Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Conheça a diferença entre: Orixá de Frente, Adjunto e Ancestral

Conheça a diferença entre: Orixá de Frente, Adjunto e Ancestral

Orixá de frente, adjunto e ancestral

Primeiramente, todo homem é filho de todos os Orixás. Todas essas energias Divinas guardam e regem  o ser humano a todo tempo. Portanto quando alguém encontra o seu Orixá de Frente, Adjunto e Ancestral, sabe-se quais desses seres estão presentes em suas características, mas em nenhum momento significa que somente eles merecem respeito ou somente eles o guiarão nessa vida.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

Algumas pessoas às vezes se confundem na definição de seu Orixá de Frente, isso porque pode haver uma intercessão de algum Orixá em sua vida em um momento específico, onde ele surge à sua frente para defendê-lo e guiá-lo melhor naquela ocasião, por isso algumas vezes há controvérsias quando definem o Pai de Cabeça de alguém, assim se torna importante a prática e conhecimento da religião para você mesmo sentir qual a energia que realmente te rege.

Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, não é uma prática muito comum se identificar o Orixá Ancestral, lembrando que para a identificação de qualquer um exige-se um processo bem delicado, que é necessário a participação de pessoas que realmente são conhecedoras da religião e de suas práticas, como o próprio reconhecimento de quem vai a busca desse conhecimento.

Os Orixás de Frente, Adjunto e Ancestral

Índice do Conteúdo

O Orixá Ancestral está presente em todas as vidas de uma pessoa, sendo ele o dominante por nunca se alterar, já o Orixá de Frente (conhecido também como o Orixá de Cabeça) e o Orixá Adjunto (Juntó) são designados na atual vida do indivíduo. Confira mais:

O que é o Orixá de Frente

De acordo com a essência de cada um, identificam-se os filhos dos Orixás. Essa primeira denominação pertence ao Orixá de Frente, ou Pai de Cabeça e ele atua no chakra frontal e são muitas vezes considerados como os principais, mas deve-se lembrar que não são eles os de única importância.

O Orixá de Frente é responsável por sua regência nesta encarnação e ele é o que atua de forma racional, determinando as principais características de raciocínio e expressões físicas, assim como a forma que os outros nos veem.

O Orixá de Cabeça forma um casal com o Oriá Adjunto e por isso sempre se mostram com uma figura feminina e masculina ou vice-versa.

O que é o Orixá Adjunto

O Orixá Juntó vibra no chakra posterior ao frontal, e ele é o responsável pela determinação das emoções. Então, quando há um desiquilíbrio e uma perda da forma lógica de raciocínio, o Orixá Adjunto aparece para te dar energias pelo lado emocional e para te reerguer.

O modo de agir de cada pessoa em um momento de pressão, onde o racional já não consegue mais atuar será de acordo com o temperamento oriundo de seu Orixá Juntó, por exemplo: uma pessoa com Oxalá de Frente e Iansã de Juntó, será tempestuosa em momentos de desiquilíbrio, mostrando uma coragem e ação que aparentemente não tinha.

O que é o Orixá Ancestral

O Orixá Ancestral já é mais complexo de encontrar e na maioria das vezes, ele não surge em uma consulta de Búzios por exemplo. Sendo necessário assim, uma investigação muito maior.

E na verdade são eles! Assim como o casal de Orixás de Frente, os Ancestrais também formam um par, chamados de Orixá dominante e Orixá Recessivo. O Orixá Dominante vibra no chakra coronário, enquanto o Recessivo atua no chakra básico. Esses seres Divinos te acompanharão sempre, independente da vida que você esteja, eles farão parte da sua caminhada eterna da espiritualidade.

E qual a ação desses Orixás? Eles ditam a natureza verdadeira do ser humano, o íntimo, a verdadeira face de cada um. Como exemplo pode-se dizer de um Filho de Frente de Ogum por exemplo, que se mostra sempre corajoso e destemido, segue seus ideais, mas seu Orixá Ancestral sendo Oxum, por dentro essa pessoa é insegura e frágil.

Curiosidades

  • Os casais de Orixás de Frente e de Ancestrais são sempre formados por um representante feminino e um masculino ou vice-versa;
  • quando se diz que uma pessoa tem por exemplo Ogume Xangô na Frente, quer dizer que um Orixá está atuando como auxiliador na casa do outro, não que os dois sejam os Orixás de Frente (pois não pode haver dois do mesmo sexo);
  • com o Orixá Adjunto na esquerda, o Orixá de Frente na direita e o Ancestral no top oda cabeça, temos a formação do triângulo de forças;
  • existe uma rara leitura de Orixás baseada na Quadratura, onde se tem a combinação de: Orixá principal de Frente com um outro atuando em seu campo + Orixá Adjunto com um outro atuando em seu campo. Ou ainda a combinação de: Ancestral Recessivo e Dominante + Orixá Adjunto e Orixá de Frente.

Os mistérios dos terreiros de Umbanda e Candomblé estão diretamente ligados aos cultos dos Orixás. As energias trabalhadas em todos eles provêm da força desses seres que guiam e regem a vida de todos. Conhecer a essência dessas Divindades é poder se compreender melhor.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.3/5 - (7 votes)

Estamos Online