Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Ori, o seu orixá pessoal, pela consultora Íris 💟

Ori, o seu orixá pessoal, pela consultora Íris 💟

0
3494

Ori é o nosso Orixá mais forte, referindo-se à nossa intuição espiritual e ao nosso destino. Assim como outras palavras da religião, é uma palavra derivada da língua yorubá, sendo traduzida como ‘cabeça’

Também se refere ao Orixá pessoal de cada um. Deste modo, é o primeiro Orixá a ser louvado, representando a essência particular e real do ser. É aquele que guia, acompanha e nos auxilia desde antes do nosso nascimento, durante toda a nossa vida e após a nossa morte, estando presente em toda a nossa jornada e auxiliando no cumprimento do nosso destino.

Como o Orixá pessoal de cada ser humano, é a divindade que está mais interessada na realização e felicidade de cada indivíduo do que qualquer outro Orixá. Da mesma forma, conhece as necessidades de cada um em sua jornada pela vida, e nos acertos e erros de cada um, possui os recursos adequados e todas as orientações que permitem a reorganização do destino e caminhos relacionados a cada ser humano.

Um Ori bem cuidado tem o poder de abençoar, abrir caminhos e melhorar a vida. Cuidar do Ori é cuidar de si mesmo, é refletir sobre suas escolhas pessoais, suas ações e as consequências dos próprios atos, sobre como e qual é o seu contato com a espiritualidade e, acima de tudo, enxergar o sagrado em si. O sagrado no sopro divino da vida que foi recebida e presenteada, ver no próprio Ori o que ele representa pode proporcionar a força necessária de que precisamos no dia a dia, uma vez que o divino reside dentro da nossa cabeça física e espiritual.

Existe um ditado Yoruba que diz: ‘Pode-se viver sem um braço ou uma perna, até mesmo sem um rim, mas não há caminho e vida sem um Ori.’ Infelizmente, o culto ao Ori não é tão conhecido no Brasil, mas na Nigéria e em terreiros mais antigos e tradicionais do candomblé brasileiro, ele é respeitado e reverenciado como o conhecimento ancestral mais importante, por trazer para nós mesmos a responsabilidade sobre o nosso destino e um pouco mais de poder pessoal.

Existe uma prece muito antiga, que aqui está traduzida do Yorubá e que pode ser realizada ao Ori quando se necessita de uma resposta, um caminho e boa sorte.

Sugiro que seja realizada junto com um copo d’água e uma vela de sete dias acesa ao lado.

Encantamento para propiciar o Orí

Orúnmilá que fortifica os tristes, fortifica-me, estou triste, fortifica este meu coração triste.

Senhor da comunidade, aquele que é honrado e respeitado, pois é a cabeça de alguém cansado que invoca a tua ajuda.

Senhor da comunidade, esteja conosco, me acompanhe, para que as coisas boas me

encontrem, e que tenhamos coisas boas, é a cabeça de alguém cansado que invoca tua ajuda.

Minha cabeça, venha cobrir a casa e minha retaguarda. 

Duzentos, duzentos, que orobô cresça na floresta; duzentos, duzentos, que ataré cresça na floresta, duzentos, que o poder do dinheiro adentre a minha casa.

Que as feitiçarias, as doenças, os problemas, as aflições, a morte, a fome, a

sede, desapareçam da minha vida.

Quando efún entra no ossún ele desaparece.

Que todas as minhas aflições desapareçam.

Que a palavra de Ifá se realize, e a de Orúnmilá também, como um encanto. 

E ao encontrarem Alagemô realizam-se através dos Orixás, que aceitam do alto todos os

meus pedidos. 

A folha no fogo queima rapidamente, que meus pedidos se realizem assim.

Leite, leite, escorra para as crianças em quantidade como é na fazenda de Esisi. 

Que minha casa, meus caminhos, meus conhecidos se engrandeçam. 

Que todos os meus votos façam desabrochar, e transformar-se para mim, a fim de que ao nascer do dia eu encontre facilidades, axé ô, axé ô, axé ô!”

Um bom exercício de final de ano(e diário também) é refletir sobre Ori, sobre nossos objetivos diante a vida e o sobre o que estamos fazendo para alcançá-los, lembrando sempre que: “Orí eni ní um’ni j’oba”, isto é, “a cabeça de uma pessoa faz dela um rei”.

Axé ô!


Íris é especialista em Tarot dourado de Rider Waite Oráculo de Delfos Thetaheling.

Atua como consultora em desenvolvimento pessoal e leva seus consulentes a desenvolver suas capacidades máximas com autoconhecimento e amor próprio.

Além disso, Íris também escreve sobre o mundo místico, e traz sua experiência em atendmientos como um meio de se espressar atravéz das palavras.

Fale com a especialista Íris, e tenha direcionamento e iluminação no seu caminho

5/5 - (15 votes)

Estamos Online