Início Dicas de Bem-Estar Autoconhecimento O autoconhecimento deve ser sua maior aposta em 2023!

O autoconhecimento deve ser sua maior aposta em 2023!

0
5886
Autoconhecimento

Primordialmente, não só em 2023, mas o autoconhecimento é para a vida toda e o tempo inteiro. No entanto, não é uma habilidade que se consegue do dia para noite. Nesse sentido, o autoconhecimento é o resultado de exercícios constantes e muita observação.

De acordo com o campo da psicologia, autoconhecimento é informação real e genuína que alguém possui sobre si mesmo. Além disso, inclui informações sobre:

  • Estado emocional;
  • Traços de personalidade;
  • Relacionamentos;
  • Padrões de comportamento;
  • Opiniões;
  • Crenças;
  • Valores;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Preferências;
  • Identidade social.

Como desenvolver seu autoconhecimento em 2023?

Índice do Conteúdo

Talvez essa seja a questão principal relacionada ao autoconhecimento: como desenvolvê-lo em 2023? Adiantamos que a base de tudo é a paciência e auto-observação.

Comece com questionamentos simples:

  • O que me incomoda?
  • O que me motiva?
  • Quais são meus limites?
  • Eu me respeito?

Se conhecer é se questionar

Quantas vezes você já se perguntou sobre quais limites internos você está ultrapassando para agradar os outros? Ou se o que anda fazendo é em benefício próprio? A base do autoconhecimento, além da paciência, é o constante ato de questionar-se.

Outro tópico importante é fazer o outro conhecer você. E isso só é possível quando se aprende a dizer não. É uma tarefa difícil, nós sabemos, mas é necessário. Fazendo assim, você conseguirá mostrar o seu limite ao outro e reafirmar para si mesma a sua verdadeira identidade!

Não tema retaliação

Ficar sozinha ou deixar de ser amada. Alguém que está ao seu lado apenas esperando “sim” o tempo todo, não te ama e não se importa de verdade com você. Valorize-se e diga não quando a situação não te agradar.

Faça uma consulta com o Baralho Cigano e transforme a sua vida com o autoconhecimento!

Ter novas experiências também faz parte do autoconhecimento

Mesmo que ela venha de um “não” respondido ao outro. Dessa forma, você sai da sua área de conforto e olha para novos horizontes. Expanda sua mente, seu coração e suas experiências!

A mudança dá medo, claro. Mas como vai iniciar o processo de autoconhecimento se quer continuar frequentando os mesmos lugares, lendo os mesmos livros e falando com as mesmas pessoas? Mude hábitos, aparência e opinião, seja você mesma!

Aliás, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, é preciso um tempo só seu. Nessa hora você vai refletir sobre as mudanças, experiências, coisas que gosta e o que te desagrada. Vale até fazer uma meditação e um exercício de relaxamento. Só não vale deixar para pensar depois em tanta coisa.

Mergulhe em você para conhecer o resto do iceberg

Infográfico do autoconhecimento

Tudo que fazemos no dia a dia e como reagimos ao que está à nossa volta é só a ponta do iceberg.

Nós somos formados pelos resultados de várias experiências que tivemos ao longo da vida. E também somos resultado do querer dos outros. Por exemplo, falar sempre baixo pois a mãe acredita que mulheres devem ser sempre delicadas.

O mistério está em saber que experiências são essas e por que nos influenciam até hoje. É nessa hora que a prática do autoconhecimento ganha força. Dessa forma conseguimos entender o porquê de reagirmos de uma forma específica aos estímulos do mundo.

Está complicado? Vamos dar uma força. Imagine que você trabalha em uma empresa e seu colega puxa seu tapete, roubando sua ideia e apresentando ao chefe como se fosse dele. 

Sua reação ao descobrir foi correr e chorar, pois está se sentindo traída e injustiçada. Mas por que será que você reagiu dessa forma ao invés de ir conversar com o chefe e com o colega?

Buscando nas origens, você lembra de uma situação similar. No passado, quando criança,  seu irmão costumava botar a culpa em você de coisas que ele fazia e você é quem ficava de castigo no lugar dele.

Por meio do autoconhecimento, provavelmente a reação pela puxada de tapete no trabalho fosse outra. Como já se conhece, sabe que são situações diferentes e que, agora, tem voz para se defender.

Mergulhar no autoconhecimento é saber que suas reações são apenas a ponta do iceberg. O que tem por baixo do seu passado é o que conduz seu presente. Dessa forma, você consegue colocar a mão no volante e conduzir sua vida novamente.

Exercícios para a mente, o corpo e a alma

Tentar fazer todo processo de autoconhecimento sozinha é possível. No entanto, o ideal é ter um apoio externo para orientar de forma assertiva, como por exemplo:

  • Psicoterapeuta;
  • Coaching (os de verdade, com formação séria!);
  • Esotéricos do iQuilibrio especializados em autoconhecimento;
  • Meditação guiada por profissionais da área;
  • Fazendo o Curso Vida Livre, que tem foco em constelação familiar. Ele faz entender que somos resultado de sonhos e expectativas de nossas famílias, mas que isso não pode dominar a nossa vida;
  • Yoga e meditação.

Notou que todos os itens citados trabalham a introspecção e a reflexão. São momentos íntimos que virão quando você se dispor a se abrir para uma vida plena e cheia de bons momentos!

A combinação de meditação com yoga traz muitos benefícios, não só para o corpo, mas para o processo de autoconhecimento. Dá até para fazer uma analogia entre equilíbrio físico para realizar as posturas, e o equilíbrio mental para manter-se concentrada.

Veja o vídeo abaixo sobre os benefícios da yoga no seu processo de autoconhecimento e aumento da consciência corporal.

O autoconhecimento é um aprendizado constante

Não pense que essa habilidade vai ser conquistada uma vez e acabou por aí. O autoconhecimento é alimentado pelo aprendizado constante e pela observação contínua.

Dessa forma, vamos dar mais duas super dicas que irão ajudar muito:

  • Exercite mais a gratidão;

  • Ame e se permita amar. O amor cura tudo e ajuda no autoconhecimento.

Espero que tenha gostado e tenha aprendido a praticar o autoconhecimento. Se gostou dessa matéria, provavelmente vai curtir essas aqui:

Grande beijo e até a próxima! ✨

Experimente receber ajuda do Tarot para desenvolver o autoconhecimento, Clique aqui e transforme sua vida!

4/5 - (1 vote)

Estamos Online