Início Simpatias Como fazer simpatias com lentilha para ter sorte no Ano Novo?

Como fazer simpatias com lentilha para ter sorte no Ano Novo?

lentilha ano novo simpatia

Uma das comidas mais comuns em toda virada de ano do brasileiro é a lentilha. Além de ser uma delícia, é uma ótima simpatia de Ano Novo. Um dos pratos preferidos é a lentilha da sorte. Mas o que mais ela traz para o novo ciclo que vai começar além de sorte?

Por ser redondinha e parecida com uma moeda, a lentilha no Ano Novo é muito usada para simpatias para atrair prosperidade e fartura. Mas, além disso, também pode atrair dinheiro e renovação.

Esse costume não é comum só no Brasil, simpatias de Ano Novo com lentilha também são compartilhadas em países europeus, asiáticos e também é um hábito nos Estados Unidos comer a lentilha da sorte na virada do ano.

Fala-se que a origem de fazer simpatia com lentilha no Ano Novo surgiu na Itália e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Isso porque naquele país inclusive existe um dito popular relacionado a esse costume, cuja tradução quer dizer: “Lentilha no Ano Novo, dinheiro o ano todo“. 

Quer aprender a fazer simpatias com lentilha para o Ano Novo e receita de lentilha da sorte? Veja a seguir algumas e prepare-se para um ano cheio de fartura!

Lentilha no Ano Novo: 3 simpatias 

1) Comer lentilha na virada do ano

Uma das simpatias para atrair fartura, prosperidade e sorte é comer lentilha no Ano Novo. Pode ser uma colher, duas, três, uma para cada mês do ano, um prato cheio… O importante é que esse grão esteja na sua ceia de Ano Novo. Logo depois que o relógio der meia-noite e você terminar de cumprimentar as pessoas, já pegue logo seu prato de lentilha.

Ao comer a lentilha seus pés precisam estar fora do chão também. Vale sentar em uma cadeira mais alta, levantar os pés ao comer, sentar em um lugar onde seus pés não fiquem no chão, como você preferir e for possível no momento da simpatia. 

Para ajudar, separamos algumas receitas de lentilha da sorte um pouco mais abaixo deste artigo. Se quiser ir direto para elas é só rolar a página. Mas se quiser ver outras simpatias de lentilha para o Ano Novo, continue lendo. 

2) Jogar lentilha para cima 

Quer ter um ano com muita fartura e comida? Pegue um punhado de lentilha crua na mão após a meia-noite e jogue para o alto. Deixe cair dentro da sua roupa e tente pegar o máximo que conseguir. Essa é outra simpatia com lentilha para o Ano Novo que é muito eficiente e bem simples de fazer, não é mesmo?

3) Lentilha no prato com moedas

Outra simpatia de lentilha para a noite de Ano Novo é ferver um punhado de lentilha por alguns segundos. Quando estiver perto da meia-noite, coloque-as em um prato branco junto com três moedas. 

Acenda uma vela na borda do prato e faça suas orações para o ano que vai entrar. Pense em tudo aquilo que você deseja para os próximos 12 meses e tenha fé. Quando terminar apague a vela. Coloque as lentilhas no canteiro ou coloque em um vaso. Use as moedas para comprar pães e ofereça a alguma pessoa que necessite.

Quais as receitas de lentilha da sorte?

Além de fazer simpatias com lentilha no Ano Novo, várias pessoas preparam pratos com esse grão para consumir na virada do ano para trazer sorte e fartura. Ela costuma fazer parte da primeira refeição do ano e até mesmo ser a primeira comida que muitos colocam na boca. 

Mas afinal, qual a receita de lentilha da sorte? Como posso incluí-la no cardápio de Ano Novo? Confira abaixo algumas receitas. 

1) Lentilha da sorte

Ingredientes
250g de lentilha
2.500ml de água
100g de bacon
150g de linguiça calabresa
2 colheres de sopa de azeite
1 unidade de cebola
4 partes de alho
1 folha de louro
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de cominho

Modo de fazer

Pré-preparo: Deixe a lentilha de molho na água por cerca de 12 horas, de um dia para o outro. No entanto, se não tiver esse tempo, deixe por pelo menos duas horas. Isso vai ajudar a acelerar o tempo de cozimento. Depois que passar esse tempo, escorra a água da lentilha e reserve.

Preparo: Frite o bacon e a calabresa em uma panela com um pouco de azeite. Coloque a cebola e refogue. Na sequência, coloque o alho e deixe por cerca de um minuto para não queimar.

Coloque uma folha de louro e as lentilhas com água. É importante não colocar toda a água de uma vez só. Coloque a quantidade suficiente para cobrir as lentilhas na medida em que ela vai cozinhando, acrescente mais conforme a necessidade. Use um pouco de sal, cominho, pimenta do reino para temperar e misture bem.

Deixe ela cozinhando com a panela tampada em fogo baixo, por cerca de 30 minutos. Vá provando e quando a lentilha da sorte estiver macia e cozida está pronta. Depois basta acertar o tempero e amassar alguns grãos para ajudar a engrossar o caldo, mexa um pouco e está pronta para servir. 

Se preferir acompanhar a receita da lentilha da sorte por vídeo, você pode conferir abaixo:

Se quiser uma lentilha da sorte vegana, basta não incluir o bacon e a calabresa! Acerte o tempero que também fica uma delícia!

2) Arroz com lentilha da sorte

Se você é daquelas pessoas que não gosta muito de caldo e não quer nada muito quente para a virada do ano, pode optar por fazer a receita de arroz com lentilha! É super simples e rápida de fazer também!

Ingredientes
1 xícara de chá de lentilha
1 xícara de chá de arroz
2 cebolas cortadas em tiras
Alho a gosto
Azeite para refogar
Sal a gosto

Ingredientes para cobertura
3 cebolas grandes cortadas em fatias
4 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto 

Modo de fazer
Deixe a lentilha de molho na água de um dia para o outro, cerca de 12 horas. Se não tiver esse tempo, deixe por pelo menos duas horas. Escorra a água e lave os grãos.

Refogue a cebola e o alho com um fio de azeite em uma panela grande. Quando estiverem bem dourados, mas sem queimar, adicione o arroz e a lentilha. Acrescente o sal e cubra com cerca de três dedos de água.

Pegue uma outra panela e frite a outra cebola, mexendo bastante para não grudar nem queimar. Quando o arroz com lentilha da sorte estiver pronto, coloque em um recipiente bem bonito e cubra com a cebola frita.

Quer fazer outras simpatias no Ano Novo além da lentilha, mas não sabe qual é a melhor para o seu novo ciclo? Que tal marcar uma consulta com um esotérico da iQuilibrio para te ajudar a avaliar como será seu novo ano?

Rate this post