Início Espiritualidade Cristianismo São Cristóvão – O Padroeiro dos Viajantes

São Cristóvão – O Padroeiro dos Viajantes

Santo Cristóvão

São Cristóvão ficou assim conhecido por carregar em seus ombros o Menino Jesus Cristo, sem nenhuma intenção de reconhecimento e veneração, pois ele não sabia que aquele pequeno menino era na verdade o Messias testando a sua fé.

Dentre todos os Santos da Igreja Católica, Cristóvão é o responsável por proteger e guardar aqueles que precisam fazer alguma viagem ou necessitam de direção na vida. Ele ajuda a caminhar em segurança e paz, sem perder o foco no caminho e a fé em Deus.

O dia em comemoração de seu nome e gratidão pelo seu amor e proteção é 25 de Julho.

São Cristóvão é assim como os anjos, que nos guiam e tentam sempre reservar o melhor para cada homem, aproveite para receber conselhos dos mensageiros de Deus, clicando aqui.

A História de São Cristóvão

Índice do Conteúdo

Nascido como príncipe, filho do Rei de Canaã, seu nome de batismo era Reprobus. E mesmo diante de todas as possibilidades e riquezas, sua alma tinha sede de servidão, de encontrar pessoas com maior poder que o dele e servi-las de bom grado. Por ser naturalmente forte e de alta estatura, Reprobus logo ficou conhecido, caminhou pelo mundo a procura da pessoa mais poderosa para ser seu devoto.

Foi assim que encontrou um importante Rei, mas logo descobriu que este tinha muito medo do Satanás, o abandonou e decidiu buscar então no diabo a sua inspiração de força, entretanto, chegou ao seu conhecimento de que este possuía muito medo da Cruz, então, passou a venerar Jesus. Foi batizado em Seu nome e como provação decidiu morar próximo a um rio muito agitado, onde carregava pessoas em seu ombro para ajudá-las a fazer a travessia.

Um certo dia, Reprobus colocou um pequeno menino em seus ombros, e percebeu que a cada passo que dava o peso da criança ficava cada vez maior, então teve que enfrentar a correnteza do rio com um peso que o castigava, e para tal façanha abraçou a fé, pediu forças para que Cristo o guiasse e apoiasse, pois ele não queria que nada acontecesse ao pequeno garoto.

Para sua surpresa, ao chega à margem, o menino revelou ser o Messias, que havia decidido testar sua fé. E assim ele recebeu o nome de Cristóvão que significa: aquele que carrega Cristo. Ele passou então a realizar sua missão com mais amor e dedicação, e seu carinho com todos era tamanho que muitas pessoas se converteram ao escutar as suas histórias e pregações.

Morte de São Cristóvão

O conhecimento das conversões que realizou em nome de Deus chegaram aos ouvidos do Imperador, dessa maneira Cristóvão foi preso e torturado até a morte, pois em nenhum momento negou a sua fé.

Simbologia da imagem e significados

O Menino Jesus em seus braços: Significa que cada pessoa que teve o auxílio de São Cristóvão, é uma parte de Jesus, pois o Messias sempre teve muito amor por todos. Por isso Cristóvão carregava a todos com amor e segurança, pois servir à humanidade era servir aos propósitos de Cristo.

Globo na mão do Menino Jesus: Simboliza o peso do mundo que Jesus carrega consigo, tal peso que São Cristóvão teve que suportar em seus ombros, ajudando com gratidão a carregá-lo.

Avental Marrom: Símbolo da humildade do Santo, o qual abandonou seu posto de príncipe, para servir ao Senhor.

Túnica Verde: Significa o poder da esperança de São Cristóvão de servir ao mais poderoso, de ser devoto Aquele que o fez encontrar a sua verdadeira missão.

Manto Vermelho: Simboliza o martírio do Santo, que não renegou a Jesus nem mesmo no momento de risco de morte.

Oração de São Cristóvão

Oração 1

“Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição. Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo. Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante. Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção. Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger. Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção. São Cristóvão protetor, sejais nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo. Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Oração 2

“Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós.”

Oração 3

“Acolhei o nosso pedido, São Cristóvão querido. Não permitais que nossa visão se desvie quando estivermos dirigindo, colocando em risco a nossa vida e a de nossos entes queridos, de amigos ou familiares. Evitai, São Cristóvão, que tomemos alguma bebida alcoólica e soframos algum acidente, leve ou fatal; enfim, protegei todos os viajantes que caminham por essas estradas movimentadas e cheias de perigo, cuidando deles com vosso amor celestial e a vossa plena fé. Sede nosso guia, São Cristóvão, e propagaremos com alegria as vossas orientações. Amém!”

 

Novena de São Cristóvão

Esta Novena possui o intuito de auxiliar aqueles que querem tirar a carteira de motorista e dirigir com responsabilidade e em segurança:

Rezar todos os 9 dias as Orações a seguir:

Oração Inicial

“Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal. “

Oração Final

“São Cristóvão que levastes um dia o fardo preciosismo, o Menino Jesus e é por isso invocado como Patrono Celestial. Abençoa a mim e a meu carro! Dirige minhas mãos, meus pés, meus olhos. Guarda os freios, protege-me nas curvas fechadas e no asfalto molhado.

Guarda-me das colisões e de pneus estourados. Livra-me das derrapagens. Segura animais soltos, pedestres distraídos e imprudentes. Dá-me cortesia para os outros motoristas e, sobretudo, para com os guardas de trânsito.

Que eu seja cauteloso nas ruas movimentadas, atento nos cruzamentos e nunca alcoolizado, para que eu um dia possa ir segura (o) e diretamente, não antes do prazo, para a garagem do céu.

Amém.”

Ao final, reze: 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

São Cristóvão é um Santo que abdicou ao seu poder para encontrar a sua verdadeira missão na vida, aceitando com paixão e fé o difícil caminho que lhe foi imposto e acreditando que ele só seria feliz e completo ao servir a missão Divina.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online