Início Espiritualidade Conheça a Parábola do Grão de Mostarda e o que ela significa

Conheça a Parábola do Grão de Mostarda e o que ela significa

0
1997
parábola do grão de mostarda

Jesus comparou o reino de Deus a qual semente, você sabe? Normalmente, quem costuma ler a Bíblia, assistir a pregações, ou tem um aplicativo de parábola, já pensa direto na Parábola do Grão de Mostarda. Para aqueles que não sabem a resposta ou não conhecem a parábola: fiquem tranquilos.

Hoje falaremos um pouquinho sobre a Parábola do Grão de Mostarda e as lições que ela nos traz.

Índice – Parábola do Grão de Mostarda 🌱

Índice do Conteúdo

O que é a Parábola do Grão de Mostarda?

Antes de mais nada, para que possamos entender do que se trata essa parábola, precisamos saber: o que é uma parábola?

Parábolas, são narrativas que usam da alegoria para passar um ensinamento por meio de comparações ou metáforas. Quem está acostumado com passagens da Bíblia, sabe que por muitas vezes, Jesus passou seus ensinamentos usando essas duas formas. Assim sendo, vamos conhecer os ensinamentos que essa parábola nos traz.

Embora não seja muito longa, a Parábola do Grão de Mostarda pode ser encontrada em três passagens diferentes da Bíblia:

  • Mateus 13:31-32: “Outra parábola lhes propôs, dizendo: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no campo;

O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.”

  • Marcos 4:30-32: “E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 

Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra.”

  • Lucas 13:18-19:  “Então Jesus perguntou: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei?  É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos”.

Como pudemos ver, elas são bem parecidas, mas o que significam?

Fé do tamanho de um grão de mostarda

Ainda que a resposta à pergunta “Jesus comparou o reino de Deus a qual semente” esteja óbvia para nós nesse momento, ainda precisamos entender o por quê dessa comparação feita na Parábola do Grão de Mostarda.

O grão da mostarda mede, em média, 2 milímetros de diâmetro, ou seja ele é extremamente pequeno. Porém, após sua germinação, ela pode chegar a até 2 metros de altura, dependendo do seu tipo. 

Dessa forma, quando Jesus faz a comparação na Parábola do Grão de Mostarda, o que ele quis dizer?

Embora o grão de mostarda tenha a capacidade de crescer, é preciso ter fé e plantá-lo. Igualmente, acontece com o Reino de Deus. Se a sua palavra é plantada com fé, ele crescerá e dará abrigo às criaturas que o procurarem.

De maneira idêntica, podemos interpretar a Parábola do Grão de Mostarda com o início humilde das palavras de Jesus para as pessoas, e onde os seus ensinamentos poderiam levá-los.

Saiba mais sobre os caminhos que podem te levar ao crescimento espiritual com um especialista!

parábola do grão de mostarda

Parábola Grão de mostarda: a fé que faz crescer

Apesar de a Parábola do grão de Mostarda se referir ao reino de Deus e seus efeitos no homem, uma coisa é inegável: sem fé ele não cresceria.

Da mesma forma, isso acontece conosco. Muitas vezes queremos alcançar alguns objetivos em nossa vida, porém não temos fé em nossas ações. Por consequência, não alcançamos o nosso objetivo.

Porém, existem vários caminhos que  se pode seguir para limpar suas energias e retomar a fé em você mesma, e nós da iQui estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Clique aqui e saiba mais!

Seja como for, o direcionamento que você precisa para retomar sua fé, vai depender somente do seu primeiro passo, ou salto, de fé.

Simpatia da mostarda para atrair sorte e prosperidade

Se acaso você está com dificuldades e precisa de uma ajudinha extra com sua fé, essa simpatia irá te ajudar a atrair sorte e prosperidade em sua vida. Assim sendo, para fazê-la você precisa de:

  • 1 folha de papel branca;
  • lápis;
  • cola;
  • sementes de mostarda;
  • forma de alumínio ou prato de vidro.

Pegue a folha de papel e com o lápis desenhe uma cruz no meio da folha. Depois, pegue a cola passe em cima do desenho da cruz e cole as sementes de mostarda. Assim que a cola secar (pode levar em torno de duas horas), queime o papel em cima do recipiente e depois jogue as cinzas em água corrente.

Conheça outras formas de prosperar em sua vida financeira com nossos consultores!

parábola do grão de mostarda

“Andar com fé eu vou”

Como pudemos ver na Parábola do Grão de Mostarda, sem fé não há germinação, ou seja, não há crescimento.

Às vezes, dependendo da situação, é extremamente difícil manter a fé, porém você deve se lembrar, que tudo na vida acontece por uma razão. Por mais que a situação seja difícil, ela faz parte do seu aprendizado.

Além disso, mesmo quando você acredita não ter forças para continuar na situação, o universo sempre vai achar uma forma de te amparar, seja através de amigos ou familiares. 

Em outras palavras, você nunca estará sozinha. Mesmo nos momentos onde não houver ninguém com você, imagine sua fé do tamanho do grão de mostarda, basta você plantar e ele crescerá.

Aumente sua fé em você e siga brilhando no seu caminho de evolução com o auxílio dos nossos profissionais!


Descubra como se reconectar com a sua fé e seu lado espiritual.

Rate this post

Estamos Online