Início Dicas de Bem-Estar Quais os benefícios do chá de Erva Doce para nossa saúde?

Quais os benefícios do chá de Erva Doce para nossa saúde?

0
1999
Benefícios do chá de Erva Doce

Aquela planta fofinha, super cheirosa e que quando está com flores atrai todo tipo de abelha é uma super aliada da saúde. Por isso, vamos conhecer neste texto os benefícios do chá de erva doce!

Se você não conhece essa plantinha incrível, certamente conhece as sementinhas muito aromáticas que, geralmente, aparecem nos bolos de fubá. Essa mesma sementinha também é muito usada pelas famílias que estão com bebê novinho, afinal, esse chá opera milagres nas crianças.

De aroma marcante e sabor levemente adocicado, a erva doce pode ser consumida desde o bulbo até as sementes. Por isso, combina tanto com pratos doces e salgados. Harmoniza com carnes brancas, batatas, pães, massas, bolos e mais um monte de coisas.

Porém, hoje iremos tratar especificamente dos benefícios do chá de erva doce, que acalmam o corpo e o coração. Continue nos acompanhando para saber mais.

Benefícios do chá: erva doce para alma e para o coração

Índice do Conteúdo

Bateu aquela tristeza? Está se sentindo sozinha e desamparada? Está inquieta e sem foco? Aposte no chá de erva doce para acalmar seu coração. Mas já adiantamos, o bom mesmo é chá sem açúcar. Mas se você não gosta, tente substituir o açúcar refinado por mel.

A explicação para isso é bem simples: memória olfativa e gustativa. Afinal, poucos são os bebês e crianças que não passaram pelo carinho e conforto de um chazinho para curar uma cólica ou matar a sede, não é mesmo?

Crianças pequenas que choram muito pela ausência dos pais são acalmadas com chá de erva doce. Pois, essa é uma das plantinhas mais seguras para dar para um pequeno.

Por isso, quando se sentir meio para baixo, precisando de um carinho na alma, faça o seguinte chá:

  • 300 ml de água fervente;
  • 1 colher de chá de sementes de erva doce;
  • 1 colher de chá de Camomila.

Coloque a erva doce e a Camomila na xícara com a água fervente e deixe abafado por cinco minutos. Em seguida, coe e beba ele quente ou morno. É como um abraço na alma e você se sentirá renovada!

Benefícios do chá de erva doce para nossa saúde

Se engana quem acredita que serve só para acabar com a cólica da criançada. Os benefícios do chá são muitos e incríveis. Veja o vídeo abaixo, da Bela Gil.

Muitos nutrientes importantes para o corpo

Por mais que a gente use um pouquinho de erva doce nos chás e receitas, essa quantia carrega consigo vários nutrientes, como o ferro.

Ela também possui uma pequena quantidade de manganês , um mineral que atua como antioxidante e que também é fundamental para o metabolismo e o desenvolvimento.

Apenas uma colher de sopa (cerca de 7 gramas) de semente de erva doce tem aproximadamente:

  • Calorias: 23;
  • Proteína: 1g;
  • Gordura: 1g;
  • Carboidratos: 3g;
  • Fibra: 1g;
  • Ferro: 13% do que é recomendado de ingestão diária;
  • Manganês: 7% do que é recomendado de ingestão diária;
  • Cálcio: 4% do que é recomendado de ingestão diária;
  • Magnésio: 3% do que é recomendado de ingestão diária;
  • Fósforo: 3% do que é recomendado de ingestão diária;
  • Potássio: 3% do que é recomendado de ingestão diária;
  • Cobre: 3% do que é recomendado de ingestão diária.

Antidepressivo natural

Essa você não sabia, não é mesmo? Pesquisas realizadas recentemente mostram que a semente de erva doce pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão. Muito mais que isso, ela tende a ser tão eficaz quanto alguns tipos de antidepressivos!

O ideal é tomar ao menos três xícaras de chá de erva doce por dia. Além do mais, você pode utilizar cápsulas de erva doce em pó ou em óleo, também 3 vezes ao dia.

Separamos um vídeo para você com os benefícios do chá de erva doce com casca de laranja e hortelã. Além de delicioso, ele vai ajudar a dormir e auxiliar no processo de recuperação da depressão.

Calorão da menopausa? Erva doce ajuda a diminuir!

Sim, mulheres do meu Brasil! A erva doce ajuda a reduzir os sintomas incômodos da menopausa, proporcionando melhor qualidade de vida.

Segundo estudos recentes, algumas propriedades presentes na erva doce simulam o estrogênio, que fica em baixa quando se entra em período de menopausa. Por isso, um chá de erva doce pode salvar o seu dia.

Os estudos ainda são recentes, mas já demonstraram que 75% das mulheres que tomaram 330mg de erva doce em pó três vezes ao dia tiveram as ondas de calor mais amenas e com menos frequência.

Se quiser complementar esse tratamento natural, você pode ingerir outros alimentos benéficos para seu corpo. Veja o vídeo abaixo.

Redução da inflamação em doenças crônicas

Um dos benefícios do chá de erva doce é reduzir a inflamação de doenças como diabetes, reumatismos, alguns tipos de câncer e cardiopatias. Além de reduzir o nível de inflamação, também reduz o inchaço e as dores.

Os estudos ainda são recentes, mas o uso do chá ao longo do dia ou das cápsulas do óleo da semente de erva doce mostrou resultados positivos.

Quem não pode usar a erva doce como tratamento natural?

Infelizmente, nem todo mundo pode desfrutar dos benefícios do chá de erva doce. Geralmente, as pessoas que devem evitar seu uso são as que apresentam alergias a aipo, salsa e endro, que são plantas da mesma família.

Além disso, mulheres com histórico de câncer de mama e endometriose, por seus efeitos similares ao estrogênio.

Em caso de dúvida, não pense duas vezes e procure orientação médica! Veja se pode consumir o chá ou as cápsulas de óleo ou erva doce em pó.

Enquanto isso, você pode fazer simpatias com erva doce para unir casal, ter um sono tranquilo, atrair dinheiro e acalmar crianças agitadas. Agora, se você prefere fazer um banho de erva doce para atrair prosperidade, paz e alegria, não tem problema.

O que vale é você ter mais qualidade de vida, com o coração cheio de alegria e paz. Caso precise de alguma orientação, lembre-se que nossos esotéricos estão sempre aqui para receber você de braços abertos!

Um grande beijo e até a próxima! ✨🤗

5/5 - (1 vote)

Estamos Online