Início Espiritualidade Cristianismo São Lourenço – Devoção, inteligência e coragem

São Lourenço – Devoção, inteligência e coragem

São Lourenço - Devoção, inteligência e coragem

São Lourenço é conhecido principalmente por ser Padroeiro dos Diáconos e no dia 10 de agosto é comemorado o dia de seu martírio.

Sendo um grande mártir da igreja, São Lourenço ou Loreño de Huesta é um Santo Espanhol conhecido por ser um dos primeiros Diáconos da Igreja Católica.

O Santo tornou-se mártir após a morte do Papa Sisto II, quando solicitado que levasse todas as “riquezas da igreja” confrontou o imperador romano Valeriano, levando as pessoas que outrora foram auxiliadas pela igreja e lhe falou: “Estas são as riquezas da igreja”, sendo então queimado vivo após despertar a ira do imperador.

Se algo em sua vida não corre bem, seja no amor, saúde ou financeiramente, você pode usar de sua fé para tudo melhorar. Entre em contato com um de nossos Esotéricos Online e tenha auxílio para encontrar o seu caminho. Clique aqui e confira.

Continue lendo para conhecer mais a fundo a história de São Lourenço.

História de São Lourenço

Nascido em 255, São Lourenço foi ajudante do Papa Sito II e responsável por um centro que era inteiramente dedicado aos pobres. O nome Lourenço vem do latin Laureamtenens que traduzido significa “Coroa feita de louro”. 

Com a crescente preocupação sobre o número de discípulos, os Apóstolos convocaram uma reunião e, expondo todas as suas angústias diziam:

“Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus para administrar”

E assim, foram escolhidos entre os irmãos presentes, homens de boa reputação, que eram cheios de fé e devoção para administrar com todo o cuidado e empatia os pobres, órfãos e viúvas. E todo esse grupo de “administradores” foram chamados de Diáconos. Dentre eles São lourenço, que se destacava por sua agilidade, inteligência e caridade.

Perseguição e mortes

No ano de 257, os cristãos passaram a ser perseguidos e mortos, através dos pedidos de imperador romano Valeriano I. Uma dessas mortes, talvez a mais trágica delas, foi a do Papa Sisto II a quem São Lourenço auxiliava.

Ao caminhar para o local de execução junto com o Papa, diz:

“Aonde vai sem seu diácono, meu pai? Jamais oferecestes o sacrifício da missa, sem que eu vos acolitasse (ajudasse)!”

E comovido com as palavras, finalmente o papa responde:

“Não estou te abandonando, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte. Velhice e fraqueza faz com que tenham pena de mim. Em três dias você me seguirá.”

Após a morte do Papa, o imperador ainda furioso exigiu que a Igreja entregasse todos seus maiores bens no prazo de 3 dias. Foi então que passados os 3 dias São Lourenço retorna com todos os pobres, órfãos e viúvas auxiliados pela igreja e diz ao imperador:

“Estes são os bens da Igreja.”

Valeriano então, ainda mais furioso e indignado, ordena no mesmo momento a prisão e execução do Diácono.

Morte de São Lourenço

Após enfrentar o imperador e ser preso, Valeriano ordena que São Lourenço seja queimado ainda vivo e mesmo em meio a chamas, São Lourenço se manteve calmo e alegre, tamanha era sua fé em relação à vida eterna.

Agradecia feliz por estar indo de encontro com o Senhor Jesus Cristo. E por mais que aquele, tivesse sido um momento angustiante para todos os fieis e presente, ele ainda dizia para os soldados com toda ironia:

“Agora pode me virar, este lado já está assado!!!”

Uma multidão acompanhava o martírio de São Lourenço e, não é impossível dizer que, muitos foram convertidos ao amor do senhor Jesus Cristo ao acompanharem o testemunho do jovem Diácono.

O sepultamento ocorreu no cemitério de Siríaca, onde mais tarde fora construída pelo imperador Constantino uma basílica em sua honra.

A mais bela fé

São Lourenço é mencionado na ladainha de todos os santos e é conhecido e considerado como o padroeiro da cidade de Huesca.

Significado e Simbolismo de São Lourenço

A casula vermelha

Representa o martírio sofrido pelo Diácono ao ser perseguido pelo Imperador Valeriano no ano de 257.

A túnica branca

Representa a pureza no coração Diácono que dedicou sua vida inteiramente à igreja e a Jesus Cristo.

A palma na mão

Representa a vitória triunfante da vida sobre e a morte.

O livro na mão

Representa o serviço como diácono mas também o Evangelho.

A fogueira

Representa o instrumento de seu martírio ao ser queimado vivo.

Oração para São Lourenço

Oração 1

“Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir São Lourenço e destes forças para triunfar sobre as chamas e os seus tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas de toda a sorte.

Intercedei ó glorioso e corajoso mártir, que mesmo na hora da morte zombaste do vosso carrasco, para que Deus acolha as minhas súplicas, eu que me vejo atormentado e ameaçado pelo fogo do inferno .

Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os tiranos, vossa lucidez para encarar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Atendei Senhor minha súplica , através da bondosa intercessão do corajoso mártir São Lourenço

Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina,

Amém!”

Oração 2

“Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, amém.”

Novena para São Lourenço

Utilize a Oração 1, orando por 9 dias seguidos. De preferência, acenda uma vela para São Lourenço, faça seu pedido e finalize com Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes