuses e à  Grande Mãe pedindo que estes a guiem ao encontro do galho que busca para sua Varinha Mágica.

O galho encontrado caído no chão deve ser visto como uma graça da Natureza, e por isto, ao encontrá-lo, faça um agradecimento à árvore e aos Espíritos do jardim, bosque ou da floresta. Um pequeno pedaço de pão pode ser deixado no lugar onde se encontrou o galho, como símbolo deste agradecimento sincero.

Os amuletos Wicca

Na Wicca, os amuletos são objetos consagrados, imantados com uma força mágica de proteção que devem ser usados junto ao corpo: anéis, correntes, medalhas e pedras podem ser bons amuletos Wicca para o uso diário.

Diferentes dos talismãs os amuletos servem para afastar os perigos, enquanto os talismãs servem para atrair coisas e energias. Qualquer objeto pode se tornar um amuleto Wicca, quando assim consagrado, e sua função será sempre a proteção de seu portador.

Exemplos de amuletos usados na Wicca

Amuleto Wicca – Medalha – normalmente as medalhas ou medalhões representam temas religiosos. Também são usadas para vincular o usuário ao símbolo retratado, como forma de proteção.

Amuleto Wicca – Pentagrama – símbolo sagrado em várias tradições representa os quatro elementos: água, terra, fogo e ar coordenados pelo espírito. O número cinco expressa a união dos desiguais, unindo o 3 – princípio masculino ao 2 – princípio feminino. Símbolo dos membros da sociedade Pitagórica. Chave da alta magia, abre os caminhos ao oculto. Simboliza ainda o matrimônio, a felicidade e a realização. Na tradição maçônica é considerada a estrela flamejante.

Amuleto Wicca – Olho de Hórus – representado por um disco solar com asas de gavião. Simboliza a justiça implacável do olhar que tudo vê do Deus egípcio Horus, Deus com cabeça de falcão que derrotou o maligno Seth. Este símbolo representa a dedicação aos rituais e às leis, ilustrando a luta da luz contra as trevas. Símbolo também muito usado nos templos maçônicos.

Amuleto Wicca – Sarasvati – esposa de Brahma. Deusa da água, espírito do Rio Sarasvati. Usa uma lua crescente sobre a testa. Originou a língua sânscrita. Deusa da arte e do conhecimento. Segura manuscritos ou toca instrumentos de corda. O pavão também é um símbolo associado a essa deusa.

Amuleto Wicca – Tara – a deusa mais importante do budismo tibetano. Considerada a salvadora, a deusa branca, a deusa mãe que possui 21 aspectos. É venerada como a mãe de todos os bodhisattvas, os aspirantes à iluminação. Educa-os com sabedoria. A deusa Tara branca e a deusa Tara verde estabeleceram o budismo no Tibete. Esta deusa é representada com o terceiro olho no meio da testa, símbolo do seu conhecimento supremo.

Amuleto Wicca – Vênus de Willendorf – representa a fecundidade e a fertilidade. Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Mãe que, desde a Idade da Pedra, representam o poder mágico da alma feminina. Ela é a senhora da fertilidade da terra e do espírito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritório (para a fecundação de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade das relações familiares).

Amuleto Wicca – Bath – A palavra egípcia para deuses é NETJER, que quer dizer NATUREZA; as divindades habitavam e representavam o mundo animal, vegetal e mineral. A deusa Bast, com cabeça de gata e corpo de mulher é a “Filha de Rá”. para os egípcios, os felinos (ela era epresentada por uma gata selvagem ou uma leoa) simbolizavam o Sol, a Rainha e a Lua. Ela é a protetora do faraó e Grande Vingadora. Em suas mãos porta um sistro, o Ankh , símbolo egípcio da vida eterna e dos poderes criadores.

Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida

5/5 - (10 votes)

Estamos Online