Início Espiritualidade Cristianismo Saiba mais sobre São Jerônimo – O sábio das Sagradas Escrituras

Saiba mais sobre São Jerônimo – O sábio das Sagradas Escrituras

0
6366
Santo Jerônimo

Celebra-se no dia 30 de setembro o dia de São Jerônimo. Ele foi um homem de extrema importância para todos, porque através da sua sabedoria e do seu amor pela Palavra, ele traduziu a Bíblia Sagrada pela primeira vez para o latim (a língua mais popular entre os povos humildes). Sua tradução é chamada até hoje de Vulgata, porque foi baseada na linguagem popular e de fácil entendimento.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Filósofo, historiador, escritor e teólogo. São Jerônimo possui diversos conhecimentos e em toda sua vida procurou testemunhar a fé em Jesus Cristo por meio das Escrituras. Ele é sempre representado com diversos livros e escrevendo, e sua imagem faz referência ao seu trabalho árduo e sua dedicação em transmitir a todos a Palavra de Deus.

A História de São Jerônimo

No ano de 340 d.C, nasceu Jerônimo na região hoje conhecida como Croácia. Ele fazia parte de uma família cristã que possuía algumas riquezas, e por ser o filho único herdou tudo após o falecimento de seus pais. Jerônimo aproveitou a herança e decidiu ir viver e estudar em Roma, cursou oratória, – uma área em que mostrou muita afinidade – destacou-se ainda mais por sua inteligência.

Somente aos 25 anos optou por ser batizado, e o Papa Libério teve a honra de fazê-lo. Para sua surpresa, um dia durante sua Oração sentiu o chamado de Deus, resolveu então seguir a vida monástica em Gália junto com monges, onde era necessário o isolamento, estudos e prece para alcançar o verdadeiro significado da vida. Rapidamente fez amizade com todos e criaram então raízes ao local, fundando uma área de estudos bíblicos e teologia no geral.

Foi por pouco que Jerônimo não encontrou a morte. Por ter um forte temperamento, ele queria ainda mais provações para compreender a essência do existir, e dessa forma se autoflagelou no deserto, onde passou grandes necessidade e períodos extensos de jejum.

Mas, foi em sua jornada para Constantinopla que ele finalmente encontrou a missão que tanto buscava: através das mãos e sabedoria de São Gregório, Jerônimo finalmente conheceu de fato as Palavras Sagradas. Tomado pelo amor do Espírito Santo e cheio de vontade de propagar as Escrituras, ao receber uma proposta do Papa Damaso para traduzir a Bíblia para o latim, ele iniciou sua mais árdua e longa jornada onde se dedicou ao estudo daqueles ricos textos Santos com extrema fidelidade, para que assim houvesse maior facilidade em compreender o que está escrito por todos os filhos do Pai.

Se tornou então secretário do Papa e após muitos anos de empenho, realizou um trabalho magnífico que se tornou a base da Igreja. Além da fidelidade com as palavras em sua tradução, ele mostrava a riqueza de informações que a história continha, como se tivesse vivido cada uma daquelas cenas.

Após seu trabalho e dedicação com a tradução, mudou-se para a cidade natal de Jesus, e foi na Terra Santa que viveu como monge em um mosteiro criado por Santa Paula, sua amiga de estudo bíblico.

Morte de São Jerônimo

O Padroeiro dos estudos bíblicos, morreu com 80 anos no dia 30 de Setembro do ano de 420 d.C. E por fim deixou belos registros de sabedoria:

Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco.

Oração de São Jerônimo

Oração 1

“Há quem vive pelas ruas, há quem dorme pelo chão, Quem se vende em noite escura, há quem vai na contramão. Quem sacia o faminto, solidário cura a dor, será brilho em meio às trevas: Deus escuta o seu clamor. São Jerônimo, bom pai, olhai por nós, do céu guiai o nosso caminhar. Nossa lida sustentai na fé, na dor, com amor, rogai por nós em nosso andar. Para o órfão sede luz, para o jovem, proteção. Escutai o grito, a voz dos que buscam paz e pão. Quem confia noite e dia sonha e faz nascer a flor, Quem resiste em teimosia, Deus sustém o seu vigor. Amém!”

Oração 2

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo ilumine e esclareça a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerônimo ajude-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

São Jerônimo, rogai por nós. Amém!”

Novena de São Jerônimo

Essa Novena é simples e deve ser repetida pelos 9 dias, sempre ao final das Orações, reze 1 Pai Noso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai. Ela é indicada para todos aquelas que necessitam de muita proteção em suas vidas e que tem passado por momentos de grandes obstáculos. Peça a São Jerônimo pela força que necessita para continuar em sua estrada.

Oração Inicial:

“Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
Bem aventurado São Jerônimo, que tendes poder sobre os elementos do céu e da terra, poder que vos foi confiado por Deus. (fazer o pedido de todo coração)”

Oração final:

 

“Nosso Senhor, o vosso devoto e crente em vossos merecimentos vos roga, humildemente, não desampareis em seus passos.

São Jerônimo, que sois tão bondoso para com aqueles que pedem vosso socorro e vossa assistência, ouvi a minha prece e afastai de mim os perigos, fazendo com que a minha existência seja preservada, enquanto o Senhor Deus assim o permitir.

Seja caridoso São Jerônimo, o meu guia, onde eu estiver caminhando, o meu guarda e o meu abrigo. pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!”

São Jerônimo é exemplo de devoção, porque foi através de sua sabedoria e amor que ele se dispôs a tornar de conhecimento de todos as Palavras Sagradas, e consequentemente propagou também a fé e a paixão de Cristo por todos nós! Ele é o Pai dos Ensinamentos e da generosidade, aquela que se faz de graça, sem esperar nada em troca.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post