Início Terapias Alternativas Você sabia que cada mês tem um simbolismo? Descubra aqui qual significado...

Você sabia que cada mês tem um simbolismo? Descubra aqui qual significado dos nomes dos meses – Consultora Nádima

o nome dos meses

Nosso calendário, chamado de comum ou gregoriano – por ter sido reorganizado pelo Papa Gregório XIII em 1582 – é resultado de muitas alterações e adaptações. 

Até o século 8 a.C. o ano do mundo romano, tinha dez meses, e  iniciava-se em 1 de março – Martius, depois vinha Aprilis, Maius, Iunius, e a partir daí foram usados numerais, de 5 a 10 para denominar os meses seguintes: Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December.

Até aí tá tudo bem, não é mesmo? Mas…

No século seguinte, para acertar mais a fixação da contagem com o tempo da duração da volta da Terra ao redor do Sol, os romanos introduziram mais dois meses: Januarius e Februarius, que ficaram para o final.

Faça sua previsão personalizada AGORA MESMO!

Foi no século 1 a.C. o ditador Julio Cesar fez nova reordenação, passando Janeiro e Fevereiro para o início e mantendo os doze meses. E até agora, muitos não entendem porque chamamos de sete-mbro o mês que numeramos como nove, e dez-embro como doze! Mas também tem uma explicação, vamos lá:

Julio Cesar, nascido no mês Quinctilis, foi assassinado, e celebrizou a famosa frase: “Até tu, Brutus?”. Marco Antonio, general romano e seguidor de Julio Cesar, por compor o Segundo Triunvirato, juntamento com Otávio e Lépido, decidiu homenagear o líder e trocou o nome do antigo quinto mês para Julius, mantendo 31 dias que já estavam estipulados. Mas a luta pelo poder veio à tona novamente, e com o pretexto de proteger a honra da família ofendida, Marco Antonio abandonara o antes conveniente casamento com Otavia, irmã de Otavio e se casara com Cleópatra. Firmando-se assim como senhor do mundo oriental.

A mexida no calendário e no Império, não para aí. Com a destruição de Lépido e depois, da derrota de Marco Antonio, Otávio, também chamado de Otaviano, em Janeiro de 31 a.C. recebeu do senado o título de Augusto, depois, foi sagrado como primeiro Imperador de Roma, e por fim, Grande Pontífice.

O Imperador entendeu que não era adequado para alguém “daquele porte”, não ser também homenageado com um nome no ano, e alterou o sexto mês, Sextilis, para Augustus, atual Agosto., quando se fazia o acerto final da translação; sucedia a Julius (31 dias), e desse modo tinha duração de 30 dias. A lógica foi quebrada e ordenou que “seu’ mês passasse a ter também 31 dias.

Quase ninguém associa agosto a Augusto, e menos ainda, lembra que Julho/Agosto são os únicos consecutivos, com o mesmo número de dias em memória ao poderoso Imperador.

Daí as comemorações que temos hoje, fora das datas em que ocorreram, nos tempos idos, a exemplo da Páscoa, que era uma festa pagã, religião que respeitava os fenômenos naturais, assim como os índios respeitam: Sol, Lua, água, etc.; muitas das comemorações que temos atualmente, foram apropriação da Igreja católica, para manter os fiéis atrelados a ela. O Natal que comemora o solstício de inverno no hemisfério norte, nada tem a ver com o nascimento de Jesus, ele nasceu à meia noite de 24 para 25 de fevereiro, era pisciano a Era de Peixes foi representada por ele.

E por curiosidade: o ano começa em março, portanto, é por isso que o primeiro signo é Áries!

A Nádima pode te ajudar!

Uma ótima conselheira, assim é definida a Nádima por seus consulentes. Dedicada, tem a preocupação de explicar tudo que cerca seus anseios e expectativas, falando com delicadeza e muita propriedade. Vem falar com ela agora mesmo clicando aqui!

Rate this post

Estamos Online