Início Espiritualidade Orações e Salmos Salmo 90 da Bíblia Sagrada

Salmo 90 da Bíblia Sagrada

O Salmo 90 é uma lamentação por termos uma vida curta, mas ao mesmo tempo é de confiança na proteção de Deus e um pedido profundo de que Ele sempre renove sua confiança e dedicação ao seu povo.

Considerado um dos cinco Salmos Orações (sendo eles também o 72:20, 86, 102, e 146) o Salmo 90 é de autoria de Moisés. Ele é um pedido de realização de objetivos, por isso é muito bom que antes de fazer essa Oração se pense muito bem no que quer alcançar, não peça ao Senhor algo que não é justo ou que você sabe que não deverá ser realizado. Seja sensato e entregue de coração seu pedido nas mãos dEle.

Os Salmos e Orações Podem te Ajudar a Vencer Desafios. Saiba Como Elevar sua Fé com Auxílio de Especialistas AQUI!

O Salmo 60 se separa em 4 períodos: 1° exalta a segurança de uma vida quando se está próximo ao Senhor (v.1-2), 2° lamentação devido ao curto tempo de vida (v. 3-6), 3° lamentação do juízo de Deus para com Seu povo (v. 7-12), 4° oração para restauração do povo (v. 13-17).

Salmo 90 da Bíblia

1. SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
2. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
3. Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
4. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
5. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
6. De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
7. Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.
8. Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
9. Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
10. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
11. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
12. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
13. Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.
14. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.
15. Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
16. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.
17. E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Análise do Salmo

Os versículos 1 e 2 exaltam a vida segura com a proteção Divina, porque Deus é o Criador de tudo e tudo a Ele pertence.

Nos versículos do 3 ao 6 Moisés demonstra seu respeito ao Senhor, pois Ele que controla as nossas vidas e decide quando ela se extinguirá, ao mesmo tempo ele dá um tom de tristeza ao achar a vida muito curta, mas entende que tudo está nas mãos de Deus.

Do 7 ao 12, Moisés clama pela misericórdia Divina, pois com a nossa breve vida aprendemos a andar pelos caminhos certos graças aos ensinamentos do Senhor, pois se não fosse a Sua presença e amor por teus filhos, passaríamos por uma vida perdidos. “12. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” É um pedido de que Deus nos ajude a dar valor a nossas vidas para que possamos carregar conosco a sabedoria necessária para termos a melhor passagem por esse mundo, sem sofrimentos.

Nos versículo de 13 e 14, Moisés solicita que Deus renove sempre Seu amor por nós, e as esperanças em nossos corações para que possamos viver seguros e em paz. No 15, é a demonstração de que aprendemos como é doloroso viver sem Deus, mas que esses dias passaram e que agora são nada mais do que aprendizados pois a felicidade foi alcançada ao nos voltarmos ao caminho do Senhor.

No 16 e 17 Moisés pede inspiração para realizar uma grande obra em nome do Pai, de forma que ela seja duradoura e que as próximas gerações possam continuar no caminho certo com essa mensagem de fé e sabedoria.

O Salmo 90 é uma demonstração de nossos medos e fraquezas, mas que sabemos dar valor a tudo que Deus nos ensina e estamos cientes de que andar por Seu caminho nos traz somente o melhor para nossas vidas.

Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI

4.9/5 - (109 votes)

Estamos Online