Início Espiritualidade Cristianismo São Jorge e Ogum – entenda esse sincretismo religioso!

São Jorge e Ogum – entenda esse sincretismo religioso!

São Jorge e Ogum

Antes de falarmos sobre o Sincretismo São Jorge e Ogum, vamos primeiro entender o significado da palavra “sincretismo”, assim conseguiremos compreender com profundidade qual é a relação entre São Jorge e Ogum.

Segundo o dicionário, a definição para a palavra “sincretismo” é:

” Junção ou mistura de cultos ou de doutrinas religiosas distintas, atribuindo um novo sentido aos seus elementos: sincretismo religioso.”

Ou ainda:

“Fusão de filosofias, de ideologias, de sistemas sociais ou de elementos culturais diverso: sincretismo social.”

Com uma Atenção Especial ao Seu Momento, a Consultora Luciana te Guiará aos Melhores Caminhos de Sua Vida

Assim, entendemos que é um conjunto de crenças que se misturam e que tem como finalidade uma prática devocional ou ainda é a fusão, a união, a junção de diferentes cultos ou doutrinas religiosas que trás uma reinterpretação de seus elementos  sejam culturais, religiosos e ideológicos.

Agora, vamos entender mais sobre essa relação!

Origem do sincretismo São Jorge e Ogum

Índice do Conteúdo

Ogum é um orixá guerreiro, filho de Oduduá, que ao ficar cego deixa a ele a responsabilidade de governar a cidade de  Ifé, onde travou muitas batalhas. É orixá de vestes azul e brancas ou vermelho e brancas, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia.

Já, São Jorge nasceu em 275, na Capadócia, por isso é conhecido como Jorge da Capadócia ou Jorge de Lida. Foi um soldado romano um alto comandante do exército romano, venceu lutas, renunciou sua vida a Jesus Cristo e até mesmo venceu um dragão em uma batalha. Sendo aqui no Brasil um dos santos de maior devoção.

Percebe-se assim, que a associação entre os dois é fácil, afinal são guerreiros e visam a justiça. São Jorge foi associado a Ogum por ter um perfil de guerreiro e combatente, seu dia de comemoração é o dia 23 de Abril.

Mas quando esse sincretismo aconteceu?

O sincretismo surge na época da colonização, com a chegada dos primeiros escravos africanos que trouxeram suas crenças, divindades e religiões. Porém com os vetos e proibições impostas a eles, arrumaram uma maneira de poder cultuar estas divindades fazendo associações com santos presentes na religião permitida, e não sofrerem punições de seus senhores.

Isto é, os escravos cultuavam São Jorge para não serem punidos, mas na verdade, pensando e cultuando Ogum.

Devoção – sincretismo São Jorge e Ogum

Os filhos de Ogum, costumam pedir força e proteção. As ervas mais ligadas a Ogum são: a abre caminho, arruda, folha de seringueira e espada de ogum (ou de São Jorge).

São Jorge santo padroeiro, um dos mais venerados na Igreja católica, representado em sua imagem sentado em um cavalo, vestindo uma armadura e com uma lança remetendo ao combate.

Os dois são combatentes, guerreiros, buscam sempre o justo, senhores das batalhas, impetuosos com a justiça e ambos sempre prontos a buscar a vitória pela fé e agir com justiça para abrirem os caminhos.

Importante!

Apesar de observamos as semelhanças entre ambos, esta associação ou sincretismo não é aceito por todas as religiões, por questões de doutrina e cultos praticados.

Se buscarmos a definição de Santo e de Orixá, podemos de certa forma trazer uma justificativa para esta não aceitação, ou seja a forma que cada um entende e percebe dentro de sua religião cada um deles.

  • Santo: segundo uma visão cristã, propriamente da doutrina católia: são as pessoas que desempenharam uma obra admirável, cuja vida serve de testemunho aos demais católicos ou que morreram pela fé em Jesus Cristo.
  • Orixás: são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs.

Mas de certa forma todos concordam e enxergam que ambos são justiceiros e guerreiros. São invocados para a proteção contra inimigos, para a abertura de caminhos e principalmente quando há a necessidade de justiça.

Se sua dúvida é: “São Jorge e Ogum são a mesma divindade?” isso vai depender muito de sua crença e ponto de vista em relação ao que é o sincretismo!

Lembrando que os sincretismos, são mais comuns do que você pode imaginar, entenda alguns exemplos destas associações: Oxóssi, como São Sebastião. Iansã e Santa Bárbara. Oxalá, como Jesus Cristo, e por fim: Ogum como São Jorge, entre diversas outras.

Artigos que você deveria ler:


 

Conheça um pouco mais sobre a consultora Luciana

A Luciana é uma consultora muito atenciosa. Ela tem amor pelo que faz e isso é muito claro nos seus atendimentos, onde o foco de orientar os consulentes às melhores decisões está sempre evidente. Em uma conversa com esta consultora você verá que ao se descobrir os princípios, causas e efeitos de cada acontecimento se torna mais fácil em decidir os próximos passos futuros. Você procura por esclarecimentos em sua vida? Então clique aqui e fale com a Luciana!

Confira Aqui os Produtos e Atendimentos Especializados da Consultora Luciana

Rate this post

Estamos Online