Início Espiritualidade Orações e Salmos Momento de reflexão diante ao Salmo 142 – Análise, estudo e explicação

Momento de reflexão diante ao Salmo 142 – Análise, estudo e explicação

142 salmo

Os salmos são textos religiosos ou também conhecidos como orações poéticas que são capazes de louvar a Deus, agradecer, pedir e reconhecer nossas fraquezas que pesam e que nos desanimam. O salmo 142 é exatamente assim, ele é uma oração, composta por 7 versículos, que possui muito sentido e emoção.

Os Salmos e Orações Podem te Ajudar a Vencer Desafios. Saiba Como Elevar sua Fé com Auxílio de Especialistas AQUI!

Uma curiosidade sobre esse salmo da Bíblia, estimasse que ele foi escrito no período em que Davi estava dentro da caverna. Isso aconteceu duas vezes, relatado pelo livro de Samuel, e só se desconfia desse pelas palavras que o salmista utiliza, enfatizando o estado de solidão que se encontra.

Confira agora o salmo completo e após isso o estudo sobre cada versículo.

Salmo 142 – Estudo

  1. Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao SENHOR.
  2. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação
  3. Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda, no caminho em que ando, me ocultam armadilha;
  4. Olha a minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse;
  5. A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes;
  6. Atendo o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, pois são mais fortes do que eu;
  7. Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.

Análise do salmo 142 – Explicação

Iniciando pelo versículo 1 e 2, Davi quis mostrar sobre as angústias e tristezas do seu coração através de uma oração em que fez em alta voz. Isto é, até mesmo as palavras mais intimas que ele utilizou com Deus foi registrada de forma exploratória, onde ele pode abrir o seu coração e confiar em Deus.

Seguindo para o versículo 3 do salmo 142, neste momento Davi expõe como ele confia em Deus, isso porque mesmo em um momento de muita dificuldade ele encontrou conforto por saber que Deus sabia o melhor para ele e para onde a vida iria caminhar. Esse versículo também nos chama atenção de como só acreditamos, com confiança, quando estamos em momentos bons, mas uma vez que nos encontramos fechados e isolados ou ainda com uma dificuldade muito grande não confiamos Nele para darmos um passo adiante.

Versículo 4, uma prova muito grande que mesmo depois de todos virarem as costas para nós, principalmente em meio a dificuldade, nada disso justifica a ausência ou abandono de Deus. Ele está lá seguindo nossos passos e tentando colocar luz em nossas cabeças.

Continuando pelo versículo 5 do salmo 142, Davi reconhece que Deus é fiel e que está ali com ele, acompanhando, cuidado e fazendo de tudo para trazer a felicidade para sua vida. Além disso ele faz uma comparação, mesmo aqueles que estão livres e possuem muitos bens, não tem acesso a tanta tranquilidade como a que existe no coração como Davi, isso porque ele confia no Senhor e sabe que não está sozinho. O pouco se torna muito e tudo é melhor com a presença de Deus.

O penúltimo versículo, é o 6 onde Davi fala através da humildade reconhecendo que os perseguidores são mais fortes que ele. Mas mesmo assim acredita na força do Senhor e tudo que ele pede é ajuda, é uma intercessão que possa livrá-lo de toda a perseguição e que coloque de uma ver por todas, paz em seu caminho.

Finalizando com o versículo 7 no salmo 142, ele é um pedido de glória, reconhecendo os erros e pecados mas pedindo para que fosse redimido, assim o Senhor poderá levá-lo onde será rodeado pelos justos.

Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI

4.7/5 - (15 votes)

Estamos Online