Início Espiritualidade Medicina ayurveda – saiba o que é a medicina ayurveda?

Medicina ayurveda – saiba o que é a medicina ayurveda?

0
1810
medicina-ayurveda

A medicina ayuruveda é uma filosofia que foi desenvolvida na Índia há milhares de anos e entende o corpo humano de maneira holística em que a mente, o espírito e o corpo estão conectados. O que é a medicina ayurveda?

A palavra ayurveda  está associada ao conhecimento da vida e trata de todas as dualidades que compõem o nosso caminho, como: o bom e o ruim, alegria e tristeza, entre outros.

O objetivo da medicina é promover e preservar a saúde das pessoas que estão sem nenhuma debilidade e curar as pessoas que estão doentes. A prática da medicina ayurveda ajuda a prevenir o adoecimento físico e também o mental.

História da medicina ayurveda

Índice do Conteúdo

O termo vem do sânscrito e significa “ciência da vida”. É um dos mais antigos sistemas medicinais de que se tem notícia sendo 5 mil anos de história advindas das regiões da Índia e Paquistão.

Para entender essa filosofia é preciso aprender a focar na harmonia entre o corpo, a mente e a alma fazendo com que os indivíduos se sintam bem com eles mesmos, com a natureza e com outros seres, sendo que é somente assim que se atinge a felicidade.

Mas o que a medicina ayurveda pode tratar?

Tudo! Os tratamentos são complementares aos que os médicos transmitem, ou seja, ninguém deve deixar de tomar os medicamentos da medicina convencional, porém, recorrer ao método para auxiliar em doenças como gripe, resfriado, depressão e até mesmo câncer.

E como funciona a medicina ayurvédica?

Na filosofia ayurvédica existem três tipos de humores que compõem os seres humanos. São eles:

– Vata (espaço e ar)

– Pitta (fogo e água)

– Kapha (terra e água)

Todos nós possuímos os três doshas no corpo físico e dois no corpo mental. Alguns deles são mais evidentes do que outro e tudo isso está relacionado à constituição física das pessoas, aos desequilíbrios e desarmonias que ela apresenta no momento. Para isso, é fundamental utilizar uma dieta específica para se tratar.

Dieta ayurveda

O ato de se alimentar vai muito além de nutrir o corpo físico. Saber o que se deve comer e quando se deve comer é essencial para que as pessoas mantenham o equilíbrio entre os doshas e consiga se harmonizar. Para isso, diversas questões são levadas em consideração na medicina ayurveda, como: o peso da pessoa, a idade, a estação do ano, as dores e as doenças que apresenta.

Então, os profissionais que trabalham com essa técnica montam uma lista de itens que a pessoa deve e que não deve comer para encontrar onde está instalado o desequilíbrio e restaurá-lo.

Ingerir alimentos produzidos em sua região na estação do ano em que são cultivados é um ponto fundamental de conexão com a natureza ao nosso redor.

Quais elementos a medicina ayurveda utiliza?

A medicina ayurvédica possui alguns pilares que auxiliam nesse processo: sexualidade, atividade física, alimentação e sono regular. Para a filosofia se esses elementos estão em equilíbrio é muito mais fácil obter sucesso por meio da prática da ayurveda.

Então o uso de medicamentos é aplicado, a desintoxicação, bio-purificação, meditação, yoga, massagens e principalmente a sudação, que reúne técnicas para eliminar toxinas e equilibrar os doshas.

Plantas medicinais e massagem ayurvédica

O uso da fitoterapia é um dos pilares da medicina ayurveda. Por meio da utilização de raízes e ervas com propriedades sagradas os chás, xaropes e cápsulas auxiliam no equilíbrio do corpo, da mente, do espírito e dos doshas.

Diversas técnicas de massagem também são utilizadas pois elas são responsáveis por aumentar a circulação do sangue e dos fluidos, eliminar as toxinas e na nutrição da pele por conta do uso dos óleos.

Purificação ayurvédica

O ato de eliminar as toxinas que acumulamos ao longo dos dias é parte fundamental da medicina ayurveda. Equilibrar os doshas é uma das principais formas de manter o estado de saúde, além da limpeza do intestino, por exemplo, e das vias respiratórias.

Na filosofia ayurveda tudo aquilo que não foi digerido corretamente pelo corpo, mas também pelas emoções e alma, devem ser consideradas toxinas que devem ser equilibradas e eliminadas do corpo físico e etéreo.

A Ioga na ayurveda

A prática da Ioga, além de fazer bem para o corpo humano, é uma das principais filosofias indianas que, em conjunto com meditações, respiração e posturas, são partes fundamentais para se manter uma rotina saudável.

Como posso descobrir o meu dosha na medicina ayurveda?

Vata (espaço e ar)

As pessoas compostas por esses dosha são magras, com poucas musculaturas, altas e sentem muito frio. São ágeis, entusiasmadas, indecisas e muito comunicativas. Pode-se fazer a associação ao elemento ar que traz os atributos da inteligência, leveza e inspiração.

Pontos a se observar: indecisão, entusiasmo demais e ações de menos.

Pitta (fogo e água)

Indivíduos com essa predominância são de estatura mediana, possuem metabolismo acelerado, sentem bastante sede e tendem ser ativos, bravos e críticos. Como os elementos que compõem o dosha são o fogo e a água, pode-se dizer que é o elemento da água quente, que traz vigor, coragem, dinamismo e também amor incondicional e purificação.

Pontos a observar: irritação constante, desequilíbrio sexual e muitas atividades.

Kapha (terra e água)

Pessoas fortes e largas, com tendência a ganhar peso e que são estáveis, lentas, preguiçosas e pacientes. A terra e a água trazem o equilíbrio, a purificação, a estabilidade e pode levar à estagnação também.

Pontos a observar: preguiça, estagnação, lentidão extrema e falta de atitude para as coisas da vida.

Rate this post

Estamos Online