Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo sobre Ayrá – O Orixá dos ventos e estabelecedor da paz

Tudo sobre Ayrá – O Orixá dos ventos e estabelecedor da paz

airá

O Orixá Ayrá é uma entidade ímpar, controladora do vento. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não é uma qualidade do Orixá Xangô. Como principal diferencial podemos observar o seu temperamento: enquanto Xangô é um Orixá punitivo, Ayrá é benevolente e sua missão é a de aplicar a vontade de paz de Oxalufã.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Ele é um dos mais antigos Orixás, que começou a habitar a Terra logo que ela foi criada. Seu caminho está associado a Oxalá, onde os dois são os detentores da paz nos caminhos dos Orixás. Enquanto Oxalá é a paz, Ayrá a estabelece para todos.

Os Orixás são energias únicas que estabelecem o equilíbrio natural de todas as coisas, portanto por meio de suas orientações podemos encontrar os melhores caminhos e os mais valiosos conselhos. Se você precisa de algum direcionamento em sua vida, seja qual for o assunto, eles podem te ajudar por meio da comunicação através dos búzios online. Para viver essa experiência e encontrar os mais surpreendentes resultados, fale com um consultor aqui.

Sua associação a Xangô acontece pois ambos terem sido incorporados ao Panteão do Fogo, mas o seu verdadeiro culto é totalmente independente.

Ayrá é de família do raio, mas também domina os ventos, onde ficou mais conhecido por ter seu símbolo principal como um redemoinho. Seu culto é mais antigo do que o de Xangô, onde foi estabelecido no Candomblé migrando do Savé para Oyó e posteriormente para o Ketu.

Ele carrega consigo em uma das mãos uma chave, com a qual ele pode regular o clima e na outra uma lança que simboliza respeito.

De forma geral, não há culto voltado para este Orixá na Umbanda, o tornando assim mais característico do Candomblé.

História de Ayrá

Índice do Conteúdo

O principal mito de Airá está relacionado a Xangô e Oxalá.

Quando Oxalá permaneceu preso por engano no território de seu filho Xangô, o caos reinou na Terra por 7 anos e o Orixá Pai ficou cabisbaixo e desanimado. Ao saber do acontecido, Xangô o libertou e realizou grandes festas para encher novamente o peito dele de alegrias. Mas de nada adiantou, pois as dores que Oxalá sentia em seu corpo e peito eram muito profundas para serem curadas com os eventos, e seu maior desejo no momento era retornar a Ifé e encontrar sua esposa Iemanjá.

Como Xangô precisava reorganizar o reino após os anos de calamidade, ele não poderia acompanhar o pai debilitado, então solicitou a Ayrá que fizesse isso por ele.

Esse retorno foi uma viagem muito cansativa e longa, e Oxalufã estava muito debilitado após o confinamento de 7 anos, então precisava andar vagarosamente. Em alguns momentos Ayrá o carregava em suas costas para ajudá-lo a chegar logo aonde tanto desejava. Assim, neste momento os dois se tornaram grandes companheiros e Ayrá aprendeu como estabelecer a paz que Oxalá tanto sonhava.

A relação dos dois passou a ser como de pai e filho. Durante a caminhada, Oxalá tinha a necessidade de descansar durante as noites, pois além do corpo cansado ele sentia muito frio. Para aquecê-lo, Ayrá acendia uma fogueira e para diminuir a tristeza em seu coração, ele contava histórias felizes e engraçadas sobre os habitantes de Oyó.

Devido a tamanha dedicação, Oxalá passou a favorecer Ayrá e permitiu que ele o acompanhasse por toda a existência. Algumas lendas contam ainda que Airá falou muito mal de Xangô durante a caminhada, procurando uma forma de causar discórdia entre o pai e o filho, outros mitos afirmam que Xangô não gosta de Airá por ele ter ciúmes da consideração que Oxalá tem por ele.

Qualidades de Ayrá

Ayrá AdjaosíUm guerreiro idoso vestido de branco. Está ligado a Oxalá e Iemanjá.
Ayrá IgbonanPai do Fogo que canta e dança sobre as brasas. Está acompanhado de Iansã.
Ayrá IntilèEstá todo vestido de branco e carrega Lufon em suas costas.
Ayrá ModéAnda sempre vestido de branco e é o companheiro de Oxaguiã.

Oferenda para Ayrá

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

As comidas oferecidas a Airá não podem ser temperadas com sal, nem com dendê ou pimenta. Usa-se somente como tempero a banha de Ori Africana (esse Orixá tem essa postura pois ele está sempre com Oxalá e para poder acompanhá-lo em todo momento, ele evita as coisas que Oxalufã não gosta). Muitos devotos afirmam que este Orixá também aprecia o quiabo como ebó, assim como Xangô.

Cores de Ayrá

Ayrá veste-se de branco, e não usa coroa, e sim um eketé branco.

Dia de Ayrá

É de tradição acender uma fogueira para Ayrá aqui no Brasil no dia 29 de junho, para assim comemorar e mostrar respeito pela sua companhia a Oxalá em uma viagem. Durante este evento há uma grande festividade em torno da fogueira com muita dança em honra aos Orixás do fogo.

Características das Filhas e Filhos de Ayrá

Apesar de não encontrarmos muitos filhos de Airá em nosso país, sabemos que suas características são muito marcantes: eles são pessoas muito sábias que conseguem se organizar e se preparar para situações futuras, como se pudessem antever algo que irá acontecer.

Com o seu jeitinho carinhoso e bondoso, essas pessoas conseguem agir facilmente de forma discreta em qualquer tipo de caminho que desejar, quando menos se espera, elas estarão já um passo à frente do acontecimento.

Elas costumam usar esse dom para a bondade, se tornando assim filhos solidários e bondosos, dispostos a guiar as pessoas por bons caminhos e com boas orientações, todas frutos de sua inteligência única e ampla visão da vida.

Oração ao Orixá Ayrá

“Ayra Daba Kenken Soro

Olu Ami Ma Iman Isele

Orisa Ke Me Sebewa

Ayra Ayra Ee

Ayra Osi Ba Iyami Ma Saoro

Ayra Ayra

Omonile Ayra Omonile

Ayra Ayra Omonile

Ayra O Oregede Pá

Oregede

Ayrá A Ebora Pá

A Eborá

Ayrá O Aja Unsi Pá

Aja Unsi.”

Cantiga de Ayrá

Oriki 1

“Ayrá ó lé lé, a ire ó lé lé (Ayrá está feliz, ele está sobre a casa)

A ire ó lé lé, a ire ó lé lé (Estamos felizes, ele está sobre a casa)”

Oriki 2

“Áyrà ójó mó péré sé (A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor)

Á mó péré sé (Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor)

Áyrà ójó mó péré sé (A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor)

Á mó péré sé (Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor.)”

Saudação a Ayrá

Ayrá Ponon Opukodê – significado: Assim Ayrá ficará muito feliz.

Um Orixá de bondade e compaixão, assim é Ayrá, o responsável pelos ventos e aquele que espalha a paz de Oxalá.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.9/5 - (8 votes)

Estamos Online