Início Outros Deuses hindus: conheça suas principais divindades masculinas

Deuses hindus: conheça suas principais divindades masculinas

0
2000
Deuses hindus
Deuses hindus

Que o hinduísmo é uma das principais religiões do mundo muitas pessoas sabem, mas quem são os deuses hindus? E quem é o deus criador para os hindus?

Hoje vamos conhecer um pouco sobre os principais deuses indianos e o que eles representam para a religião. Então, se você quer saber quais são os deuses do hinduísmo, é só continuar comigo.

Nesse texto você vai ver:

  • Quantos deuses há no hinduísmo: apesar de ter os seus deuses principais, o hinduísmo tem aproximadamente 330 milhões de divindades, contando com deuses, parentescos e aparições divinas em outras personalidades;
  • Deus Shiva;
  • Deus Ganesha;
  • Deus Kamadeva;
  • Deus Vishnu;
  • Deus Brahma.

Quantos são os deuses hindus?

Índice do Conteúdo

O hinduísmo é considerada a tradição religiosa mais antiga do mundo, pois ela começou no subcontinente indiano a aproximadamente 1000 anos a.C. Apesar de ter os seus deuses principais, ele conta com mais de 330 milhões de divindades, contando:

  • deuses/deusas;
  • parentesco entre os deuses hindus;
  • aparições de algumas divindades em diferentes personalidades (assim como a deusa tríplice que tem as faces de anciã, donzela e mãe).

Sendo assim, devido à quantidade de deuses fica um pouco difícil responder quem os hindus adoram, entretanto, aí vai uma lista de alguns dos principais deuses hindus, um pouco de sua história e seus mantras.

Entre em contato com a sua espiritualidade com o auxílio das cartas de Tarot!

Deuses hindus: Shiva, o deus da destruição

Shiva é um dos principais deuses indianos, é o deus da destruição e do equilíbrio, também é muito conhecido no yoga por ser responsável pelas transformações:

  • física;
  • mental;
  • espiritual.

Devido à sua importância, Shiva possui uma corrente própria dentro do hinduísmo, conhecida como shivaísmo, ou xivaísmo. Além disso, ele faz parte de uma trindade (equivalente a Santíssima Trindade do cristianismo) chamada ‘Trimûrti’, juntamente com os deuses Brahma e Vishnu. 

De acordo com a história, Shiva costumava visitar a Terra frequentemente, usando a forma de um velho yogi muito sábio. Entretanto, seus ensinamentos costumavam levar pessoas a seguir esse caminho, o que incomodou o rei dos demônios.

Com isso, o rei mandou uma cobra para matar Shiva, porém o mesmo a dominou, fazendo dela uma amiga e companheira. 

Em uma segunda tentativa de acabar com o deus, o rei demônio mandou um tigre, entretanto Shiva não conseguiu controlá-lo como fez com a cobra, e acabou matando o tigre. Assim, como forma de honrá-lo, o deus começou a usar a pele do tigre como roupa.

Para honrar o deus Shiva, seus fiéis costumam:

  • fazer orações;
  • visitar seus templo;
  • fazer oferendas (principalmente leite, mel, manteiga açúcar e iogurte);
  • cantar.

Além disso, muitas pessoas também entoam o seu mantra, Om Namah Shivaya, que significa ‘eu invoco, honro e me curvo ao Ser interior’.

Deuses hindus

Ganesha, o senhor dos obstáculos

Conhecido também como deus da fortuna e da sabedoria, Lorde Ganesha é mais um dos principais deuses hindus, além de ser muito conhecido ao redor do mundo, principalmente por comerciantes.

Primeiro filho de Shiva e Parvati, Ganesha tem o corpo de um jovem humano, porém possui a cabeça de um elefante, e é cultuado para dar sabedoria para que possamos seguir nosso caminho. Entretanto, além de ajudar e se livrar de obstáculos, ele também coloca obstáculos na vida das pessoas para impedir de seguirem o caminho errado.

Em seu culto as pessoas costumam oferecer:

  • arroz;
  • doces;
  • flores vermelhas.

Assim como Shiva, Ganesha também tem um poderoso mantra que é entoado tanto para homenageá-lo quanto para pedir suas bênçãos, que é o Om Gam Ganapataye Namah e significa ‘eu te saúdo, Senhor das tropas’.

Deuses hindus: Kamadeva, deus do amor

Conhecido como o deus do amor e da atração, Kamadeva é o equivalente ao Cupido do hinduísmo. Jovem e bonito, ele voa em um papagaio gigante, e usando seu arco de cana de açúcar com suas cordas de mel e flechas de flores, ele inspira o amor e atração nos seres da Terra.

De acordo com a história, por perder seu amor, Shakti, Shiva entrou em estado de meditação, abandonando suas funções. Com isso, o mundo começou a entrar em desequilíbrio, entretanto, Shakti renasceu como a deusa Parvati e queria se casar com Shiva, porém ele não demonstrou interesse.

Então, para que Shiva pudesse amar novamente e voltar às suas funções, pediram para que Kamadeva o acertasse com sua flecha e o fizesse se apaixonar novamente. E assim Kamadeva o fez, porém por ter sua meditação interrompida, Shiva matou o deus do amor em sua fúria.

Com isso, Kamadeva permaneceu morto por um tempo, e junto com ele, o amor do mundo. Vendo o que isso estava causando, Shiva permitiu que Kamadeva renascesse, porém sem um corpo físico.

Para honrá-lo e pedir suas bênçãos no amor, muitas pessoas usam o seu mantra Om kamadevaya vidmahe, que tem uma tradução próxima a ‘de toda a energia que possa ser, que me venha o amor’.

Tire todas as suas dúvidas em relação a sua vida amorosa com os nossos especialistas!

Vishnu, restaurador do universo

Assim como Shiva e Brahma, Vishnu é um dos deuses hindus que faz parte da trindade, e ele é o responsável por manter a energia do mundo em equilíbrio.

Esse deus indiano tem diferentes formas para aparecer na Terra, porém sua forma principal tem 4 braços e cada um carrega um item específico.

  • concha: a concha possui os 5 elementos essenciais da vida (água, ar, fogo, terra, éter) e ao soprá-la é possível ouvir o som primordial do mundo, o OM.
  • disco de energia: representa equilíbrio e controle dos sentimentos;
  • lótus: representa a pureza e a verdade;
  • cajado: representa toda a força do mundo (física e mental).

Para honrá-lo, as pessoas oferecem frutas, velas e incensos, além de entoar o seu mantra Om Namo Narayanaya, que significa algo como ‘me ajoelho e me entrego a sua energia’.

Entretanto, apesar do poder dessas divindades, ainda não vimos qual é o principal deus do hinduísmo. Sendo assim vamos conhecê-lo.

Deuses hindus

Quem é o deus criador para os hindus?

Mesmo com todas as personalidades anteriores, o deus mais poderoso do hinduísmo é Brahma, o terceiro deus da trindade. Brahma é o criador do universo, de acordo com o hinduísmo, e foi a partir dele que todas as criaturas e todo o conhecimento surgiram.

Sendo assim, é ele que mantém o equilíbrio entre a força de sustentação do mundo (Vishnu) e o poder de destruição (Shiva)

De acordo com a história, Brahma é descrito como uma figura com 4 rostos, pois quando criou a deusa do conhecimento (Sarasvati) ela estava sempre fugindo de seus olhares, então ele se modificou para que pudesse sempre apreciar a beleza da deusa.

Além disso ele também possui 4 braços, cada um com um símbolo importante:

  • flor de lótus: símbolo da verdade e pureza absolutas;
  • japamala: símbolo de foco e controle sobre a mente (se parece com um rosário cristão);
  • Vedas: livro sagrado do hinduísmo;
  • vaso ou tigela com água: símbolo da imortalidade e coragem.

Hoje em dia o deus Brahma não é tão cultuado, entretanto ele ainda é a divindade mais importante, sendo associado ao mantra Om Brahmane Namah, que pode ser traduzido como ‘eu me curvo ao grande deus Brahma’.

Enfim, esses são os principais deuses hindus, e agora que você já sabe a energia que cada um deles traz, pode usar seus mantras e energias em sua meditação, e como consequência, elevar ainda mais seu espírito.

Até a próxima!

Se conecte com a espiritualidade com as melhores meditações guiadas!


Conheça um poderoso mantra de Ganesha para cura!

Rate this post
Artigo anteriorHoróscopo semanal 29 a 04 de junho
Próximo artigoDeusas hindus: quais são as principais deusas da religião?
Arthur Peroni
Arthur Peroni escreve sobre a vida, o universo e tudo mais. Amante da literatura mística, e ficção, descobriu sua carreira de redator graças ao hábito de leitura constante sobre fantasia e drama. Nas horas vagas, gosta de cozinhar, ler e ver filmes antigos. Já trabalhou com, comunicação social, massoterapia, terapias holísticas e design de interiores. Atualmente trabalha como redator SEO e se entusiasma com tudo o que é esotérico. Gosta de discutir sobre assuntos complexos e instigantes, e vê na escrita uma oportunidade de aprender e criar todos os dias, mentalmente e espiritualmente.

Estamos Online