Início Espiritualidade Cristianismo Saiba mais sobre São Jerônimo – O sábio das Sagradas Escrituras

Saiba mais sobre São Jerônimo – O sábio das Sagradas Escrituras

Santo Jerônimo

Celebra-se no dia 30 de setembro o dia de São Jerônimo. Ele foi um homem de extrema importância para todos, porque através da sua sabedoria e do seu amor pela Palavra, ele traduziu a Bíblia Sagrada pela primeira vez para o latim (a língua mais popular entre os povos humildes). Sua tradução é chamada até hoje de Vulgata, porque foi baseada na linguagem popular e de fácil entendimento.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Filósofo, historiador, escritor e teólogo. São Jerônimo possui diversos conhecimentos e em toda sua vida procurou testemunhar a fé em Jesus Cristo por meio das Escrituras. Ele é sempre representado com diversos livros e escrevendo, e sua imagem faz referência ao seu trabalho árduo e sua dedicação em transmitir a todos a Palavra de Deus.

A História de São Jerônimo

Índice do Conteúdo

No ano de 340 d.C, nasceu Jerônimo na região hoje conhecida como Croácia. Ele fazia parte de uma família cristã que possuía algumas riquezas, e por ser o filho único herdou tudo após o falecimento de seus pais. Jerônimo aproveitou a herança e decidiu ir viver e estudar em Roma, cursou oratória, – uma área em que mostrou muita afinidade – destacou-se ainda mais por sua inteligência.

Somente aos 25 anos optou por ser batizado, e o Papa Libério teve a honra de fazê-lo. Para sua surpresa, um dia durante sua Oração sentiu o chamado de Deus, resolveu então seguir a vida monástica em Gália junto com monges, onde era necessário o isolamento, estudos e prece para alcançar o verdadeiro significado da vida. Rapidamente fez amizade com todos e criaram então raízes ao local, fundando uma área de estudos bíblicos e teologia no geral.

Foi por pouco que Jerônimo não encontrou a morte. Por ter um forte temperamento, ele queria ainda mais provações para compreender a essência do existir, e dessa forma se autoflagelou no deserto, onde passou grandes necessidade e períodos extensos de jejum.

Mas, foi em sua jornada para Constantinopla que ele finalmente encontrou a missão que tanto buscava: através das mãos e sabedoria de São Gregório, Jerônimo finalmente conheceu de fato as Palavras Sagradas. Tomado pelo amor do Espírito Santo e cheio de vontade de propagar as Escrituras, ao receber uma proposta do Papa Damaso para traduzir a Bíblia para o latim, ele iniciou sua mais árdua e longa jornada onde se dedicou ao estudo daqueles ricos textos Santos com extrema fidelidade, para que assim houvesse maior facilidade em compreender o que está escrito por todos os filhos do Pai.

Se tornou então secretário do Papa e após muitos anos de empenho, realizou um trabalho magnífico que se tornou a base da Igreja. Além da fidelidade com as palavras em sua tradução, ele mostrava a riqueza de informações que a história continha, como se tivesse vivido cada uma daquelas cenas.

Após seu trabalho e dedicação com a tradução, mudou-se para a cidade natal de Jesus, e foi na Terra Santa que viveu como monge em um mosteiro criado por Santa Paula, sua amiga de estudo bíblico.

Morte de São Jerônimo

O Padroeiro dos estudos bíblicos, morreu com 80 anos no dia 30 de Setembro do ano de 420 d.C. E por fim deixou belos registros de sabedoria:

Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco.

Oração de São Jerônimo

Oração 1

“Há quem vive pelas ruas, há quem dorme pelo chão, Quem se vende em noite escura, há quem vai na contramão. Quem sacia o faminto, solidário cura a dor, será brilho em meio às trevas: Deus escuta o seu clamor. São Jerônimo, bom pai, olhai por nós, do céu guiai o nosso caminhar. Nossa lida sustentai na fé, na dor, com amor, rogai por nós em nosso andar. Para o órfão sede luz, para o jovem, proteção. Escutai o grito, a voz dos que buscam paz e pão. Quem confia noite e dia sonha e faz nascer a flor, Quem resiste em teimosia, Deus sustém o seu vigor. Amém!”

Oração 2

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo ilumine e esclareça a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerônimo ajude-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

São Jerônimo, rogai por nós. Amém!”

Novena de São Jerônimo

Essa Novena é simples e deve ser repetida pelos 9 dias, sempre ao final das Orações, reze 1 Pai Noso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai. Ela é indicada para todos aquelas que necessitam de muita proteção em suas vidas e que tem passado por momentos de grandes obstáculos. Peça a São Jerônimo pela força que necessita para continuar em sua estrada.

Oração Inicial:

“Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Bem aventurado São Jerônimo, que tendes poder sobre os elementos do céu e da terra, poder que vos foi confiado por Deus. (fazer o pedido de todo coração)”

Oração final:

 

“Nosso Senhor, o vosso devoto e crente em vossos merecimentos vos roga, humildemente, não desampareis em seus passos.

São Jerônimo, que sois tão bondoso para com aqueles que pedem vosso socorro e vossa assistência, ouvi a minha prece e afastai de mim os perigos, fazendo com que a minha existência seja preservada, enquanto o Senhor Deus assim o permitir.

Seja caridoso São Jerônimo, o meu guia, onde eu estiver caminhando, o meu guarda e o meu abrigo. pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!”

São Jerônimo é exemplo de devoção, porque foi através de sua sabedoria e amor que ele se dispôs a tornar de conhecimento de todos as Palavras Sagradas, e consequentemente propagou também a fé e a paixão de Cristo por todos nós! Ele é o Pai dos Ensinamentos e da generosidade, aquela que se faz de graça, sem esperar nada em troca.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post

Estamos Online