Salmo 90 da Bíblia Sagrada

0
14032

O Salmo 90 é uma lamentação por termos uma vida curta, mas ao mesmo tempo é de confiança na proteção de Deus e um pedido profundo de que Ele sempre renove sua confiança e dedicação ao seu povo.

Considerado um dos cinco Salmos Orações (sendo eles também o 72:20, 86, 102, e 146) o Salmo 90 é de autoria de Moisés. Ele é um pedido de realização de objetivos, por isso é muito bom que antes de fazer essa Oração se pense muito bem no que quer alcançar, não peça ao Senhor algo que não é justo ou que você sabe que não deverá ser realizado. Seja sensato e entregue de coração seu pedido nas mãos dEle.

Os Salmos e Orações Podem te Ajudar a Vencer Desafios. Saiba Como Elevar sua Fé com Auxílio de Especialistas AQUI!

O Salmo 60 se separa em 4 períodos: 1° exalta a segurança de uma vida quando se está próximo ao Senhor (v.1-2), 2° lamentação devido ao curto tempo de vida (v. 3-6), 3° lamentação do juízo de Deus para com Seu povo (v. 7-12), 4° oração para restauração do povo (v. 13-17).

Salmo 90 da Bíblia

1. SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
2. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
3. Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
4. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
5. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
6. De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
7. Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.
8. Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
9. Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
10. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
11. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
12. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
13. Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.
14. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.
15. Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
16. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.
17. E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Análise do Salmo

Os versículos 1 e 2 exaltam a vida segura com a proteção Divina, porque Deus é o Criador de tudo e tudo a Ele pertence.

Nos versículos do 3 ao 6 Moisés demonstra seu respeito ao Senhor, pois Ele que controla as nossas vidas e decide quando ela se extinguirá, ao mesmo tempo ele dá um tom de tristeza ao achar a vida muito curta, mas entende que tudo está nas mãos de Deus.

Do 7 ao 12, Moisés clama pela misericórdia Divina, pois com a nossa breve vida aprendemos a andar pelos caminhos certos graças aos ensinamentos do Senhor, pois se não fosse a Sua presença e amor por teus filhos, passaríamos por uma vida perdidos. “12. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” É um pedido de que Deus nos ajude a dar valor a nossas vidas para que possamos carregar conosco a sabedoria necessária para termos a melhor passagem por esse mundo, sem sofrimentos.

Nos versículo de 13 e 14, Moisés solicita que Deus renove sempre Seu amor por nós, e as esperanças em nossos corações para que possamos viver seguros e em paz. No 15, é a demonstração de que aprendemos como é doloroso viver sem Deus, mas que esses dias passaram e que agora são nada mais do que aprendizados pois a felicidade foi alcançada ao nos voltarmos ao caminho do Senhor.

No 16 e 17 Moisés pede inspiração para realizar uma grande obra em nome do Pai, de forma que ela seja duradoura e que as próximas gerações possam continuar no caminho certo com essa mensagem de fé e sabedoria.

O Salmo 90 é uma demonstração de nossos medos e fraquezas, mas que sabemos dar valor a tudo que Deus nos ensina e estamos cientes de que andar por Seu caminho nos traz somente o melhor para nossas vidas.

Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI

Artigo anteriorSimpatias com Mel Para o Amor
Próximo artigoDescubra fortes banhos para Abrir Caminhos
Sou uma publicitária apaixonada pela vida, onde atuo na área há mais de 10 anos como especialista em redação publicitária. Acredito na importância dos pequenos momentos e é por isso que me jogo nas paixões por tudo que vivo e faço. Taurina de apetite e curiosidade incontroláveis, amor insaciável por pessoas e causas importantes, encontrei na espiritualidade uma maneira de equilibrar minhas energias e direcionar melhor minhas ações e pensamentos.