Início Espiritualidade Cristianismo Saiba mais o significado do ecumenismo – União e solidariedade

Saiba mais o significado do ecumenismo – União e solidariedade

dia do ecumenismo

Você já ouviu falar sobre o Ecumenismo? Então está no lugar certo, isso porque poderá conhecer a origem desse termo, além de sua história e entender como é um dia importante que preza pela paz e principalmente pela fé, colocando em prática o misticismo em diversas religiões cristãs com muitos intuitos.

Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos

 

Aproveite também para saber o significado da cruz neste artigo exclusivo do blog da iQuilibrio.

Quer saber o motivo da criação do ecumenismo? Então prossiga com a leitura:

O que é Ecumenismo e o que significa ecumenismo?

Índice do Conteúdo

Ecumenismo, o que é? De origem grega que significa “mundo habitado”, em um sentido explicativo é a ação que faz com que todas as igrejas cristãs virem uma unidade, isto é, esforços são feitos para que todas as religiões cristãs possam se encontrar através da paz e da fé.

Indo para outro meio de significado, o dicionário exemplifica como a unificação de igrejas como o ecumenismo católico, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante. Fazendo com que haja cooperação e principalmente a busca de superação e fraternidade entre as diferenças crenças e comunidades.

Já para o Cristianismo, eles denominam como a busca de igualdade e cooperação entre todas as vertentes cristã. Porque Cristo está muito além das diferenças geográfica, culturais e políticas, ele olhará as intenções do coração e o quanto de fé aquela pessoa carrega.

Acredita que as orações são capazes de mover barreiras? Então, solucione todos os conflitos em sua vida por meio dos Salmos e preces, clique aqui e fale com um especialista que te indicará a melhor oração!

História do Ecumenismo Religioso

Em 381 o Primeiro Concílio de Niceia também foi considerado como Concílio ecumênico. E após o Império Romano, esse termo ganha um respeito muito grande da Igreja passando a ser considerado como uma profissão de fé por todos os cristãos.

Mas somente no século XVIII o ecumenismo ganhou forma por William Carey que propôs a paz e cooperação entre os cristãos.

Para entender melhor, no começo da formação das igrejas um dos principais objetivos era a união das pessoas através do amor, solidariedade e da fé. Mas depois de diversos interesses e ações que não deram tão certo, houve grande divisão começando pelos latinos e gregos e em seguida pelos católicos e protestantes. E foi assim que surgiu a ideia de ter um movimento missionário ecumênico que reconhece todos como uma única força e tenta unir independente das crenças, cultuar um só Deus.

Já no Brasil o órgão responsável pelo ecumenismo se chama Conselho Nacional de Igreja Cristãs, em Porto Alegre.

O dia do Ecumenismo é celebrado em 21 de outubro.

Objetivos do ecumenismo

  • Relação de amizade entre todos os indivíduos das igrejas cristãs;
  • Ajudar pessoas necessitadas através de trabalhos coletivos e voluntários;
  • Praticar orações;
  • Firmar a unidade;
  • Estudar diversas doutrinas e entender as diferenças;
  • Resolver intrigas e divergências.

Gostou desse assunto? Aproveite então para conhecer um pouco mas a história dos três arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

4/5 - (1 vote)

Estamos Online