Início Espiritualidade Cristianismo Santo Inácio de Loyola – Uma Alma Maior que o Mundo

Santo Inácio de Loyola – Uma Alma Maior que o Mundo

Santo Inácio de Loyola

Após um acidente em sua vida, Inácio de Loyola decidiu focar os seus estudos na Paixão de Cristo. Descobrindo assim o seu verdadeiro caminho e o propósito de vida, ao qual decidiu se entregar de coração e se dedicar.

Se você passa por um momento de dificuldade e precisa de respostas, saiba que dentre todos os oráculos existe um que focaliza nas energias dos Anjos, e consequentemente te conecta com Deus.  Clique aqui e conheça o Tarot dos Anjos!

A História de Santo Inácio de Loyola

Índice do Conteúdo

Iñigo Lopez de Loyola, seu nome de batismo, nasceu na Espanha em 1491 em uma família nobre e que mantinha a fé cristã. Recebeu a melhor educação para que virasse um alto aristocrata, e passou a se destacar nos esportes ainda muito jovem.

Aos 26 anos ingressou na carreira militar, onde serviu em diversas batalhas, inclusive em uma em nome do vice-rei de Navarra, seu parente. E foi nessa jornada que sua vida mudou drasticamente, em uma guerra foi acertado na perna por uma bala de canhão, a qual fraturou a sua tíbia e fez com que ele se afastasse por um grande período de seu posto.

De cama, Inácio decidiu trocar suas leituras de táticas de guerra por livros que relatavam sobre Jesus e a Paixão de Cristo, quando percebeu, já estava totalmente envolvido pela leitura cristã e decidiu então largar a farda para servir a Deus.

Como gesto da provação que aceitou passar para confirmar seu amor ao Pai, Inácio foi até ao Santuário de Nossa Senhora de Montserrat e deixou lá pendurada a sua espada, passando assim a viver como mendigo, dentro de uma caverna e pedindo esmolas para sobreviver. A autopunição lhe rendeu uma profunda reflexão sobre o lado espiritual, que resultou na base de seu livro: Exercícios Espirituais.

Após esse período, Santo Inácio foi para a França e Itália estudar teologia e filosofia, em Paris fundou juntamente com amigos a Companhia de Jesus, na qual estava presente um dos maiores missionários da Igreja Católica, São Francisco Xavier.

Com a aprovação do Papa Paulo III, Inácio passou a ensinar os jesuítas para que eles pudessem viajar pelo mundo espalhando a Palavra do Senhor, muitos deles faleceram por ensinarem louvores e pregação, mas em nenhum momento se arrependiam de cumprir a missão de amor e fé.

Morte de Santo Inácio

Contudo, a saúde de Inácio só piorava e em 31 de julho de 1556, faleceu. Por isso 31 de Julho é considerado o seu dia, sua canonização foi feita pelo Papa Gregório XV em 1622.

Oração de Santo Inácio de Loyola

Oração 1

“Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade e a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, vossa graça.
Isto me basta, nada mais quero pedir.”

Oração 2

“Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que vos louve com os vossos Santos,
por todos os séculos.
Amém.”

Novena de Santo Inácio de Loyola

Oração Final

Com Santo Inácio de Loyola, nós vos pedimos Senhor que todos os nossos pensamentos e ações, os desejos e todo o nosso ser e agir sejam puramente ordenados para a vossa maior glória e serviço dos irmãos. Amém.

Primeiro Dia

“Santo Inácio, com a dor de uma perna quebrada e na espera pela recuperação da saúde, o senhor começou a pensar a sério na vida. Aí o senhor foi descobrindo o que é que traz a verdadeira paz e alegria para o coração humano. O senhor descobriu que é nos ensinamentos de Jesus, no seu exemplo de vida e no modo de viver dos Santos que nós podemos encontrar a alegria e a paz. Eu também procuro paz e alegria para minha vida. Peça a Deus para me ajudar a descobrir que a vontade dEle é que eu tenha paz e alegria na minha vida. Peça a Deus que me ajude a andar no caminho de Jesus e ai encontrar a felicidade que meu coração deseja.”

Concluir com: pedido da graça, ler João 10:10, 1 Pai Nosso e a Oração Final

Segundo Dia

“Santo Inácio, o senhor experimentou um desejo forte de imitar o exemplo de vida dos Santos. O senhor fez penitência por seus pecados, como fizeram os Santos. O senhor pediu perdão a Deus confiando na sua grande misericórdia. Peça a Deus que me ajude a fazer sua misericórdia e nunca cair em desespero. Santo Inácio, rogai por nós.”

Concluir com: pedido da graça, ler Lucas 18: 9-14, 1 Ave Maria e a Oração Final

Terceiro Dia

“Santo Inácio, na sua procura de paz e alegria o senhor conseguiu de Deus a graça de rezar muito e viver em grande união com Deus. Eu também experimento dentro de mim a sede de paz e alegria que Deus, meu criador, colocou no meu coração. Peça a Deus para me ensinar a arte da Oração. Peça para mim a graça de viver em união com Deus, no Caminho de Jesus, sabendo guardar todos os dias um tempo para a Oração.”

Concluir com: pedido da graça, ler Lucas 11: 9-13, 1 Pai Nosso e a Oração Final

Quarto Dia

“Santo Inácio o senhor compreendeu que somos criados para servir a Deus, para amar a Deus de todo o coração e para amar o próximo como a nós mesmos. Descobriu que tudo o que existe no mundo foi criado para nos ajudar a cumprir estes dois mandamentos de amor. Peça a Deus por mim, para que eu alcance a graça de saber me relacionar com as pessoas e as coisas deste mundo, de modo que eu possa sempre crescer no amor a Deus e ao próximo.”

Concluir com: pedido da graça, ler Marcos 12: 28-31, 1 Salve Rainha e a Oração Final

Quinto Dia

“Santo Inácio, sabemos que o senhor tinha grande alegria em adorar a Santíssima Trindade. Sabemos que o senhor imaginava Deus como uma comunidade de três Pessoas Divinas: Pai, Filho e Espírito Santo, que estão sempre trabalhando pelo bem das pessoas humanas. Peça a Deus por mim, para que eu alcance a graça de compreender que Deus é uma comunidade de Pessoas Divinas que unidas trabalham pela nossa salvação. Alcance de Deus, para mim, a graça de viver em comunidade com meus irmãos. Peça pelas comunidades da Igreja, para que saibam trabalhar pela salvação do mundo, pela libertação de todas as pessoas.”

Concluir com: pedido da graça, ler João 5: 17, 1 Credo e a Oração Final

Sexto Dia

“Santo Inácio, o senhor teve um grande conhecimento de Jesus Cristo e foi amigo pessoal Dele. O senhor chegou a entender que foi chamado por Deus Pai para ser companheiro de trabalho de Jesus, Seu Filho, no serviço da salvação do mundo. Peça a Deus para mim a graça de conhecer bem a Jesus Cristo e de me tornar seu companheiro no trabalho de evangelizar as pessoas e sua vida de sociedade.”

Concluir com: pedido da graça, ler Mateus 11:27, 1 Oração de sua preferência e a Oração Final

Sétimo Dia

“Santo Inácio, contemplando a vida de Jesus, o senhor recebeu a graça de entender na prática o que significa seguir o Cristo pobre e humilde, com firmeza no caminho de Deus, apesar das perseguições. O senhor entendeu que a ambição das riquezas e o desejo de ter honras leva ao orgulho. Peça a Deus que me ajude a entender isso também, para que eu tenha um coração pobre, manso e humilde para amar a Deus e ao próximo.”

Concluir com: pedido da graça, ler Mateus 11:29, 1 Pai Nosso e a Oração Final

Oitavo Dia

“Santo Inácio, muitas vezes o senhor contemplou a glória de Jesus ressuscitado e se alegrou com sua vitória sobre a morte e o pecado. Isso lhe deu muita força na vida de fé. Peça a Deus para me conceder a graça de alegrar-me com seu Filho ressuscitado e vitorioso. Aumente em todos os cristãos a esperança na libertação completa que Deus promete ao seu povo.”

Concluir com: pedido da graça, ler João 20:10-20, 1 Salve Maria e a Oração Final

Nono Dia

“Santo Inácio, peça a Deus que me ajude a rezar com fé sincera esta Oração que o senhor rezava:

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade e a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, vossa graça.
Isto me basta, nada mais quero pedir.”

É difícil muitas vezes abandonarmos ideais que achávamos serem as corretas e necessárias, porém Santo Inácio nos mostra que se enxergarmos o mundo com mais amor, podemos encontrar respostas até mesmo nas nossas provações, tudo dependerá somente se você permitir que seu coração enxergue com os olhos da fé.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

5/5 - (1 vote)

Estamos Online