Início Dicas de Bem-Estar Autoconhecimento O que são reencarnações? Entenda mais sobre essa crença

O que são reencarnações? Entenda mais sobre essa crença

0
976
Reencarnações
Reencarnações

O conceito de reencarnações é algo que nem todas as pessoas acreditam. Isso porque essa é uma crença que depende muito da linha religiosa que você segue.

Mas o que é reencarnação?

Venha comigo e vamos entender mais sobre essa crença e seu significado na espiritualidade.

Neste texto você vai ver:

  • Significado de reencarnação: reencarnação é um conceito que aparece em algumas religiões, onde a alma está em um ciclo constante de aprendizado;
  • O que acontece na reencarnação: de acordo com a crença, depois que o corpo físico morre, nossa alma retorna em outro corpo para que possamos crescer em nossa jornada espiritual;
  • Reencarnação na Bíblia: existem algumas passagens que as pessoas interpretam como reencarnação, contudo a crença principal na Bíblia é a de uma vida única, onde cedemos julgados pelas nossas ações no final. Ou seja, a Bíblia não menciona reencarnações;
  • Como acontece o processo de reencarnação: existe um ciclo que acontece várias vezes, que começa e termina na morte física. Sua ordem é, morte, estado intermediário, planejamento, reencarnação, vida na terra e morte novamente;
  • Métodos para descobrir quem você foi em vidas passadas: para saber quem você foi é importante buscar a ajuda de um profissional, pois ele pode te ajudar com várias técnicas diferentes. Contudo os métodos mais conhecidos são hipnose regressiva e meditação espiritual. 

Reencarnações: o que elas significam?

Índice do Conteúdo

Anteriormente vimos que reencarnação é um conceito ligado a algumas religiões, mas o que ela significa exatamente?

A reencarnação é uma crença que diz que a alma (ou espírito) pode renascer várias vezes ao longo da nossa existência. Ou seja, a morte do corpo físico não é exatamente o fim. Principalmente, esse conceito está ligado a religiões como:

Além disso, também é possível encontrar esse conceito em várias religiões de raiz indígena e taoísta.

Assim, de acordo com a tradição religiosa, as reencarnações podem ter alguns detalhes diferentes. Porém, em todas elas esse conceito é usado para demonstrar um ciclo que faz parte da evolução espiritual do ser humano. 

Venha comigo e vamos entender mais sobre como ela funciona.

Descubra como trabalhar o seu desenvolvimento espiritual com a ajuda das cartas de Tarot!

O que acontece nas reencarnações?

De acordo com as tradições religiosas, a alma passa por um processo de aprendizado durante a vida da pessoa. Contudo, o universo é tão vasto, que esse processo dura mais do que uma vida.

Então, após a morte, a alma passa por uma transição e nasce novamente em outro corpo. Contudo, essa nova reencarnação depende de como foi a vida anterior. Um conceito conhecido por muitos como karma (ou carma).

Porém, até mesmo essa transição tem algumas diferenças de acordo com a linha religiosa. Por exemplo, no Espiritismo a pessoa nunca vai reencarnar como um animal. Já no Hinduísmo, se o karma da pessoa é negativo, ela pode reencarnar até como um inseto.

Mas afinal, qual o objetivo da reencarnação?

Independente da crença sobre o que é reencarnação, o objetivo é basicamente o mesmo, corrigir os erros do passado e aprender cada vez mais para avançar em sua jornada evolutiva.

Contudo, por se tratar de um assunto espiritual, muitas pessoas se perguntam o que a Bíblia fala sobre reencarnação. Então venha comigo e vamos descobrir!

Reencarnações
Reencarnações

O que a Bíblia fala sobre reencarnação

Anteriormente vimos que a crença das reencarnações está presente em várias religiões diferentes, mas o que a Bíblia diz sobre isso?

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, as reencarnações não são mencionadas na Bíblia, pois a crença principal nas tradições cristãs é que só vivemos uma vez na Terra. 

Então, após a nossa morte, passamos pelo julgamento final e somos enviados ao Céu ou ao Inferno, dependendo de nossas ações em vida.

Contudo, algumas passagens podem ser interpretadas de maneira controversa. Por exemplo, em Mateus 11:14, Jesus menciona a chegada de Elias se referindo a João Batista. Dessa forma, há quem interpreta essa passagem como um indício de reencarnação nas escrituras.

Porém, muitas pessoas dizem que essa referência é feita por que o propósito e espírito dos dois é semelhante.

Mas é importante lembrar que a Bíblia enfatiza a importância de vivermos de forma honesta e nos arrependermos de nossos erros, pois é com essa vida que seremos julgados. 

Sendo assim, precisamos respeitar as diferentes filosofias e tradições de cada religião, pois mais que elas sejam parecidas.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre como funcionam as reencarnações.

Conheça mais sobre os Salmos e quais mensagens eles trazem para a sua vida!

Como é o processo de reencarnação? 

Por se tratar de um processo completo de vida, a reencarnação se refere ao momento em que a pessoa desencarna (morre) até quando o espírito reencarna no bebê novamente. Então, vamos ver um pouco mais sobre esse processo.

  • Morte: o processo das reencarnações começa com a morte do corpo físico, pois é quando a alma (ou espírito) se desprende do corpo e segue para o plano espiritual;
  • Estado Intermediário: aqui a alma passa por um período de ‘descanso’, onde ela reflete e avalia as experiências dessa vida para se preparar para a próxima;
  • Escolha e Planejamento: depois que passa pelo estado intermediário, a alma consegue tomar algumas decisões em relação à sua próxima vida, onde os desafios e circunstância irão favorecer a evolução espiritual;
  • Reencarnação: essa fase é quando o espírito reencarna no bebê novamente, ou em algum animal, dependendo da linha religiosa;
  • Vida na Terra: durante sua vida a alma vai enfrentar desafios e desenvolver suas virtudes. Ou seja, no ciclo das reencarnações, a vida é uma oportunidade de desenvolvimento;
  • Morte e Recomeço: enfim, a alma enfrenta a morte novamente e recomeça o seu ciclo de aprendizado. Então, o ciclo vai se repetindo até que ela alcance sua libertação e união com as divindades.

Contudo, muitas pessoas acreditam que quando reencarnamos voltamos na mesma família sempre, mas não é bem assim. 

Nossa reencarnação depende dos desafios e aprendizados que precisamos, sendo assim, é possível que possamos reencarnar na mesma família, mas isso não é uma regra. E é possível descobrir se você foi ou não da mesma família na vida passada.

Quer saber como?

Então venha comigo!

Reencarnações
Reencarnações

Como saber o que eu era na minha vida passada? 

Quando entendemos o conceito de reencarnações, é quase impossível não nos perguntar quem fomos no passado. Sendo assim, aí vão as melhores maneiras de obter essas informações.

  • Hipnose regressiva: a hipnose é uma técnica onde um terapeuta te guia para acessar possíveis memórias do passado. Assim, durante a sessão, a pessoa retrata experiências ou sentimentos relacionados à sua vida anterior;
  • Meditação e práticas espirituais: algumas pessoas afirmam que por meio da meditação e outras práticas espirituais podemos acessar informações sobre vidas passadas. Normalmente essas práticas envolvem visualizações, perguntas à mente subconsciente ou técnicas específicas de conexão espiritual;
  • Terapia de vidas passadas: existem terapeutas que são especializados em técnicas para ajudar no acesso a memórias do passado. Então, em suas sessões eles usam diferentes métodos para alcançar a regressão. 

Contudo, essas técnicas não garantem resultados 100% precisos, pois estamos lidando com o subconsciente. Além disso, as memórias podem ser influenciadas por vários fatores, como:

Entretanto, se seu interesse nas reencarnações está ligado ao seu crescimento pessoal, é importante que busque a ajuda de um profissional. Assim, você compreende mais sobre quem é e como continuar crescendo em sua jornada.

Até a próxima!

Avance cada vez mais em sua jornada espiritual trabalhando em seu autoconhecimento!


Conecte-se com seus guias e tenha orientação em seus caminhos!

Rate this post

Estamos Online