Início Espiritualidade Orações e Salmos Momento de reflexão: um estudo do Salmo 133

Momento de reflexão: um estudo do Salmo 133

133 salmo

Os Salmos compõem um livro bíblico com 150 capítulos, isso é, são diversas recitações e poemas religiosos que são consideradas orações sagradas e louvores. O foco maior em tudo é Deus, eles expressam a verdade sobre a criação e a forma mais correta de seguir o caminho puro e seguro.

Os Salmos e Orações Podem te Ajudar a Vencer Desafios. Saiba Como Elevar sua Fé com Auxílio de Especialistas AQUI!

 

Diante de todos os Salmos da Bíblia nos deparamos com o salmo 133, que é um dos quatro Cânticos dos Degraus, também atribuído a Davi. A estrutura desse poema se divide em:

  • primeiro relatando à beleza e à união;
  • e por fim, bençãos e reconhecimento.

Salmo 133 da Bíblia Sagrada

  1. Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
  2. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
  3. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Interpretação do Salmo 133

O salmo 133 em estudo começa pelo versículo 1 e 2 e que se refere à união com grande satisfação e amor. A expressão ” …quão bom e quão suave” passa o sentido de um significado que expressa o agradável prazer e sensação recompensadora. Mais para frente ele cita o óleo, porque os sacerdotes eram ungidos com óleo como símbolo de benção e missão cumprida. E por isso, o salmista compara o povo que vive em união e harmonia, como aqueles que foram abençoados por Jesus.

No último versículo cita sobre as bençãos de Deus perante nossa vida, onde assim como o orvalho de Hermom, também somos abençoados por Ele.

Aqui, é interessante aprender a importância de Hermom para a região de Israel. Essa localização é um monte de 30 quilômetros de extensão todo congelado, e se destaca nesse território. A medida em que se chega à base do monte, a geleira derrete irrigando a terra e trazendo vida ao local, e é ali nessa água unida em demais pontos que nasce o rio Jordão. Esse mesmo monte, encontra-se na área norte de Israel, uma localização seca, considerada desértica. Portanto Hermom é a representação de vida para a região, é como um milagre que nasceu para beneficiar uma localidade que é maltratada pela seca.

O intuito de Deus sempre é fazer o bem para o Seu povo, Davi através de algumas palavras consegue expressar seu reconhecimento e amor.  O Salmo 133 em explicação nos fazer perceber a admiração serena e verdadeira nas palavras e principalmente de como devemos segui-las.

Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI

5/5 - (3 votes)

Estamos Online