Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Macumba existe – Leia este artigo que a gente te explica!

Macumba existe – Leia este artigo que a gente te explica!

oferenda

Claro que macumba existe! Assim como também você encontra macumba online. O nome por si só parece pesado para quem não conhece pois temos muito de um cultural mal explicado enraizado em nós, o que gera desconforto em muitos simplesmente pelo fato de não saberem o significado desse ritual.

Caso você tenha curiosidade sobre a cultura afro, leia mais em nosso blog sobre o que um Pai de Santo faz!

Continue a leitura e saiba aqui tudo sobre macumba, confira:

O que é macumba?

Índice do Conteúdo

A palavra macumba possui diversos significados e interpretações, alguns concretos sobre sua essência, outros pejorativos com uma carga de preconceito elevada, fruto de religiões que condenam a prática e por isso distorceram a imagem real desse ritual.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Veja abaixo os significados de macumba:

 Macumba Árvore

Macumba é uma árvore Sagrada na cultura africana, onde os macumbeiros (pessoas praticantes da religião) se encontravam para rezar e realizar os rituais em nome de seu Orixá de devoção.

 

 Macumba Instrumento

Macumba é um instrumento musical utilizado durante as cerimônias religiosas de origem afro. Os primeiros instrumentos eram feitos da árvore Sagrada – que recebe o mesmo nome – para que assim pudessem se conectar com mais eficiências aos Orixás, e foi deste instrumento que se originaram outros como o atabaque, também usados nos rituais. Macumbeiro é também considerado quem toca esse instrumento.

 

Despacho de macumba

Esse nome passou a ser utilizado para nomear as oferendas feitas aos Orixás, e por muitos é considerada como magia negra. A macumba ou oferenda, nada mais é do que um “presente” a uma energia Divina para que ela auxilie no direcionamento de uma causa. Assim como qualquer outra religião ou cultura pode usar de seus dons para realizar ações contra terceiros, a magia da macumba também pode ser usada para o mesmo, porém nenhum centro de Umbanda ou Candomblé de respeito terá bons olhos, ou aceitarão esse serviço.

Se você passa por um momento complicado em sua vida, que parece muito difícil de superar, não tenha receio e procure orientações valiosas dessas energias do bem, a Cabala dos Odús, é um oráculo divinatório que tem o poder de abrir caminhos e mostrar o melhor que a vida tem a oferecer, clique aqui e peça a sua.

A história da macumba no Brasil

Primeiramente para entender melhor como funciona um trabalho de macumba, é preciso conhecer o contexto histórico que inseriu esse termo em nosso país. O povo africano sofreu por 3 séculos de escravidão, e foi nesse período que eles foram forçosamente inseridos em nosso território trazidos por colonizadores da Europa.

A religião era a única forma de manter a identidade viva desse povo, e de acreditarem que algum dia a justiça surgiria para eles. Agora imagina o cenário: africano era visto como escória da sociedade, onde a religião dominante é cristã, por consequência tudo que “povos tão inferiores” cultuassem seria de desagrado dos que se julgavam superiores.

Além dessa visão, a força da religião africana, as danças, batidas e a energia foi sempre tão forte que assustava aqueles que desconheciam o motivo da prática. Em uma sociedade literalmente ignorante e desprovida de compaixão, colocar significados pejorativos no que os “inferiores” cultuavam era a coisa mais fácil de se fazer. E essa atitude se manteve enraizada na cultura e por isso até hoje muitos veem com maus olhos o que é realmente a macumba.

Macumba funciona e salva

Claro que macumba funciona, como tudo que é realizado com fé e muita vontade. Ela funcionou desde a época da escravidão, pois graças à macumba muitos escravos fugitivos conseguiam se alimentar enquanto fugiam da senzala.

Por terem medo das oferendas deixadas em encruzilhadas, muitos caçadores de escravos e a população de origem europeia no geral não mexiam na comida, que era na verdade uma oferenda de escravos – que conseguiram se estabelecer melhor quando fugiram – aos seus companheiros que estavam em fuga. A macumba tão mal vista era na verdade alimento para o corpo daqueles que estavam enfraquecidos na fuga, e que também nutria a alma de esperança por dias melhores.

A macumba de encruzilhada

Colocar a macumba na encruzilhada tem também um significado se tratando do ritual. Esse é o ponto de grande ação de energia de Exú, o Orixá da proteção. O cruzamento é na verdade o encontro de dois mundos – o material e o espiritual – e Exú, por ser um Orixá de esquerda, está mais próximo das causas humanas.

Mitos e verdades sobre a macumba

MITO: Qualquer pessoa sabe como fazer macumba

Explicação: a oferenda está ligada às preferências e principalmente a demonstração de respeito ao Orixá. Caso uma macumba seja realizada de forma errada, o Santo pode se ofender e as consequências serão negativas para a vida da pessoa. Por isso, somente pessoas da religião podem orientar sobre como realizar respeitosamente uma oferenda a um Orixá. É extremamente perigoso realizar algo que não se tem conhecimento!

 VERDADE: Existe macumba para o amor

Explicação: existe macumba para amor e para qualquer outro tipo de causa. Porém, é importante apontar alguns detalhes: nem toda amarração é macumba de Santo! Pode sim ser feita, saiba que terreiros de respeito seja na Umbanda ou no Candomblé, não farão esse tipo de serviço para ninguém, pelo simples fato de que há cobrança do lado Divino de quem realiza esse tipo de procedimento, tanto para quem fez quanto para quem pediu, por isso fique muito atento às falsas promessas e falsos religiosos que buscam somente venda.

MITO: Não há como desfazer macumba

Explicação: macumbas podem ser desfeitas, porém há vários fatores: quem é o alvo da macumba tem uma maior facilidade em conseguir desfazê-la, é só procurar por quem entende da religião, pois ele saberá informar as melhores maneiras de proceder. Porém quem fez a macumba tem uma dívida eterna com a entidade com quem fez o trato e nesse caso, as chances são quase nulas de se desfazer.

VERDADE: Existe macumba para separar casal

Explicação: é o mesmo caso da amarração, pode ser feito, porém é por pessoas duvidosas e é bom que saiba que as consequências negativas são gigantescas para a vida de quem realiza, e para quem a pediu.

E afinal, para que serve a macumba?

Macumba nada mais é do que demonstração de respeito e fé de quem segue a religião afro, é uma atitude de amor e devoção ao Orixá, é agradecimento pela vida, é fonte de proteção e sabedoria por quem busca o bem e a paz espiritual.

Então, é hora de deixar o preconceito de lado e abrir a mente para a diversidade cultural, respeitar as tradições e as energias divinas, elas falam conosco o tempo todo e a sua missão é somente guiar pelo caminho que leva à felicidade.

Ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre a assertividade dos Orixás? Faça uma consulta de jogo de Búzios e veja o que realmente tem valor em sua vida, clique aqui. Muita força e axé!

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

3.9/5 - (29 votes)

Estamos Online