Início Oráculos Runas Saiba tudo sobre as Runas – conheça seus significados e origem!

Saiba tudo sobre as Runas – conheça seus significados e origem!

Runas mitologia nórdica

As runas na mitologia nórdica são consideradas um oráculo, isto é: um conjunto de letras de um antigo alfabeto dos povos nórdicos. Sua origem é cercada por muitos mistérios.

Índice – Runas mitologia nórdica

Índice do Conteúdo

O significado da palavra runa, em diversas línguas nórdicas, indica “segredo”, “sussurro”, “mistério sussurrado”, mostrando que o conhecimento destes alfabetos era destinado aos iniciados em um conhecimento sagrado.

Além do uso oracular existe o uso mágico, onde as runas são utilizadas para rituais específicos.

Jogue runas com o consultor Eloi, agora!

Qual é a origem das runas – mitologia nórdica?

Não se sabe com certeza a origem histórica das runas, mas os estudos arqueológicos mais confiáveis apontam para inscrições pré-históricas com propósito religioso achadas em vários lugares da Europa, mostrando que a magia destes símbolos nos acompanha desde o início da humanidade.

As runas mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, mais precisamente no texto chamado Havamal, é dito que as runas foram reveladas ao deus Odin, depois que ele se submeteu ao sacrifício de ficar pendurado ferido e de ponta-cabeça por nove dias e nove noites na árvore sagrada Yggdrasil. Após passar por este período de sofrimento, no qual não tinha acesso a comida ou bebida, Odin recebeu toda a sabedoria rúnica.

Neste texto mitológico também está escrito que, para que uma pessoa possa atingir o conhecimento das runas, deve também fazer um certo sacrifício: o estudo cuidadoso de todo o universo deste oráculo.

Para esta mitologia, nosso destino, chamado wird, não é uma coisa que está traçada, mas depende das nossas ações e reflexões. As três deusas do destino, chamadas Nornes, tecem os fios da nossa existência, cada uma seguindo a sua atribuição:

Primeira: Norne

Chamada Urdh, representa o passado, no sentido de mostrar a conexão de tudo o que já fizemos com nosso momento presente. Mostra que, o que temos neste momento é, até certo ponto, o resultado das ações que fizemos até agora.

Segunda: Norne

Tambeém conhecida como Verdandhi, representa o presente, o que está aqui e agora, este momento passageiro em que podemos agir e reagir levando em conta nossa experiência do passado.

Terceira: Norne

Anunciada como Skuld, representa o futuro, mostrando o que vai acontecer levando em conta nossos atos no presente. Se agirmos bem agora, retificando nossos erros do passado, poderemos ter situações melhores no futuro.

Para ler as runas, é necessário se conectar com as Nornes, buscar uma profunda compreensão desta dinâmica do nosso destino e, além disso, compreender os significados de cada um dos símbolos do sistema rúnico, em todos os aspectos da nossa vida.

Significado das runas

O conjunto de runas mais usado para a divinação é chamado de Futhark antigo, formado por 24 símbolos (algumas pessoas usam uma runa adicional em branco, mas isso é uma invenção moderna).

Elas estão agrupadas pelo modelo chamado Aettir, que separa as runas em três grupos de oito, e cada um desses grupos trata de um aspecto da vida humana.

Existem runas de diversos materiais, como plástico, cristais e madeira, e você mesmo pode fazer seu próprio jogo de runas, fazendo as marcações no material que escolher como suporte.

Jogue runas com o consultor Eloi, agora!

Segue um resumo simplificado do significado de cada runa, dentro do grupo, ou Aett, correspondente:

Primeiro Aett, regido pelos deuses da fertilidade Frey e Freyja

Trata dos aspectos materiais e das habilidades que as pessoas têm que desenvolver.

ᚠ – Fehu

Sucesso, riquezas materiais. Invertida significa dificuldades materiais, desentendimentos.

ᚢ  – Uruz

Evolução, perseverança nos objetivos, crescimento, sorte. Invertida significa uma advertência para não recuar diante das dificuldades.

ᚦ  – Thurisaz

Alegria de viver, proteção dos deuses. Invertida significa uma advertência para não deixar a agitação interferir no cotidiano.

ᚨ – Ansuz

Ouvir as boas orientações, boas inspirações, sabedoria. Invertida adverte para ter cuidado com os conselhos falsos e orientações equivocadas.

ᚱ – Raidho

Bom direcionamento para a realização dos objetivos. Invertida mostra movimentos errados e perda da direção.

ᚲ – Kenaz

Novos inicios, iluminações, renascimentos. Invertida mostra que é bom se preparar para um período de escuridão e vazio.

ᚷ – Gebo

Boas transações, equilíbrio, conciliações.  Não tem posição invertida.

ᚹ – Wunjo

progresso, estar bem com a situação em que se está. Invertida adverte para um período de crise.

Runas 2022

Segundo Aett, regido pelos deuses guardiões Heimdall e Mordgud

Representa o emocional e é dividido em duas partes. Uma delas cuida dos aspectos objetivos a serem superados e da colheita dos resultados, e a outra mostra os aspectos subjetivos e a estrada que devemos trilhar para o sucesso.

ᚺ – Hagalaz

Representa os cuidados, bloqueios e a postergação de planos. Invertida anuncia um período de frustrações e infelicidade.

ᚾ – Naudhiz

Cuidados e restrições nos planos que elaboramos. Invertida fala de ações impróprias e mal-acabadas.

ᛁ – Isa

Equidade, paciência e foco. Não tem posição invertida.

ᛃ – Jera

A colheita de boas coisas que plantamos, bem-estar e alegria. Não tem posição invertida.

ᛇ – Eihwaz

Um ciclo que se encerra e recomeça, proteção. Não tem posição invertida.

ᛈ – Perdhro

Sabedoria espiritual oculta, novidades positivas que surgem. Invertida adverte para tomar cuidado com as situações desagradáveis trazidas pelo destino.

ᛉ – Algiz

Evolução, alegria, novas estradas a serem trilhadas. Invertida adverte para redobrar a proteção, pois mostra muita vulnerabilidade.

ᛊ – Sowilo

Objetivos alcançados com sucesso, vitória, conhecimento de si mesmo, renascimento. Invertida mostra desorientação e dúvidas.

Jogue runas, com o consultor Eloi, agora!

Terceiro Aett, regido pelas divindades Tyr e Ziza

Anuncia aspectos mentais e espirituais. Mostra como a pessoa está em relação à sua independência de coisas e pessoas que podem atrapalhar em seu processo de iluminação.

ᛏ – Tiwaz

Conquistas, a justiça sendo feita, honrarias. Invertida aponta para qualidades negativas em evidência como falta de ânimo e impaciência.

ᛒ – Berkana

Renascimento, o começo de algo que trará felicidade e realização. Invertida mostra problemas no andamento de nossos projetos.

ᛖ – Ehwaz

Evolução, confiabilidade, mudanças positivas. Invertida indica bloqueios, hora de parar e pedir ajuda divina para poder continuar.

ᛗ – Mannaz

Espiritualidade límpida, crença inabalável, integridade. Invertida adverte para prestarmos atenção em bloqueios internos que impedem o crescimento pessoal.

ᛚ – Laguz

Poderes espirituais, intuição aguçada. Invertida adverte para os excessos e para procurar equilíbrio no uso da intuição e da imaginação.

ᛜ – Ingwaz

Coisas novas surgindo, presença da sexualidade e do amor, concretizações. Ingwaz não tem posição invertida.

ᛟ – Othala

Novidades vindas de longe, supremacia da vontade pessoal, conhecimentos vindos de antepassados. Invertida mostra frustrações e atrasos nos processos.

ᛞ – Dagaz

Mudanças para melhor, um período próspero. Não tem posição invertida.

Jogue Runas em sua casa! – Runas mitologia nórdica

Existem diversas formas de se jogar as runas.

Você pode escolher uma runa para um conselho para o seu dia ou para a semana, colocando as runas em um saquinho e sorteando uma delas.

Lembre-se sempre de se concentrar durante o processo para que a mensagem seja clara e possa te ajudar em sua evolução.

Você pode também fazer uma pergunta específica, usando o jogo de três runas. Concentre-se na sua questão procurando se conectar com as deusas do destino (Nornes). Sorteie, uma de cada vez, as três runas, e coloque-as uma ao lado da outra.

A primeira runa mostra o passado, a origem e causa do problema, servindo para entender como as coisas chegaram à situação que se apresenta. Esta é a runa da deusa Urdh.

A segunda runa representa o aqui e agora, indicando o que deve ser feito ou evitado para o melhor encaminhamento da questão. A deusa Verdandhi é a sua influência.

A terceira runa mostra o que deve acontecer se as indicações da segunda runa forem seguidas. Quem cuida desta é a deusa Skuld.

Pronto para fazer seu jogo?

Desejo que a sabedoria das runas traga muita luz para o wird (destino) de todos!


Conheça melhor o consultor Eloi

Olá!  Bem-vindo! Estou aqui para te ajudar a encontrar o melhor caminho para as suas questões, nas diversas áreas da vida. Estou a sua disposição, com o aconselhamento que pode dar o rumo certo em um momento difícil.

Sou sensitivo e acredito no poder que os Arcanos do Tarot possuem de guiar nossa jornada, e procuro usar esta luz para esclarecer e guiar meus a todos nas dúvidas que sempre aparecem em sua caminhada.

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Eloi

Rate this post

Estamos Online